Sobre práticas religiosas e culturais islâmicas no Brasil e em Portugal: notas e observações de viagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vera Lucia Maia Marques
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-856S6R
Resumo: Desde o 11 de setembro de 2001, debates sobre o Islã foram intensificados, em busca de explicações plausíveis sobre os ataques terroristas ao World Trade Center. Foram colocadas em pauta, sobretudo na mídia hoje, uma das mais importantes fontes de informação e de construção dos nossos mundos cognitivos , questões sobre o que é o Islã e o que ele diz sobre violência, terrorismo, democracia. É também o veículo que proporciona uma maior visibilização dos muçulmanos, em decorrência dos dilemas e dos conflitos gerados pelas suas imagens. Motivada por esse cenário e pelo crescimento do número de muçulmanos no mundo, decidi viajar por entre as práticas religiosas e as práticas culturais islâmicas no Brasil e em Portugal, observando e tomando nota dessa rica tessitura de relações entre religião e cultura, entre tradição e modernidade. Dois campos: diferentes procedências, vertentes religiosas, escolas de pensamento, movimentos religiosos, «cá» e «lá», que resultaram não somente em diversidade, mas também em conflitos. E, como uma manifestação contemporânea na qual as renovações espirituais e os contextos sócio-culturais transmutam na ideia de culturas ou de religiões, antes herdadas, e agora escolhidas, inserem-se também os convertidos. Assim, com objetivo de melhor compreender o complexo campo religioso e cultural islâmico, num foco analítico ampliado aos muçulmanos de procedência e aos muçulmanos por conversão, tentei entender no campo as diferenças que também os unem.
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