A avaliação na Educação Permanente em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriana Soares Nogueira Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QJGVK
Resumo: O enfoque da educação permanente representa uma importante mudança na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores da saúde, integrando o ensino aprendizagem aocotidiano das instituições, através de um ensino problematizador e de uma aprendizagem significativa. Aprender é o ato de construir consciência crítica sobre a realidade e tem a prática avaliativa como ferramenta facilitadora deste processo. A partir deste pressuposto, oobjetivo deste trabalho foi identificar processos de avaliação utilizados na Educação Permanente em Saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde e explicitada através de uma revisão narrativa da literatura. Foramanalisados sete artigos que abordam diferentes processos avaliativos, comprovando os efeitos positivos da educação permanente no desempenho e na satisfação dos profissionais e nos resultados sanitários. Ocorreu predomínio das avaliações normativas, sendo necessária a implementação de pesquisa avaliativa, desenvolvida com maior rigor metodológico, para verificar a efetividade, a eficiência e o impacto do programa sobre as práticas de saúde
id UFMG_9cf7c8cee1356eef20bab1b58911e0db
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QJGVK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Geralda Fortina dos SantosAdriana Soares Nogueira Costa2019-08-12T02:13:11Z2019-08-12T02:13:11Z2014-02-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QJGVKO enfoque da educação permanente representa uma importante mudança na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores da saúde, integrando o ensino aprendizagem aocotidiano das instituições, através de um ensino problematizador e de uma aprendizagem significativa. Aprender é o ato de construir consciência crítica sobre a realidade e tem a prática avaliativa como ferramenta facilitadora deste processo. A partir deste pressuposto, oobjetivo deste trabalho foi identificar processos de avaliação utilizados na Educação Permanente em Saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde e explicitada através de uma revisão narrativa da literatura. Foramanalisados sete artigos que abordam diferentes processos avaliativos, comprovando os efeitos positivos da educação permanente no desempenho e na satisfação dos profissionais e nos resultados sanitários. Ocorreu predomínio das avaliações normativas, sendo necessária a implementação de pesquisa avaliativa, desenvolvida com maior rigor metodológico, para verificar a efetividade, a eficiência e o impacto do programa sobre as práticas de saúdeThe focus of continuing education is a major change in the design and the practical training of health workers, integrating teaching learning daily life of institutions, through a problembased teaching and meaningful learning. Learning is the act of building critical awareness of reality and has the evaluative practice as a tool facilitating this process. From this premise, the aim of this study was to identify the evaluation processes used in Continuing Education in Health. This is a literature survey in the databases of the Virtual Health Library and explained through a narrative review of the literature. Seven articles that address different evaluationprocesses, demonstrating the positive effects of continuing education performance and professional satisfaction and health outcomes were analyzed. There was a predominance of regulatory reviews, the implementation of evaluative research, conducted with methodological rigor, to verify the effectiveness, efficiency and impact of the program onhealth practices is necessary.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalAvaliação em SaúdeEducação Permanente em SaúdeA avaliação na Educação Permanente em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_adriana___vers_o_final.pdfapplication/pdf181273https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QJGVK/1/tcc_adriana___vers_o_final.pdf189b082c91d90506b35f0913f81587b8MD51TEXTtcc_adriana___vers_o_final.pdf.txttcc_adriana___vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain77411https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QJGVK/2/tcc_adriana___vers_o_final.pdf.txt5904d25c5921c05932ab9b05b0b941f8MD521843/VRNS-9QJGVK2019-11-14 07:33:54.062oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QJGVKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:33:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação na Educação Permanente em Saúde
title A avaliação na Educação Permanente em Saúde
spellingShingle A avaliação na Educação Permanente em Saúde
Adriana Soares Nogueira Costa
Avaliação em Saúde
Educação Permanente em Saúde
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short A avaliação na Educação Permanente em Saúde
title_full A avaliação na Educação Permanente em Saúde
title_fullStr A avaliação na Educação Permanente em Saúde
title_full_unstemmed A avaliação na Educação Permanente em Saúde
title_sort A avaliação na Educação Permanente em Saúde
author Adriana Soares Nogueira Costa
author_facet Adriana Soares Nogueira Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geralda Fortina dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriana Soares Nogueira Costa
contributor_str_mv Geralda Fortina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação em Saúde
Educação Permanente em Saúde
topic Avaliação em Saúde
Educação Permanente em Saúde
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description O enfoque da educação permanente representa uma importante mudança na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores da saúde, integrando o ensino aprendizagem aocotidiano das instituições, através de um ensino problematizador e de uma aprendizagem significativa. Aprender é o ato de construir consciência crítica sobre a realidade e tem a prática avaliativa como ferramenta facilitadora deste processo. A partir deste pressuposto, oobjetivo deste trabalho foi identificar processos de avaliação utilizados na Educação Permanente em Saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde e explicitada através de uma revisão narrativa da literatura. Foramanalisados sete artigos que abordam diferentes processos avaliativos, comprovando os efeitos positivos da educação permanente no desempenho e na satisfação dos profissionais e nos resultados sanitários. Ocorreu predomínio das avaliações normativas, sendo necessária a implementação de pesquisa avaliativa, desenvolvida com maior rigor metodológico, para verificar a efetividade, a eficiência e o impacto do programa sobre as práticas de saúde
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T02:13:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T02:13:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QJGVK
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QJGVK
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QJGVK/1/tcc_adriana___vers_o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QJGVK/2/tcc_adriana___vers_o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 189b082c91d90506b35f0913f81587b8
5904d25c5921c05932ab9b05b0b941f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589337487507456