Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Elizabeth de Oliveira da Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Beatriz Valadares Cendon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n45p82
http://hdl.handle.net/1843/39547
Resumo: O artigo trata da primeira parte da pesquisa que originou a dissertação intitulada “Educação a distância (EaD), bibliotecas polo e o acesso informacional” disponibilizado aos alunos dessa modalidade de ensino. Aborda as seguintes questões: como as Bibliotecas Universitárias e/ou os Sistemas de Bibliotecas – poderão apoiar as bibliotecas dos polos de apoio presencial, onde a instituição oferece cursos na modalidade a distância? Como oferecer o apoio e o acesso informacional científico aos alunos da EaD? Como assegurar que os alunos da EaD recebam os recursos informacionais necessários às suas atividades de pesquisa e extensão? Como procedimento metodológico a pesquisa consta de duas etapas sendo a primeira delas objeto deste artigo. O artigo relata a pesquisa realizada in loco nas bibliotecas dos polos com a finalidade de verificar os recursos informacionais que os alunos têm à sua disposição, comparando-os com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade. Pode-se concluir, por meio da análise e observação dos dados, que o material bibliográfico dos polos, comparado à bibliografia básica dos cursos, não atende às demandas necessárias dos usuários e ao ideal de uma biblioteca. A primeira parte deste estudo é também caracterizada como pesquisa-ação, e seus resultados foram apresentados à Instituição pesquisada.
id UFMG_95c3ac334dad478f612ffad9fac6d447
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/39547
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-açãoBibliotecas Universitárias.Educação a DistânciaEstudos Usuários EaDFontes de InformaçãoBibliotecas Universitárias.Educação a DistânciaBiblioteca Polo de Apoio PresencialFontes de InformaçãoO artigo trata da primeira parte da pesquisa que originou a dissertação intitulada “Educação a distância (EaD), bibliotecas polo e o acesso informacional” disponibilizado aos alunos dessa modalidade de ensino. Aborda as seguintes questões: como as Bibliotecas Universitárias e/ou os Sistemas de Bibliotecas – poderão apoiar as bibliotecas dos polos de apoio presencial, onde a instituição oferece cursos na modalidade a distância? Como oferecer o apoio e o acesso informacional científico aos alunos da EaD? Como assegurar que os alunos da EaD recebam os recursos informacionais necessários às suas atividades de pesquisa e extensão? Como procedimento metodológico a pesquisa consta de duas etapas sendo a primeira delas objeto deste artigo. O artigo relata a pesquisa realizada in loco nas bibliotecas dos polos com a finalidade de verificar os recursos informacionais que os alunos têm à sua disposição, comparando-os com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade. Pode-se concluir, por meio da análise e observação dos dados, que o material bibliográfico dos polos, comparado à bibliografia básica dos cursos, não atende às demandas necessárias dos usuários e ao ideal de uma biblioteca. A primeira parte deste estudo é também caracterizada como pesquisa-ação, e seus resultados foram apresentados à Instituição pesquisada.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOUFMG2022-02-21T21:26:49Z2022-02-21T21:26:49Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttp://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n45p8215182924http://hdl.handle.net/1843/39547porEncontros BibliMaria Elizabeth de Oliveira da CostaBeatriz Valadares Cendoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-02-21T21:26:49Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/39547Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-02-21T21:26:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação
title Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação
spellingShingle Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação
Maria Elizabeth de Oliveira da Costa
Bibliotecas Universitárias.
Educação a Distância
Estudos Usuários EaD
Fontes de Informação
Bibliotecas Universitárias.
Educação a Distância
Biblioteca Polo de Apoio Presencial
Fontes de Informação
title_short Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação
title_full Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação
title_fullStr Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação
title_full_unstemmed Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação
title_sort Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação
author Maria Elizabeth de Oliveira da Costa
author_facet Maria Elizabeth de Oliveira da Costa
Beatriz Valadares Cendon
author_role author
author2 Beatriz Valadares Cendon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Elizabeth de Oliveira da Costa
Beatriz Valadares Cendon
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas Universitárias.
Educação a Distância
Estudos Usuários EaD
Fontes de Informação
Bibliotecas Universitárias.
Educação a Distância
Biblioteca Polo de Apoio Presencial
Fontes de Informação
topic Bibliotecas Universitárias.
Educação a Distância
Estudos Usuários EaD
Fontes de Informação
Bibliotecas Universitárias.
Educação a Distância
Biblioteca Polo de Apoio Presencial
Fontes de Informação
description O artigo trata da primeira parte da pesquisa que originou a dissertação intitulada “Educação a distância (EaD), bibliotecas polo e o acesso informacional” disponibilizado aos alunos dessa modalidade de ensino. Aborda as seguintes questões: como as Bibliotecas Universitárias e/ou os Sistemas de Bibliotecas – poderão apoiar as bibliotecas dos polos de apoio presencial, onde a instituição oferece cursos na modalidade a distância? Como oferecer o apoio e o acesso informacional científico aos alunos da EaD? Como assegurar que os alunos da EaD recebam os recursos informacionais necessários às suas atividades de pesquisa e extensão? Como procedimento metodológico a pesquisa consta de duas etapas sendo a primeira delas objeto deste artigo. O artigo relata a pesquisa realizada in loco nas bibliotecas dos polos com a finalidade de verificar os recursos informacionais que os alunos têm à sua disposição, comparando-os com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade. Pode-se concluir, por meio da análise e observação dos dados, que o material bibliográfico dos polos, comparado à bibliografia básica dos cursos, não atende às demandas necessárias dos usuários e ao ideal de uma biblioteca. A primeira parte deste estudo é também caracterizada como pesquisa-ação, e seus resultados foram apresentados à Instituição pesquisada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-02-21T21:26:49Z
2022-02-21T21:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n45p82
15182924
http://hdl.handle.net/1843/39547
url http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n45p82
http://hdl.handle.net/1843/39547
identifier_str_mv 15182924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontros Bibli
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829886038278144