Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-76PQWK |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo apresentar os resultados de uma avaliação somativa de softwares destinados ao ensino de italiano, a saber: Q-express, Talk to me: italiano, Dentro L´italiano e Italicon. O foco da avaliação está nos aspectos relativos ao ensino da compreensão oral. Tenta-se responder se esses softwares apresentam condições para auxiliar o aluno no aprendizado de italiano, de modo que consiga se inserir em interações face a face, como prometido em seus títulos ou descritivos. Parte-se do princípio de que a compreensão oral é condição sine qua non para o sucesso nesse tipo de interação. Para a avaliação dos softwares, propõe-se uma lista de checagem que poderá ser utilizada tanto em avaliações somativas, quanto formativas. Espera-se, com isso, instrumentalizar lingüistas, ou professores de línguas, quese propõem ao trabalho de consultoria pedagógica em processos dedesenvolvimento de softwares destinados ao ensino de línguas. |
id |
UFMG_95a044704f1e1ffa4a0e70c1873be2d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-76PQWK |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Vera Lucia M de Oliveira e PaivaHeloisa CollinsReinildes DiasClarindo Isaias P da S e PaduaRomulo Francisco de Souza2019-08-13T16:31:39Z2019-08-13T16:31:39Z2007-09-03http://hdl.handle.net/1843/ALDR-76PQWKEsta dissertação tem como objetivo apresentar os resultados de uma avaliação somativa de softwares destinados ao ensino de italiano, a saber: Q-express, Talk to me: italiano, Dentro L´italiano e Italicon. O foco da avaliação está nos aspectos relativos ao ensino da compreensão oral. Tenta-se responder se esses softwares apresentam condições para auxiliar o aluno no aprendizado de italiano, de modo que consiga se inserir em interações face a face, como prometido em seus títulos ou descritivos. Parte-se do princípio de que a compreensão oral é condição sine qua non para o sucesso nesse tipo de interação. Para a avaliação dos softwares, propõe-se uma lista de checagem que poderá ser utilizada tanto em avaliações somativas, quanto formativas. Espera-se, com isso, instrumentalizar lingüistas, ou professores de línguas, quese propõem ao trabalho de consultoria pedagógica em processos dedesenvolvimento de softwares destinados ao ensino de línguas.The aim of this dissertation is to present the outcomes of a summative valuation on software dedicated to the Italian teaching, namely: Q-express, Talk to me: italiano, Dentro L´italiano e Italicon. The focus of the evaluation is on the aspects related to the teaching of oral comprehension. There is an attempt in order to answer if these courses are helping the student in the Italian learning process, in a way that he/she may be able to engage in face to face interaction, as promised in their titles or descriptives. We consider the principle that the oralcomprehension is a sine qua non condition for the success in this kind ofinteraction. For the software evaluation, we propose a check list that could be used as much in summative valuations as in the formative ones. We hope that this research can help linguists or language teachers that are involved in the job of pedagogical consultancy related to the process of software development for the teaching of languages.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInterpretação oralComunicação oralSoftwareTecnologia educacionalLíngua italiana Estudo e ensinoEnsino auxiliado por computadorMultimídia interativaLíngua italiana Métodos de ensinoEnsino de línguasAvaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_romulo_francisco_de_souza.pdfapplication/pdf5883142https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-76PQWK/1/dissertacao_romulo_francisco_de_souza.pdfaf61e88f129104dcfe18f12c1a5b675bMD51TEXTdissertacao_romulo_francisco_de_souza.pdf.txtdissertacao_romulo_francisco_de_souza.pdf.txtExtracted texttext/plain167689https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-76PQWK/2/dissertacao_romulo_francisco_de_souza.pdf.txt5e4b0467f64f158b25d12bbc345ec9a4MD521843/ALDR-76PQWK2019-11-14 15:24:06.617oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-76PQWKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:24:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral |
title |
Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral |
spellingShingle |
Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral Romulo Francisco de Souza Ensino de línguas Interpretação oral Comunicação oral Software Tecnologia educacional Língua italiana Estudo e ensino Ensino auxiliado por computador Multimídia interativa Língua italiana Métodos de ensino |
title_short |
Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral |
title_full |
Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral |
title_fullStr |
Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral |
title_full_unstemmed |
Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral |
title_sort |
Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral |
author |
Romulo Francisco de Souza |
author_facet |
Romulo Francisco de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vera Lucia M de Oliveira e Paiva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Heloisa Collins |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Reinildes Dias |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Clarindo Isaias P da S e Padua |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romulo Francisco de Souza |
contributor_str_mv |
Vera Lucia M de Oliveira e Paiva Heloisa Collins Reinildes Dias Clarindo Isaias P da S e Padua |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas |
topic |
Ensino de línguas Interpretação oral Comunicação oral Software Tecnologia educacional Língua italiana Estudo e ensino Ensino auxiliado por computador Multimídia interativa Língua italiana Métodos de ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Interpretação oral Comunicação oral Software Tecnologia educacional Língua italiana Estudo e ensino Ensino auxiliado por computador Multimídia interativa Língua italiana Métodos de ensino |
description |
Esta dissertação tem como objetivo apresentar os resultados de uma avaliação somativa de softwares destinados ao ensino de italiano, a saber: Q-express, Talk to me: italiano, Dentro L´italiano e Italicon. O foco da avaliação está nos aspectos relativos ao ensino da compreensão oral. Tenta-se responder se esses softwares apresentam condições para auxiliar o aluno no aprendizado de italiano, de modo que consiga se inserir em interações face a face, como prometido em seus títulos ou descritivos. Parte-se do princípio de que a compreensão oral é condição sine qua non para o sucesso nesse tipo de interação. Para a avaliação dos softwares, propõe-se uma lista de checagem que poderá ser utilizada tanto em avaliações somativas, quanto formativas. Espera-se, com isso, instrumentalizar lingüistas, ou professores de línguas, quese propõem ao trabalho de consultoria pedagógica em processos dedesenvolvimento de softwares destinados ao ensino de línguas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-09-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T16:31:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T16:31:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ALDR-76PQWK |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ALDR-76PQWK |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-76PQWK/1/dissertacao_romulo_francisco_de_souza.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-76PQWK/2/dissertacao_romulo_francisco_de_souza.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af61e88f129104dcfe18f12c1a5b675b 5e4b0467f64f158b25d12bbc345ec9a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589241811238912 |