Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n45p82 http://hdl.handle.net/1843/39547 |
Resumo: | O artigo trata da primeira parte da pesquisa que originou a dissertação intitulada “Educação a distância (EaD), bibliotecas polo e o acesso informacional” disponibilizado aos alunos dessa modalidade de ensino. Aborda as seguintes questões: como as Bibliotecas Universitárias e/ou os Sistemas de Bibliotecas – poderão apoiar as bibliotecas dos polos de apoio presencial, onde a instituição oferece cursos na modalidade a distância? Como oferecer o apoio e o acesso informacional científico aos alunos da EaD? Como assegurar que os alunos da EaD recebam os recursos informacionais necessários às suas atividades de pesquisa e extensão? Como procedimento metodológico a pesquisa consta de duas etapas sendo a primeira delas objeto deste artigo. O artigo relata a pesquisa realizada in loco nas bibliotecas dos polos com a finalidade de verificar os recursos informacionais que os alunos têm à sua disposição, comparando-os com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade. Pode-se concluir, por meio da análise e observação dos dados, que o material bibliográfico dos polos, comparado à bibliografia básica dos cursos, não atende às demandas necessárias dos usuários e ao ideal de uma biblioteca. A primeira parte deste estudo é também caracterizada como pesquisa-ação, e seus resultados foram apresentados à Instituição pesquisada. |
id |
UFMG_95c3ac334dad478f612ffad9fac6d447 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/39547 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-açãoBibliotecas Universitárias.Educação a DistânciaEstudos Usuários EaDFontes de InformaçãoBibliotecas Universitárias.Educação a DistânciaBiblioteca Polo de Apoio PresencialFontes de InformaçãoO artigo trata da primeira parte da pesquisa que originou a dissertação intitulada “Educação a distância (EaD), bibliotecas polo e o acesso informacional” disponibilizado aos alunos dessa modalidade de ensino. Aborda as seguintes questões: como as Bibliotecas Universitárias e/ou os Sistemas de Bibliotecas – poderão apoiar as bibliotecas dos polos de apoio presencial, onde a instituição oferece cursos na modalidade a distância? Como oferecer o apoio e o acesso informacional científico aos alunos da EaD? Como assegurar que os alunos da EaD recebam os recursos informacionais necessários às suas atividades de pesquisa e extensão? Como procedimento metodológico a pesquisa consta de duas etapas sendo a primeira delas objeto deste artigo. O artigo relata a pesquisa realizada in loco nas bibliotecas dos polos com a finalidade de verificar os recursos informacionais que os alunos têm à sua disposição, comparando-os com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade. Pode-se concluir, por meio da análise e observação dos dados, que o material bibliográfico dos polos, comparado à bibliografia básica dos cursos, não atende às demandas necessárias dos usuários e ao ideal de uma biblioteca. A primeira parte deste estudo é também caracterizada como pesquisa-ação, e seus resultados foram apresentados à Instituição pesquisada.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOUFMG2022-02-21T21:26:49Z2022-02-21T21:26:49Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttp://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n45p8215182924http://hdl.handle.net/1843/39547porEncontros BibliMaria Elizabeth de Oliveira da CostaBeatriz Valadares Cendoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-02-21T21:26:49Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/39547Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-02-21T21:26:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação |
title |
Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação |
spellingShingle |
Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação Maria Elizabeth de Oliveira da Costa Bibliotecas Universitárias. Educação a Distância Estudos Usuários EaD Fontes de Informação Bibliotecas Universitárias. Educação a Distância Biblioteca Polo de Apoio Presencial Fontes de Informação |
title_short |
Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação |
title_full |
Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação |
title_fullStr |
Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação |
title_full_unstemmed |
Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação |
title_sort |
Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação |
author |
Maria Elizabeth de Oliveira da Costa |
author_facet |
Maria Elizabeth de Oliveira da Costa Beatriz Valadares Cendon |
author_role |
author |
author2 |
Beatriz Valadares Cendon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Elizabeth de Oliveira da Costa Beatriz Valadares Cendon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas Universitárias. Educação a Distância Estudos Usuários EaD Fontes de Informação Bibliotecas Universitárias. Educação a Distância Biblioteca Polo de Apoio Presencial Fontes de Informação |
topic |
Bibliotecas Universitárias. Educação a Distância Estudos Usuários EaD Fontes de Informação Bibliotecas Universitárias. Educação a Distância Biblioteca Polo de Apoio Presencial Fontes de Informação |
description |
O artigo trata da primeira parte da pesquisa que originou a dissertação intitulada “Educação a distância (EaD), bibliotecas polo e o acesso informacional” disponibilizado aos alunos dessa modalidade de ensino. Aborda as seguintes questões: como as Bibliotecas Universitárias e/ou os Sistemas de Bibliotecas – poderão apoiar as bibliotecas dos polos de apoio presencial, onde a instituição oferece cursos na modalidade a distância? Como oferecer o apoio e o acesso informacional científico aos alunos da EaD? Como assegurar que os alunos da EaD recebam os recursos informacionais necessários às suas atividades de pesquisa e extensão? Como procedimento metodológico a pesquisa consta de duas etapas sendo a primeira delas objeto deste artigo. O artigo relata a pesquisa realizada in loco nas bibliotecas dos polos com a finalidade de verificar os recursos informacionais que os alunos têm à sua disposição, comparando-os com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade. Pode-se concluir, por meio da análise e observação dos dados, que o material bibliográfico dos polos, comparado à bibliografia básica dos cursos, não atende às demandas necessárias dos usuários e ao ideal de uma biblioteca. A primeira parte deste estudo é também caracterizada como pesquisa-ação, e seus resultados foram apresentados à Instituição pesquisada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2022-02-21T21:26:49Z 2022-02-21T21:26:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n45p82 15182924 http://hdl.handle.net/1843/39547 |
url |
http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n45p82 http://hdl.handle.net/1843/39547 |
identifier_str_mv |
15182924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Encontros Bibli |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829886038278144 |