"Complexo banda" : a prática das corporações musicais em Pedro Leolpodo/MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Carolina Malaquias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/46774
https://orcid.org/0000-0002-8753-9492
Resumo: Buscando analisar as bandas de música enquanto promotoras de atividade cultural e fonte de investigação social e comportamental, esta tese apresenta como objetivo a identificação e o estudo de elementos da prática das três bandas da cidade de Pedro Leopoldo/MG: a Corporação Musical Cachoeira Grande (1912), Corporação Musical São Sebastião de Vera Cruz de Minas (1911) e União Musical Nossa Senhora da Conceição (1932), a fim de mapear fontes que permitam uma narrativa da história local, tendo como eixo as relações de poder, dinâmicas conceituais e características da prática musical de todo “complexo banda”. Através do contexto de criação das bandas, das relações de poder existentes nas negociações, das redes de sociabilidade presentes em obras compostas para estes grupos e ainda em outros aspectos da prática, foi possível perceber quais elementos históricos, sociais, econômicos e culturais impactaram na forma de fazer música e no percurso das bandas até os dias atuais, além das respectivas características identitárias de cada grupo. Buscando compreender as relações hierárquicas entre instituições mantenedoras, maestros e músicos, através da perspectiva Foucaultiana foram analisadas as imbricações das teias microfísicas de poder, dentro das negociações e episódios do cotidiano e do seu trajeto historiográfico. Neste panorama, o maestro e compositor Mário Pereira da Luz (1887-1962) é situado como elo interbandas, permitindo mapear as dinâmicas das interações sociais através das redes de sociabilidade refletidas nas suas composições. Como processo metodológico, o estudo da prática emergiu principalmente através do cruzamento de diferentes fontes levantadas ao longo do processo, como a análise documental, hemerográfica, iconográfica e videográfica. A pesquisa sobre a temática fortalece a importância de tais corporações dentro da academia, nos contextos locais, auxilia na manutenção, representatividade e valorização dos grupos, e no caso específico das bandas objetos de estudo, são um registro relevante de parte de sua história e consequentemente da cidade de Pedro Leopoldo. Embora as características socioculturais, históricas e geográficas sejam suficientemente fortes para impactar diretamente na atividade musical das três bandas ao longo de sua história, o resultado demonstrou percursos e atuações na contemporaneidade completamente distintos.
id UFMG_a04c96b329363c5e8dcb8505c2b33877
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/46774
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Edite Maria Oliveira da Rochahttp://lattes.cnpq.br/5707581316608650Vinícius Mariano de CarvalhoMarcos Lobato MartinsLoque Arcanjo JuniorÂngelo Nonato Natale Cardosohttp://lattes.cnpq.br/2939293572291052Ana Carolina Malaquias2022-10-31T22:09:07Z2022-10-31T22:09:07Z2021-12-22http://hdl.handle.net/1843/46774https://orcid.org/0000-0002-8753-9492Buscando analisar as bandas de música enquanto promotoras de atividade cultural e fonte de investigação social e comportamental, esta tese apresenta como objetivo a identificação e o estudo de elementos da prática das três bandas da cidade de Pedro Leopoldo/MG: a Corporação Musical Cachoeira Grande (1912), Corporação Musical São Sebastião de Vera Cruz de Minas (1911) e União Musical Nossa Senhora da Conceição (1932), a fim de mapear fontes que permitam uma narrativa da história local, tendo como eixo as relações de poder, dinâmicas conceituais e características da prática musical de todo “complexo banda”. Através do contexto de criação das bandas, das relações de poder existentes nas negociações, das redes de sociabilidade presentes em obras compostas para estes grupos e ainda em outros aspectos da prática, foi possível perceber quais elementos históricos, sociais, econômicos e culturais impactaram na forma de fazer música e no percurso das bandas até os dias atuais, além das respectivas características identitárias de cada grupo. Buscando compreender as relações hierárquicas entre instituições mantenedoras, maestros e músicos, através da perspectiva Foucaultiana foram analisadas as imbricações das teias microfísicas de poder, dentro das negociações e episódios do cotidiano e do seu trajeto historiográfico. Neste panorama, o maestro e compositor Mário Pereira da Luz (1887-1962) é situado como elo interbandas, permitindo mapear as dinâmicas das interações sociais através das redes de sociabilidade refletidas nas suas composições. Como processo metodológico, o estudo da prática emergiu principalmente através do cruzamento de diferentes fontes levantadas ao longo do processo, como a análise documental, hemerográfica, iconográfica e videográfica. A pesquisa sobre a temática fortalece a importância de tais corporações dentro da academia, nos contextos locais, auxilia na manutenção, representatividade e valorização dos grupos, e no caso específico das bandas objetos de estudo, são um registro relevante de parte de sua história e consequentemente da cidade de Pedro Leopoldo. Embora as características socioculturais, históricas e geográficas sejam suficientemente fortes para impactar diretamente na atividade musical das três bandas ao longo de sua história, o resultado demonstrou percursos e atuações na contemporaneidade completamente distintos.Seeking to analyze music bands as promoters of cultural activity and a source of social and behavioral research, this thesis aims to identify and study elements of the practice of three wind bands in the city of Pedro Leopoldo/MG: Corporação Musical Cachoeira Grande (1912), Corporação Musical São Sebastião de Vera Cruz de Minas (1911) and União Musical Nossa Senhora da Conceição (1932), in order to map sources that allow a narrative of local history, having as axis the power relations, conceptual dynamics and characteristics of the musical practice of the whole "band complex". Through the context of the bands' creation, the power relations existing in the negotiations, the sociability networks present in works composed for these groups, and also in other aspects of the practice, it was possible to perceive which historical, social, economic and cultural elements impacted the way of making music and the wind bands' path until the present day, besides the respective identity characteristics of each group. Seeking to understand the hierarchical relations between the maintaining institutions, conductors and musicians, through the Foucaultian perspective, the imbrications of the micro-physical of power were analyzed, within the negotiations and episodes of daily life and its historiographical trajectory. In this panorama, the conductor and composer Mário Pereira da Luz (1887-1962) is situated as an interband practice, allowing us to map the dynamics of social interactions through the networks of sociability reflected in his compositions. As a methodological process, the study of the practice emerged mainly through the crossing of different sources raised along the process, such as documentary, hemerographic, iconographic and videographic analysis. The research on the theme strengthens the importance of such corporations within the academy, in local contexts, assists in the maintenance, representativeness and valorization of the groups, and in the specific case of the bands that are the object of study, are a relevant record of part of their history and consequently of the city of Pedro Leopoldo. Although the sociocultural, historical and geographical characteristics are strong enough to have a direct impact on the musical activity of the three wind bands throughout their history, the result demonstrated completely different paths and performances in the contemporary world.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMusicologiaBandas (Música) - Pedro Leolpodo (MG)BandaCorporação MusicalMusicologiaPedro Leopoldo"Complexo banda" : a prática das corporações musicais em Pedro Leolpodo/MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese corrigida e pronta - Ana Carolina.pdfTese corrigida e pronta - Ana Carolina.pdfapplication/pdf39024709https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46774/8/Tese%20corrigida%20e%20pronta%20-%20Ana%20Carolina.pdf19dcd6337a9aac55f632e6d4130ae7a3MD58CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46774/9/license_rdf00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6MD59LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46774/10/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD5101843/467742022-10-31 19:09:07.643oai:repositorio.ufmg.br:1843/46774TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-10-31T22:09:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Complexo banda" : a prática das corporações musicais em Pedro Leolpodo/MG
title "Complexo banda" : a prática das corporações musicais em Pedro Leolpodo/MG
spellingShingle "Complexo banda" : a prática das corporações musicais em Pedro Leolpodo/MG
Ana Carolina Malaquias
Banda
Corporação Musical
Musicologia
Pedro Leopoldo
Musicologia
Bandas (Música) - Pedro Leolpodo (MG)
title_short "Complexo banda" : a prática das corporações musicais em Pedro Leolpodo/MG
title_full "Complexo banda" : a prática das corporações musicais em Pedro Leolpodo/MG
title_fullStr "Complexo banda" : a prática das corporações musicais em Pedro Leolpodo/MG
title_full_unstemmed "Complexo banda" : a prática das corporações musicais em Pedro Leolpodo/MG
title_sort "Complexo banda" : a prática das corporações musicais em Pedro Leolpodo/MG
author Ana Carolina Malaquias
author_facet Ana Carolina Malaquias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Edite Maria Oliveira da Rocha
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5707581316608650
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vinícius Mariano de Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcos Lobato Martins
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Loque Arcanjo Junior
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ângelo Nonato Natale Cardoso
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2939293572291052
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Carolina Malaquias
contributor_str_mv Edite Maria Oliveira da Rocha
Vinícius Mariano de Carvalho
Marcos Lobato Martins
Loque Arcanjo Junior
Ângelo Nonato Natale Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Banda
Corporação Musical
Musicologia
Pedro Leopoldo
topic Banda
Corporação Musical
Musicologia
Pedro Leopoldo
Musicologia
Bandas (Música) - Pedro Leolpodo (MG)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musicologia
Bandas (Música) - Pedro Leolpodo (MG)
description Buscando analisar as bandas de música enquanto promotoras de atividade cultural e fonte de investigação social e comportamental, esta tese apresenta como objetivo a identificação e o estudo de elementos da prática das três bandas da cidade de Pedro Leopoldo/MG: a Corporação Musical Cachoeira Grande (1912), Corporação Musical São Sebastião de Vera Cruz de Minas (1911) e União Musical Nossa Senhora da Conceição (1932), a fim de mapear fontes que permitam uma narrativa da história local, tendo como eixo as relações de poder, dinâmicas conceituais e características da prática musical de todo “complexo banda”. Através do contexto de criação das bandas, das relações de poder existentes nas negociações, das redes de sociabilidade presentes em obras compostas para estes grupos e ainda em outros aspectos da prática, foi possível perceber quais elementos históricos, sociais, econômicos e culturais impactaram na forma de fazer música e no percurso das bandas até os dias atuais, além das respectivas características identitárias de cada grupo. Buscando compreender as relações hierárquicas entre instituições mantenedoras, maestros e músicos, através da perspectiva Foucaultiana foram analisadas as imbricações das teias microfísicas de poder, dentro das negociações e episódios do cotidiano e do seu trajeto historiográfico. Neste panorama, o maestro e compositor Mário Pereira da Luz (1887-1962) é situado como elo interbandas, permitindo mapear as dinâmicas das interações sociais através das redes de sociabilidade refletidas nas suas composições. Como processo metodológico, o estudo da prática emergiu principalmente através do cruzamento de diferentes fontes levantadas ao longo do processo, como a análise documental, hemerográfica, iconográfica e videográfica. A pesquisa sobre a temática fortalece a importância de tais corporações dentro da academia, nos contextos locais, auxilia na manutenção, representatividade e valorização dos grupos, e no caso específico das bandas objetos de estudo, são um registro relevante de parte de sua história e consequentemente da cidade de Pedro Leopoldo. Embora as características socioculturais, históricas e geográficas sejam suficientemente fortes para impactar diretamente na atividade musical das três bandas ao longo de sua história, o resultado demonstrou percursos e atuações na contemporaneidade completamente distintos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-31T22:09:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-31T22:09:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/46774
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8753-9492
url http://hdl.handle.net/1843/46774
https://orcid.org/0000-0002-8753-9492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46774/8/Tese%20corrigida%20e%20pronta%20-%20Ana%20Carolina.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46774/9/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46774/10/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 19dcd6337a9aac55f632e6d4130ae7a3
00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589376687472640