Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/49241 |
Resumo: | Nesta pesquisa investigamos as formas de aparição da singularidade dos sujeitos filmados em três produções do cinema brasileiro recente: Avenida Brasília Formosa (Gabriel Mascaro, 2010), O Céu sobre os Ombros (Sérgio Borges, 2010) e Transeunte (Eryk Rocha, 2010). Ao eleger cenários desprivilegiados da cidade (como o subúrbio, a favela e a periferia), tomando o cotidiano como ponto de vista, os filmes revelaram hábitos, gestos, afetos e modos de compartilhamento dos sujeitos da cena, cifrando suas potências de vida. Com esta visada, os filmes revestiram a vida sem qualidades de forte interesse estético, tornando-se importantes lugares de investigação sobre os modos de inscrição da alteridade no cinema brasileiro recente. Compreender como cada filme empregou procedimentos estilísticos para figurar o mundo vivido do qual se aproximou, articulando temporalidade, espaço e personagens, foi o objetivo que nos guiou. Analisamos as três mise-en-scènes, indagando sobre os componentes da escritura dos filmes que, ao se aproximarem do mundo real e histórico, transformam-no em matéria sensível e visível, oferecida ao espectador. O liame criado diferentemente pelas três narrativas entre os corpos, as falas e os lugares - inscritos numa duração - nos colocou diante de encenações distintas da vida comum. |
id |
UFMG_9d2ca2f295ca97a56760ff15fd9c16fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/49241 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
César Geraldo Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/9926848004850250http://lattes.cnpq.br/5803224869064285Fernanda Ribeiro de Salvo2023-01-30T16:43:37Z2023-01-30T16:43:37Z2014-06-03http://hdl.handle.net/1843/49241Nesta pesquisa investigamos as formas de aparição da singularidade dos sujeitos filmados em três produções do cinema brasileiro recente: Avenida Brasília Formosa (Gabriel Mascaro, 2010), O Céu sobre os Ombros (Sérgio Borges, 2010) e Transeunte (Eryk Rocha, 2010). Ao eleger cenários desprivilegiados da cidade (como o subúrbio, a favela e a periferia), tomando o cotidiano como ponto de vista, os filmes revelaram hábitos, gestos, afetos e modos de compartilhamento dos sujeitos da cena, cifrando suas potências de vida. Com esta visada, os filmes revestiram a vida sem qualidades de forte interesse estético, tornando-se importantes lugares de investigação sobre os modos de inscrição da alteridade no cinema brasileiro recente. Compreender como cada filme empregou procedimentos estilísticos para figurar o mundo vivido do qual se aproximou, articulando temporalidade, espaço e personagens, foi o objetivo que nos guiou. Analisamos as três mise-en-scènes, indagando sobre os componentes da escritura dos filmes que, ao se aproximarem do mundo real e histórico, transformam-no em matéria sensível e visível, oferecida ao espectador. O liame criado diferentemente pelas três narrativas entre os corpos, as falas e os lugares - inscritos numa duração - nos colocou diante de encenações distintas da vida comum.In this research we have investigated the forms of appearance of the singularity of the subjects filmed in three recent Brazilian cinema productions: Avenida Brasília Formosa (Gabriel Mascaro, 2010), O Céu sobre os Ombros (Sérgio Borges, 2010) and Transeunte (Eryk Rocha, 2010). When they elect unpreiviledged scenec of the city (such as slums, projects and the outskirts of town) and take everyday life as a viewpoint, these movies reveal habits, gestures, affections and means of sharing of the subjects in the scene, encrypting their life potencies. With this outlook the films have painted life without qualities in a strong aestethic interest, and have become important locations for investigating ways of inscribing distinctness in the current Brazilian cinema. The goal that has guided us was to understand how each movie employed stylistic procedures to depict the portrayed world which they approached, articulating temporality, space and characters. We have analyzed the three mise-en-scènes and inquired on the components of the writing of the movies which, upon coming close to the real and hystoric world, have changed it into sensible, visible matter, offered to the spectator. The link created differently by the three narratives between the bodies, the lines and the places – inscribed into a duration – has put us before different actings of common life.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALComunicação - TesesComunicação de massas - TesesCinema brasileiro - TesesAvenida Brasilia Formosa (Filme)O céu sobre os ombros (Filme)Transeunte (Filme)Sujeito ordinárioSingularidadeCotidianoMise-en-scèneCinema brasileiro contemporâneoTrês encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese versão final para fazer capa dura (1).pdfTese versão final para fazer capa dura (1).pdfapplication/pdf1903756https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49241/1/Tese%20vers%c3%a3o%20final%20para%20fazer%20capa%20dura%20%281%29.pdfe54cc0b68165de28c6add02fb51c400fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49241/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/492412023-01-30 13:43:38.44oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-01-30T16:43:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo |
title |
Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo |
spellingShingle |
Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo Fernanda Ribeiro de Salvo Sujeito ordinário Singularidade Cotidiano Mise-en-scène Cinema brasileiro contemporâneo Comunicação - Teses Comunicação de massas - Teses Cinema brasileiro - Teses Avenida Brasilia Formosa (Filme) O céu sobre os ombros (Filme) Transeunte (Filme) |
title_short |
Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo |
title_full |
Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo |
title_fullStr |
Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo |
title_sort |
Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo |
author |
Fernanda Ribeiro de Salvo |
author_facet |
Fernanda Ribeiro de Salvo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
César Geraldo Guimarães |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9926848004850250 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5803224869064285 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernanda Ribeiro de Salvo |
contributor_str_mv |
César Geraldo Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sujeito ordinário Singularidade Cotidiano Mise-en-scène Cinema brasileiro contemporâneo |
topic |
Sujeito ordinário Singularidade Cotidiano Mise-en-scène Cinema brasileiro contemporâneo Comunicação - Teses Comunicação de massas - Teses Cinema brasileiro - Teses Avenida Brasilia Formosa (Filme) O céu sobre os ombros (Filme) Transeunte (Filme) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação - Teses Comunicação de massas - Teses Cinema brasileiro - Teses Avenida Brasilia Formosa (Filme) O céu sobre os ombros (Filme) Transeunte (Filme) |
description |
Nesta pesquisa investigamos as formas de aparição da singularidade dos sujeitos filmados em três produções do cinema brasileiro recente: Avenida Brasília Formosa (Gabriel Mascaro, 2010), O Céu sobre os Ombros (Sérgio Borges, 2010) e Transeunte (Eryk Rocha, 2010). Ao eleger cenários desprivilegiados da cidade (como o subúrbio, a favela e a periferia), tomando o cotidiano como ponto de vista, os filmes revelaram hábitos, gestos, afetos e modos de compartilhamento dos sujeitos da cena, cifrando suas potências de vida. Com esta visada, os filmes revestiram a vida sem qualidades de forte interesse estético, tornando-se importantes lugares de investigação sobre os modos de inscrição da alteridade no cinema brasileiro recente. Compreender como cada filme empregou procedimentos estilísticos para figurar o mundo vivido do qual se aproximou, articulando temporalidade, espaço e personagens, foi o objetivo que nos guiou. Analisamos as três mise-en-scènes, indagando sobre os componentes da escritura dos filmes que, ao se aproximarem do mundo real e histórico, transformam-no em matéria sensível e visível, oferecida ao espectador. O liame criado diferentemente pelas três narrativas entre os corpos, as falas e os lugares - inscritos numa duração - nos colocou diante de encenações distintas da vida comum. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-30T16:43:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-30T16:43:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/49241 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/49241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49241/1/Tese%20vers%c3%a3o%20final%20para%20fazer%20capa%20dura%20%281%29.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49241/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e54cc0b68165de28c6add02fb51c400f cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589293424246784 |