Aplicação de redes bayesianas para análise de programas sócio torcedor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/59411 |
Resumo: | O marketing esportivo trata da comercialização da imagem através do esporte e representa uma opção eficiente de aproximação com o público. Nesse contexto, o Programa Sócio Torcedor (PST) tem um potencial significat ivo para o Brasil. O artigo objetiva identificar a estrutura de valor percebido por distintas características sociodemográficas em um conjunto de atributos oferecidos pelos PSTs e propor um modelo elaborado com Rede Bayesiana (RB) que identifique o plano ideal para públicos distintos. Os dados foram coletados através de um survey online com população composta por torcedores dos times selecionados. Foram analisados com Análise Conjunta (AC) e RB. Verificou-se que o desconto nos ingressos e os preços são os atributos de maior valor para os torcedores. O trabalho contribuiu com a proposta de um instrumento capaz de descrever a percepção de valor nos PSTs e o modelo p roposto com a RB mostrou-se uma ferramenta adequada para complementar a AC. |
id |
UFMG_900d43ce7e014c5bb166ca8e1b6c33b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/59411 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-10-11T20:09:56Z2023-10-11T20:09:56Z2019132496610.12712/rpca.v13i2.2752619822596http://hdl.handle.net/1843/59411O marketing esportivo trata da comercialização da imagem através do esporte e representa uma opção eficiente de aproximação com o público. Nesse contexto, o Programa Sócio Torcedor (PST) tem um potencial significat ivo para o Brasil. O artigo objetiva identificar a estrutura de valor percebido por distintas características sociodemográficas em um conjunto de atributos oferecidos pelos PSTs e propor um modelo elaborado com Rede Bayesiana (RB) que identifique o plano ideal para públicos distintos. Os dados foram coletados através de um survey online com população composta por torcedores dos times selecionados. Foram analisados com Análise Conjunta (AC) e RB. Verificou-se que o desconto nos ingressos e os preços são os atributos de maior valor para os torcedores. O trabalho contribuiu com a proposta de um instrumento capaz de descrever a percepção de valor nos PSTs e o modelo p roposto com a RB mostrou-se uma ferramenta adequada para complementar a AC.Sports marketing deals with image commercialization through the sport and represents an efficient option of approaching with the public. In this context, the Socio Fans Program (SFP) has a significant potential for Brazil. The article aims to identify the structure of value perceived by different sociodemographic characteristics in a set of attributes offered by the PSTs and proposes a model elaborated with the Bayesian network (BN) that identifies the ideal plan for different publics. The data was collected through an online survey with the population was made up of fans from the selected teams. Were analyzed with Conjoint Analysis (CA) and BN. It was verified that the discount on tickets and the price of the SPFs are the attributes of greater value to the fans. The paper contributed as a proposal of an instrument capable of de scribing the perception of value in the SPFs and the model with the BN showed to be an adequate tool to complement the CA.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASRevista Pensamento Contemporâneo em AdministraçãoMarketing esportivoValor (Economia)Redes bayesianasProgramas de fidelidadeMarketing esportivoValor percebidoAplicação de redes bayesianas para análise de programas sócio torcedorApplication of the bayesian networks for analysis of fans membership programsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://periodicos.uff.br/pca/article/view/27526Pâmela de Souza DiasPlínio Rafael Reis MonteiroEvandro Marcos Saidel Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59411/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALAPLICAÇÃO DE REDES BAYESIANAS PARA ANÁLISE DE PROGRAMAS SÓCIO.pdfAPLICAÇÃO DE REDES BAYESIANAS PARA ANÁLISE DE PROGRAMAS SÓCIO.pdfapplication/pdf556836https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59411/2/APLICA%c3%87%c3%83O%20DE%20REDES%20BAYESIANAS%20PARA%20AN%c3%81LISE%20DE%20PROGRAMAS%20S%c3%93CIO.pdf520e3d7a95595fa1cee8eb8021b2f476MD521843/594112023-10-11 17:09:56.489oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-11T20:09:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicação de redes bayesianas para análise de programas sócio torcedor |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Application of the bayesian networks for analysis of fans membership programs |
title |
Aplicação de redes bayesianas para análise de programas sócio torcedor |
spellingShingle |
Aplicação de redes bayesianas para análise de programas sócio torcedor Pâmela de Souza Dias Redes bayesianas Programas de fidelidade Marketing esportivo Valor percebido Marketing esportivo Valor (Economia) |
title_short |
Aplicação de redes bayesianas para análise de programas sócio torcedor |
title_full |
Aplicação de redes bayesianas para análise de programas sócio torcedor |
title_fullStr |
Aplicação de redes bayesianas para análise de programas sócio torcedor |
title_full_unstemmed |
Aplicação de redes bayesianas para análise de programas sócio torcedor |
title_sort |
Aplicação de redes bayesianas para análise de programas sócio torcedor |
author |
Pâmela de Souza Dias |
author_facet |
Pâmela de Souza Dias Plínio Rafael Reis Monteiro Evandro Marcos Saidel Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Plínio Rafael Reis Monteiro Evandro Marcos Saidel Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pâmela de Souza Dias Plínio Rafael Reis Monteiro Evandro Marcos Saidel Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes bayesianas Programas de fidelidade Marketing esportivo Valor percebido |
topic |
Redes bayesianas Programas de fidelidade Marketing esportivo Valor percebido Marketing esportivo Valor (Economia) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing esportivo Valor (Economia) |
description |
O marketing esportivo trata da comercialização da imagem através do esporte e representa uma opção eficiente de aproximação com o público. Nesse contexto, o Programa Sócio Torcedor (PST) tem um potencial significat ivo para o Brasil. O artigo objetiva identificar a estrutura de valor percebido por distintas características sociodemográficas em um conjunto de atributos oferecidos pelos PSTs e propor um modelo elaborado com Rede Bayesiana (RB) que identifique o plano ideal para públicos distintos. Os dados foram coletados através de um survey online com população composta por torcedores dos times selecionados. Foram analisados com Análise Conjunta (AC) e RB. Verificou-se que o desconto nos ingressos e os preços são os atributos de maior valor para os torcedores. O trabalho contribuiu com a proposta de um instrumento capaz de descrever a percepção de valor nos PSTs e o modelo p roposto com a RB mostrou-se uma ferramenta adequada para complementar a AC. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-11T20:09:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-11T20:09:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/59411 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.12712/rpca.v13i2.27526 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
19822596 |
identifier_str_mv |
10.12712/rpca.v13i2.27526 19822596 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/59411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59411/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59411/2/APLICA%c3%87%c3%83O%20DE%20REDES%20BAYESIANAS%20PARA%20AN%c3%81LISE%20DE%20PROGRAMAS%20S%c3%93CIO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 520e3d7a95595fa1cee8eb8021b2f476 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589578758553600 |