Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romulo Francisco de Souza
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-76PQWK
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo apresentar os resultados de uma avaliação somativa de softwares destinados ao ensino de italiano, a saber: Q-express, Talk to me: italiano, Dentro L´italiano e Italicon. O foco da avaliação está nos aspectos relativos ao ensino da compreensão oral. Tenta-se responder se esses softwares apresentam condições para auxiliar o aluno no aprendizado de italiano, de modo que consiga se inserir em interações face a face, como prometido em seus títulos ou descritivos. Parte-se do princípio de que a compreensão oral é condição sine qua non para o sucesso nesse tipo de interação. Para a avaliação dos softwares, propõe-se uma lista de checagem que poderá ser utilizada tanto em avaliações somativas, quanto formativas. Espera-se, com isso, instrumentalizar lingüistas, ou professores de línguas, quese propõem ao trabalho de consultoria pedagógica em processos dedesenvolvimento de softwares destinados ao ensino de línguas.
id UFMG_95a044704f1e1ffa4a0e70c1873be2d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-76PQWK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vera Lucia M de Oliveira e PaivaHeloisa CollinsReinildes DiasClarindo Isaias P da S e PaduaRomulo Francisco de Souza2019-08-13T16:31:39Z2019-08-13T16:31:39Z2007-09-03http://hdl.handle.net/1843/ALDR-76PQWKEsta dissertação tem como objetivo apresentar os resultados de uma avaliação somativa de softwares destinados ao ensino de italiano, a saber: Q-express, Talk to me: italiano, Dentro L´italiano e Italicon. O foco da avaliação está nos aspectos relativos ao ensino da compreensão oral. Tenta-se responder se esses softwares apresentam condições para auxiliar o aluno no aprendizado de italiano, de modo que consiga se inserir em interações face a face, como prometido em seus títulos ou descritivos. Parte-se do princípio de que a compreensão oral é condição sine qua non para o sucesso nesse tipo de interação. Para a avaliação dos softwares, propõe-se uma lista de checagem que poderá ser utilizada tanto em avaliações somativas, quanto formativas. Espera-se, com isso, instrumentalizar lingüistas, ou professores de línguas, quese propõem ao trabalho de consultoria pedagógica em processos dedesenvolvimento de softwares destinados ao ensino de línguas.The aim of this dissertation is to present the outcomes of a summative valuation on software dedicated to the Italian teaching, namely: Q-express, Talk to me: italiano, Dentro L´italiano e Italicon. The focus of the evaluation is on the aspects related to the teaching of oral comprehension. There is an attempt in order to answer if these courses are helping the student in the Italian learning process, in a way that he/she may be able to engage in face to face interaction, as promised in their titles or descriptives. We consider the principle that the oralcomprehension is a sine qua non condition for the success in this kind ofinteraction. For the software evaluation, we propose a check list that could be used as much in summative valuations as in the formative ones. We hope that this research can help linguists or language teachers that are involved in the job of pedagogical consultancy related to the process of software development for the teaching of languages.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInterpretação oralComunicação oralSoftwareTecnologia educacionalLíngua italiana Estudo e ensinoEnsino auxiliado por computadorMultimídia interativaLíngua italiana Métodos de ensinoEnsino de línguasAvaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_romulo_francisco_de_souza.pdfapplication/pdf5883142https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-76PQWK/1/dissertacao_romulo_francisco_de_souza.pdfaf61e88f129104dcfe18f12c1a5b675bMD51TEXTdissertacao_romulo_francisco_de_souza.pdf.txtdissertacao_romulo_francisco_de_souza.pdf.txtExtracted texttext/plain167689https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-76PQWK/2/dissertacao_romulo_francisco_de_souza.pdf.txt5e4b0467f64f158b25d12bbc345ec9a4MD521843/ALDR-76PQWK2019-11-14 15:24:06.617oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-76PQWKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:24:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral
title Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral
spellingShingle Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral
Romulo Francisco de Souza
Ensino de línguas
Interpretação oral
Comunicação oral
Software
Tecnologia educacional
Língua italiana Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Multimídia interativa
Língua italiana Métodos de ensino
title_short Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral
title_full Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral
title_fullStr Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral
title_full_unstemmed Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral
title_sort Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral
author Romulo Francisco de Souza
author_facet Romulo Francisco de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Heloisa Collins
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Reinildes Dias
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Clarindo Isaias P da S e Padua
dc.contributor.author.fl_str_mv Romulo Francisco de Souza
contributor_str_mv Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
Heloisa Collins
Reinildes Dias
Clarindo Isaias P da S e Padua
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
topic Ensino de línguas
Interpretação oral
Comunicação oral
Software
Tecnologia educacional
Língua italiana Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Multimídia interativa
Língua italiana Métodos de ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Interpretação oral
Comunicação oral
Software
Tecnologia educacional
Língua italiana Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Multimídia interativa
Língua italiana Métodos de ensino
description Esta dissertação tem como objetivo apresentar os resultados de uma avaliação somativa de softwares destinados ao ensino de italiano, a saber: Q-express, Talk to me: italiano, Dentro L´italiano e Italicon. O foco da avaliação está nos aspectos relativos ao ensino da compreensão oral. Tenta-se responder se esses softwares apresentam condições para auxiliar o aluno no aprendizado de italiano, de modo que consiga se inserir em interações face a face, como prometido em seus títulos ou descritivos. Parte-se do princípio de que a compreensão oral é condição sine qua non para o sucesso nesse tipo de interação. Para a avaliação dos softwares, propõe-se uma lista de checagem que poderá ser utilizada tanto em avaliações somativas, quanto formativas. Espera-se, com isso, instrumentalizar lingüistas, ou professores de línguas, quese propõem ao trabalho de consultoria pedagógica em processos dedesenvolvimento de softwares destinados ao ensino de línguas.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T16:31:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T16:31:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ALDR-76PQWK
url http://hdl.handle.net/1843/ALDR-76PQWK
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-76PQWK/1/dissertacao_romulo_francisco_de_souza.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-76PQWK/2/dissertacao_romulo_francisco_de_souza.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv af61e88f129104dcfe18f12c1a5b675b
5e4b0467f64f158b25d12bbc345ec9a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589241811238912