Adolescência, ato e medida: o que a jovem tem a dizer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Saraiva Rocha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANKMED
Resumo: Esse estudo busca investigar a perspectiva da adolescente sobre o ato infracional e o seu cumprimento de medida socioeducativa de internação. Para tanto, procuramos analisar o efeito que a privação de liberdade pode causar na vida das adolescentes, a partir de relatos colhidos numa unidade socioeducativa de Belo Horizonte. Discutimos nesse trabalho, o conceito de adolescência e como ela se manifesta na contemporaneidade, utilizando a psicanálise como referencial teórico. O despertar da puberdade provoca uma inquietação e a saída encontrada pelos adolescentes muitas vezes se dá pela via do ato. O ato pode ser uma tentativa de dizer do impossível de ser dito diante desse momento de transição da infância para a idade adulta. Se esse ato é infracional, produz consequências que levam o adolescente a ingressar no sistema socioeducativo. Foi realizada uma breve contextualização histórica sobre as legislações anteriores até a chegada do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Sistema Nacional Socioeducativo. Argumenta-se que neste contexto, onde se propõe o cumprimento de normas, regras, atividades e rotinas, é necessário haver um espaço no qual os imperativos institucionais possam ser subvertidos, fazendo com que o adolescente se revele enquanto sujeito de direito e de desejo.
id UFMG_910d571c780295faff061d41a7442fc3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANKMED
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Cristiane de Freitas CunhaElza Machado de MeloMaria José Gontijo SalumMarcia Rocha ParizziPaula Saraiva Rocha2019-08-10T03:16:22Z2019-08-10T03:16:22Z2016-07-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANKMEDEsse estudo busca investigar a perspectiva da adolescente sobre o ato infracional e o seu cumprimento de medida socioeducativa de internação. Para tanto, procuramos analisar o efeito que a privação de liberdade pode causar na vida das adolescentes, a partir de relatos colhidos numa unidade socioeducativa de Belo Horizonte. Discutimos nesse trabalho, o conceito de adolescência e como ela se manifesta na contemporaneidade, utilizando a psicanálise como referencial teórico. O despertar da puberdade provoca uma inquietação e a saída encontrada pelos adolescentes muitas vezes se dá pela via do ato. O ato pode ser uma tentativa de dizer do impossível de ser dito diante desse momento de transição da infância para a idade adulta. Se esse ato é infracional, produz consequências que levam o adolescente a ingressar no sistema socioeducativo. Foi realizada uma breve contextualização histórica sobre as legislações anteriores até a chegada do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Sistema Nacional Socioeducativo. Argumenta-se que neste contexto, onde se propõe o cumprimento de normas, regras, atividades e rotinas, é necessário haver um espaço no qual os imperativos institucionais possam ser subvertidos, fazendo com que o adolescente se revele enquanto sujeito de direito e de desejo.This study aims to investigate the adolescent's perspective about their misdemeanors and fulfillment of socio internment measure. Therefore, we analyzed the effect of the deprivation of liberty may cause in the lives of teenagers, from reports collected a socio-educational unit in Belo Horizonte. We discussed this work, the concept of adolescence and how it manifests itself in contemporary, using psychoanalysis as a theoretical referential. Puberty awakening causes restlessness and the solution found by adolescents often gives the act road. The act may be an attempt to tell the impossible to be said before this moment of transition from childhood to adulthood. If this act is infracional, it produces consequences that lead the teen to enter the childcare system. Was held a brief historical background on previous legislation until the arrival of the Children and Adolescents and the National Socio-Educational System. It is argued that in this context, where it is proposed to comply with standards, rules, activities and routines, there must be a space in which institutional imperatives can be subverted, causing the teenager to reveal as subjects of law and desire.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComportamento do adolescenteDelinquência juvenilPsicanáliseMedicinaAdolescentePsicanáliseAto infracionalMedida socioeducativaAdolescênciaAdolescência, ato e medida: o que a jovem tem a dizerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final_pdf_17_08_2016__1_.pdfapplication/pdf880340https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANKMED/1/disserta__o_final_pdf_17_08_2016__1_.pdf098014b04c988a5a28987197d98ff80eMD51TEXTdisserta__o_final_pdf_17_08_2016__1_.pdf.txtdisserta__o_final_pdf_17_08_2016__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain164024https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANKMED/2/disserta__o_final_pdf_17_08_2016__1_.pdf.txt6e040df7a74ba940b2aaa87db548fa01MD521843/BUBD-ANKMED2020-01-30 16:51:33.583oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANKMEDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T19:51:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adolescência, ato e medida: o que a jovem tem a dizer
title Adolescência, ato e medida: o que a jovem tem a dizer
spellingShingle Adolescência, ato e medida: o que a jovem tem a dizer
Paula Saraiva Rocha
Psicanálise
Ato infracional
Medida socioeducativa
Adolescência
Comportamento do adolescente
Delinquência juvenil
Psicanálise
Medicina
Adolescente
title_short Adolescência, ato e medida: o que a jovem tem a dizer
title_full Adolescência, ato e medida: o que a jovem tem a dizer
title_fullStr Adolescência, ato e medida: o que a jovem tem a dizer
title_full_unstemmed Adolescência, ato e medida: o que a jovem tem a dizer
title_sort Adolescência, ato e medida: o que a jovem tem a dizer
author Paula Saraiva Rocha
author_facet Paula Saraiva Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cristiane de Freitas Cunha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Elza Machado de Melo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria José Gontijo Salum
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marcia Rocha Parizzi
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula Saraiva Rocha
contributor_str_mv Cristiane de Freitas Cunha
Elza Machado de Melo
Maria José Gontijo Salum
Marcia Rocha Parizzi
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Ato infracional
Medida socioeducativa
Adolescência
topic Psicanálise
Ato infracional
Medida socioeducativa
Adolescência
Comportamento do adolescente
Delinquência juvenil
Psicanálise
Medicina
Adolescente
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do adolescente
Delinquência juvenil
Psicanálise
Medicina
Adolescente
description Esse estudo busca investigar a perspectiva da adolescente sobre o ato infracional e o seu cumprimento de medida socioeducativa de internação. Para tanto, procuramos analisar o efeito que a privação de liberdade pode causar na vida das adolescentes, a partir de relatos colhidos numa unidade socioeducativa de Belo Horizonte. Discutimos nesse trabalho, o conceito de adolescência e como ela se manifesta na contemporaneidade, utilizando a psicanálise como referencial teórico. O despertar da puberdade provoca uma inquietação e a saída encontrada pelos adolescentes muitas vezes se dá pela via do ato. O ato pode ser uma tentativa de dizer do impossível de ser dito diante desse momento de transição da infância para a idade adulta. Se esse ato é infracional, produz consequências que levam o adolescente a ingressar no sistema socioeducativo. Foi realizada uma breve contextualização histórica sobre as legislações anteriores até a chegada do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Sistema Nacional Socioeducativo. Argumenta-se que neste contexto, onde se propõe o cumprimento de normas, regras, atividades e rotinas, é necessário haver um espaço no qual os imperativos institucionais possam ser subvertidos, fazendo com que o adolescente se revele enquanto sujeito de direito e de desejo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T03:16:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T03:16:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANKMED
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANKMED
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANKMED/1/disserta__o_final_pdf_17_08_2016__1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANKMED/2/disserta__o_final_pdf_17_08_2016__1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 098014b04c988a5a28987197d98ff80e
6e040df7a74ba940b2aaa87db548fa01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589489283563520