Organização de demanda espontânea e programada e acolhimento na Estratégia de Saúde da Família: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9EHK8H |
Resumo: | Trata-se de um relato de experiência de gestão da Clinica da Família Lenice Maria Monteiro Coelho, localizada no Município do Rio de Janeiro, que teve como desafio a organização do acesso das demandas espontânea e programada, por meio da reorganização do processo de trabalho, utilizando como principal ferramenta de planejamento o acolhimento. A experiência relatada foi vivenciada no período de junho de 2010 a junho de 2011. A partir da realidade vivenciada, foram descritas três fases do processo de organização do acolhimento, visando à melhoria e à efetividade do acesso da população adscrita, assim como ofertar aos profissionais instrumentos organizacionais para trabalhar com uma crescente demanda espontânea, mantendo as características da estratégia de Saúde da Família no que se refere à promoção da saúde e prevenção de agravos e à garantia da concretização do Sistema Único de Saúde. |
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Geralda Fortina dos SantosThais Lacerda e SilvaValeria Barros de Andrade2019-08-10T02:11:36Z2019-08-10T02:11:36Z2012-04-25http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9EHK8HTrata-se de um relato de experiência de gestão da Clinica da Família Lenice Maria Monteiro Coelho, localizada no Município do Rio de Janeiro, que teve como desafio a organização do acesso das demandas espontânea e programada, por meio da reorganização do processo de trabalho, utilizando como principal ferramenta de planejamento o acolhimento. A experiência relatada foi vivenciada no período de junho de 2010 a junho de 2011. A partir da realidade vivenciada, foram descritas três fases do processo de organização do acolhimento, visando à melhoria e à efetividade do acesso da população adscrita, assim como ofertar aos profissionais instrumentos organizacionais para trabalhar com uma crescente demanda espontânea, mantendo as características da estratégia de Saúde da Família no que se refere à promoção da saúde e prevenção de agravos e à garantia da concretização do Sistema Único de Saúde.It is an account management experience of the Family Clinic Lenice Maria Monteiro Coelho, located in the city of Rio de Janeiro, which was to challenge the organization's access demands spontaneous and programmed by reorganizing the work process, using as main tool for planning the reception. The experiment reported was experienced in the period June 2010 to June 2011. As of reality, have been described three stages of the host organization aimed at improving access and effectiveness of the enrolled population, as well as offering organizational tools for professionals to work with a growing spontaneous demand, maintaining the characteristics of the strategy Family Health with regard to health promotion and disease prevention and ensuring the implementation of SUS.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstratégia saúde da famíliaSistema Único de SaúdeAcolhimentoEstratégia de Saúde da FamíliaOrganização de demanda espontânea e programada e acolhimento na Estratégia de Saúde da Família: um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_revis..versao_final_aprovada.pdfapplication/pdf430515https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9EHK8H/1/tcc_revis..versao_final_aprovada.pdfdb23bec83750f78347f8cd5768e425adMD51TEXTtcc_revis..versao_final_aprovada.pdf.txttcc_revis..versao_final_aprovada.pdf.txtExtracted texttext/plain53470https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9EHK8H/2/tcc_revis..versao_final_aprovada.pdf.txt00c364b3f39000e497a671014621ae8eMD521843/BUOS-9EHK8H2019-11-14 07:50:59.443oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9EHK8HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:50:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Trata-se de um relato de experiência de gestão da Clinica da Família Lenice Maria Monteiro Coelho, localizada no Município do Rio de Janeiro, que teve como desafio a organização do acesso das demandas espontânea e programada, por meio da reorganização do processo de trabalho, utilizando como principal ferramenta de planejamento o acolhimento. A experiência relatada foi vivenciada no período de junho de 2010 a junho de 2011. A partir da realidade vivenciada, foram descritas três fases do processo de organização do acolhimento, visando à melhoria e à efetividade do acesso da população adscrita, assim como ofertar aos profissionais instrumentos organizacionais para trabalhar com uma crescente demanda espontânea, mantendo as características da estratégia de Saúde da Família no que se refere à promoção da saúde e prevenção de agravos e à garantia da concretização do Sistema Único de Saúde. |
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