Formação continuada professores e professoras do campo em Governador Valadares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cláudio Barbosa Ventura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANGRV7
Resumo: Esse trabalho uma pesquisa versa sobre formação continuada realizada junto aos professores da Rede Municipal de Educação de Governador Valadares, Município localizado no leste de Minas Gerais. O trabalho teve como foco a formação desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação buscando compreender por meio de uma cartografia social os significados produzidos a respeito dessa formação pelos professores e professoras das escolas do campo. Possui uma perspectiva descritiva e avaliativa a medida que busca revelar a forma como os professores compreendem a formação que recebem. Como metodologias para obtenção dos resultados usamos a observação de campo e as entrevistas semi-estruturadas as quais foram analisadas tendo como base dentre outros autores Laurence Bardin, que nos forneceu base para uma analise de conteúdos. Acreditamos na importância dessa pesquisa, pois cremos que os resultados aqui expressos podem contribuir na elaboração de um programa formativo que condiga com a realidade de professores de escolas do campo de modo a alcançar maior qualidade educacional nesse território.
id UFMG_a28079be0fce022f6f3189491b16b039
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANGRV7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria de Fatima Almeida MartinsCharles Moreira CunhaCláudio Barbosa Ventura2019-08-12T11:50:44Z2019-08-12T11:50:44Z2016-02-04http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANGRV7Esse trabalho uma pesquisa versa sobre formação continuada realizada junto aos professores da Rede Municipal de Educação de Governador Valadares, Município localizado no leste de Minas Gerais. O trabalho teve como foco a formação desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação buscando compreender por meio de uma cartografia social os significados produzidos a respeito dessa formação pelos professores e professoras das escolas do campo. Possui uma perspectiva descritiva e avaliativa a medida que busca revelar a forma como os professores compreendem a formação que recebem. Como metodologias para obtenção dos resultados usamos a observação de campo e as entrevistas semi-estruturadas as quais foram analisadas tendo como base dentre outros autores Laurence Bardin, que nos forneceu base para uma analise de conteúdos. Acreditamos na importância dessa pesquisa, pois cremos que os resultados aqui expressos podem contribuir na elaboração de um programa formativo que condiga com a realidade de professores de escolas do campo de modo a alcançar maior qualidade educacional nesse território.Esta investigación de papel en la educación continua mantenida con los maestros de la Red Municipal de Educación de Governador Valadares, municipio situado en el este de Minas Gerais. El trabajo se centró en la formación desarrollado por la Educación Municipal tratando de entender a través de uma cartografia social de los significados producidos sobre este tipo de formación para los maestros y profesores de las escuelas de campo. Tiene un punto de vista descriptivo y valorativo en que pretende revelar cómo los maestros a entender la formación que reciben. Como métodos para la obtención de los resultados utilizamos la observación de campo y entrevistas semiestructuradas que fueron analizados basados en entre otros autores Laurence Bardin, que sirvió de base para un análisis de contenido. Creemos en la importancia de esta investigación porque creemos que los resultados expresados aquí pueden contribuir al desarrollo de un programa de formación que se ajuste a la realidad de los maestros de las escuelas de campo con el fin de lograr una mayor calidad de la educación de ese territorioUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoEducação ruralEscolas de tempo integralEscolas ruraisEscolas de CampoProfessoresRealidade educativaEducação do CampoDesenvolvimento escolarFormação continuada professores e professoras do campo em Governador Valadaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final__1__1.pdfapplication/pdf1599185https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANGRV7/1/disserta__o_final__1__1.pdf6126554a36961ad0e160d84396c35af9MD51TEXTdisserta__o_final__1__1.pdf.txtdisserta__o_final__1__1.pdf.txtExtracted texttext/plain190066https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANGRV7/2/disserta__o_final__1__1.pdf.txtef7703a94ca738415ebd5a2141790b1cMD521843/BUBD-ANGRV72019-11-14 17:44:47.633oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANGRV7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:44:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada professores e professoras do campo em Governador Valadares
title Formação continuada professores e professoras do campo em Governador Valadares
spellingShingle Formação continuada professores e professoras do campo em Governador Valadares
Cláudio Barbosa Ventura
Escolas de Campo
Professores
Realidade educativa
Educação do Campo
Desenvolvimento escolar
Educação
Professores Formação
Educação rural
Escolas de tempo integral
Escolas rurais
title_short Formação continuada professores e professoras do campo em Governador Valadares
title_full Formação continuada professores e professoras do campo em Governador Valadares
title_fullStr Formação continuada professores e professoras do campo em Governador Valadares
title_full_unstemmed Formação continuada professores e professoras do campo em Governador Valadares
title_sort Formação continuada professores e professoras do campo em Governador Valadares
author Cláudio Barbosa Ventura
author_facet Cláudio Barbosa Ventura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria de Fatima Almeida Martins
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Charles Moreira Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Cláudio Barbosa Ventura
contributor_str_mv Maria de Fatima Almeida Martins
Charles Moreira Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas de Campo
Professores
Realidade educativa
Educação do Campo
Desenvolvimento escolar
topic Escolas de Campo
Professores
Realidade educativa
Educação do Campo
Desenvolvimento escolar
Educação
Professores Formação
Educação rural
Escolas de tempo integral
Escolas rurais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Professores Formação
Educação rural
Escolas de tempo integral
Escolas rurais
description Esse trabalho uma pesquisa versa sobre formação continuada realizada junto aos professores da Rede Municipal de Educação de Governador Valadares, Município localizado no leste de Minas Gerais. O trabalho teve como foco a formação desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação buscando compreender por meio de uma cartografia social os significados produzidos a respeito dessa formação pelos professores e professoras das escolas do campo. Possui uma perspectiva descritiva e avaliativa a medida que busca revelar a forma como os professores compreendem a formação que recebem. Como metodologias para obtenção dos resultados usamos a observação de campo e as entrevistas semi-estruturadas as quais foram analisadas tendo como base dentre outros autores Laurence Bardin, que nos forneceu base para uma analise de conteúdos. Acreditamos na importância dessa pesquisa, pois cremos que os resultados aqui expressos podem contribuir na elaboração de um programa formativo que condiga com a realidade de professores de escolas do campo de modo a alcançar maior qualidade educacional nesse território.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T11:50:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T11:50:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANGRV7
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANGRV7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANGRV7/1/disserta__o_final__1__1.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANGRV7/2/disserta__o_final__1__1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6126554a36961ad0e160d84396c35af9
ef7703a94ca738415ebd5a2141790b1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589223697088512