Aspectos do controle das infecções hospitalares no município de Juiz de Fora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neysa Mauricio Campos
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAMM-BD4VUC
Resumo: O presente estudo procedeu a uma análise dos possíveis efeitos da Portaria 196 do Ministério da Saúde que determinou a criação das Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) no Brasll e buscou obter subsídios que permitissem melhor conhecimento das relações existentes entre infecções hospitalares e uso de antimicrobianos. A estratégia de pesquisa utilizada foi a avaliação dasatividades da CCIH de 28 hospitais do município e da região de Juiz de Fora, decorridos dois anos da instituição da portaria. Procedeu-se também a avaliação do uso de antimicrobianos no Hospital Escola da UFJF. A análise dos dados obtidos evidencia de forma contundente a inoperância das CCIH, a consequente ausência de informações sobre o problema nos hospitais analisados e a inexistência de uma política de controle e de educação continuada sobre o uso adequado de antimicrobianos. Pelo exame das questões acima enfeixadas conclui-sepela necessidade de estudos semelhantes em regiões diferentes, de modo a possibilitar análises comparativas; pela urgência de discussões acerca do papel do médico e da instituição hospitalar no programa de controle de IH e de uso de antimicrobianos e pela relevância de um amplo debate indagador das causas estruturais e conjunturais do modelo de saúde brasileiro que estariam dificultando o controledas IH.
id UFMG_93c3571aa387bc990720d4e61fc94712
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAMM-BD4VUC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Auxiliadora R de CarvalhoEduardo Osorio CisalpinoNeysa Mauricio Campos2019-08-13T17:53:11Z2019-08-13T17:53:11Z1990-05-11http://hdl.handle.net/1843/FAMM-BD4VUCO presente estudo procedeu a uma análise dos possíveis efeitos da Portaria 196 do Ministério da Saúde que determinou a criação das Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) no Brasll e buscou obter subsídios que permitissem melhor conhecimento das relações existentes entre infecções hospitalares e uso de antimicrobianos. A estratégia de pesquisa utilizada foi a avaliação dasatividades da CCIH de 28 hospitais do município e da região de Juiz de Fora, decorridos dois anos da instituição da portaria. Procedeu-se também a avaliação do uso de antimicrobianos no Hospital Escola da UFJF. A análise dos dados obtidos evidencia de forma contundente a inoperância das CCIH, a consequente ausência de informações sobre o problema nos hospitais analisados e a inexistência de uma política de controle e de educação continuada sobre o uso adequado de antimicrobianos. Pelo exame das questões acima enfeixadas conclui-sepela necessidade de estudos semelhantes em regiões diferentes, de modo a possibilitar análises comparativas; pela urgência de discussões acerca do papel do médico e da instituição hospitalar no programa de controle de IH e de uso de antimicrobianos e pela relevância de um amplo debate indagador das causas estruturais e conjunturais do modelo de saúde brasileiro que estariam dificultando o controledas IH.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMicrobiologiaGestão de AntimicrobianosInfecção HospitalarMicrobiologiaAspectos do controle das infecções hospitalares no município de Juiz de Forainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_neysa.pdfapplication/pdf5268266https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAMM-BD4VUC/1/tcc_neysa.pdfd75b059557602eef7b5c424b6bb3c92fMD51TEXTtcc_neysa.pdf.txttcc_neysa.pdf.txtExtracted texttext/plain128https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAMM-BD4VUC/2/tcc_neysa.pdf.txtfce1ce9c69c3ff3264a1ae0ee4655f02MD521843/FAMM-BD4VUC2019-11-14 17:01:07.817oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAMM-BD4VUCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:01:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aspectos do controle das infecções hospitalares no município de Juiz de Fora
title Aspectos do controle das infecções hospitalares no município de Juiz de Fora
spellingShingle Aspectos do controle das infecções hospitalares no município de Juiz de Fora
Neysa Mauricio Campos
Microbiologia
Microbiologia
Gestão de Antimicrobianos
Infecção Hospitalar
title_short Aspectos do controle das infecções hospitalares no município de Juiz de Fora
title_full Aspectos do controle das infecções hospitalares no município de Juiz de Fora
title_fullStr Aspectos do controle das infecções hospitalares no município de Juiz de Fora
title_full_unstemmed Aspectos do controle das infecções hospitalares no município de Juiz de Fora
title_sort Aspectos do controle das infecções hospitalares no município de Juiz de Fora
author Neysa Mauricio Campos
author_facet Neysa Mauricio Campos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Auxiliadora R de Carvalho
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Eduardo Osorio Cisalpino
dc.contributor.author.fl_str_mv Neysa Mauricio Campos
contributor_str_mv Maria Auxiliadora R de Carvalho
Eduardo Osorio Cisalpino
dc.subject.por.fl_str_mv Microbiologia
topic Microbiologia
Microbiologia
Gestão de Antimicrobianos
Infecção Hospitalar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Microbiologia
Gestão de Antimicrobianos
Infecção Hospitalar
description O presente estudo procedeu a uma análise dos possíveis efeitos da Portaria 196 do Ministério da Saúde que determinou a criação das Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) no Brasll e buscou obter subsídios que permitissem melhor conhecimento das relações existentes entre infecções hospitalares e uso de antimicrobianos. A estratégia de pesquisa utilizada foi a avaliação dasatividades da CCIH de 28 hospitais do município e da região de Juiz de Fora, decorridos dois anos da instituição da portaria. Procedeu-se também a avaliação do uso de antimicrobianos no Hospital Escola da UFJF. A análise dos dados obtidos evidencia de forma contundente a inoperância das CCIH, a consequente ausência de informações sobre o problema nos hospitais analisados e a inexistência de uma política de controle e de educação continuada sobre o uso adequado de antimicrobianos. Pelo exame das questões acima enfeixadas conclui-sepela necessidade de estudos semelhantes em regiões diferentes, de modo a possibilitar análises comparativas; pela urgência de discussões acerca do papel do médico e da instituição hospitalar no programa de controle de IH e de uso de antimicrobianos e pela relevância de um amplo debate indagador das causas estruturais e conjunturais do modelo de saúde brasileiro que estariam dificultando o controledas IH.
publishDate 1990
dc.date.issued.fl_str_mv 1990-05-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T17:53:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T17:53:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAMM-BD4VUC
url http://hdl.handle.net/1843/FAMM-BD4VUC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAMM-BD4VUC/1/tcc_neysa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAMM-BD4VUC/2/tcc_neysa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d75b059557602eef7b5c424b6bb3c92f
fce1ce9c69c3ff3264a1ae0ee4655f02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589332047495168