Desempenho de formulações experimentais de gasolina em motormonocilíndrico de ignição por centelha com injeção direta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BEKNK2 |
Resumo: | A gasolina é o combustível mais presente na matriz energética mundial. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP, em 2040 será atingido o pico na demanda por petróleo (ODDONE, 2018). Sendo assim, há constante necessidade de se associar pesquisas que visem aumento de eficiência e redução de consumo desse combustível nos motores de ignição por centelha. Asformulações dos combustíveis comerciais podem conter centenas de componentes, dentre eles, hidrocarbonetos e oxigenados, que influenciam de maneiras distintas o desempenho dos motores em que são utilizados. Neste trabalho, foram selecionadas 6 diferentes formulações para análises através de ensaios experimentais em motormonocilíndrico de pesquisa, com uso de injeção direta e mistura estequiométrica, e uma gasolina comercial, classificada como gasolina Premium. Cada uma das formulações e a gasolina tipo Premium atendem ao mercado de veículos esportivos. As amostras foram testadas com o motor a plena carga, e rotações variando de 4000a 5500 rpm com intervalos de 500 rpm. Todas tiveram sua combustão limitada pelo Limite de Detonação Inferior (LDI) e foram obtidas as seguintes propriedades com os ensaios: Pressão média efetiva indicada, consumo específico de combustível indicado (ISFC), ângulo de fração de massa queimada a 50% da combustão, eficiência deconversão de combustível (), ângulo de fração de massa queimada entre 10 e 90% da combustão e temperatura de exaustão. A gasolina classificada como Premium apresentou a melhor centralização do processo de combustão, embora não tenha mostrado os melhores índices de desempenho (consumo específico de combustível eeficiência de conversão de combustível) e nem tenha o maior valor de octanagem (RON). Esses resultados poderão ser usados para desenvolvimento de novas formulações comerciais e para que se escolham percentagens adequadas dos hidrocarbonetos usados. Sendo assim, podem contribuir no desenvolvimento de gasolinas com melhor desempenho. |
id |
UFMG_ae96fa766f56bbcae0f45cf7cf6ab1e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAOA-BEKNK2 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fabricio Jose Pacheco PujattiRita de Cassia de Oliveira SebastiaoGuilherme Bastos MachadoLucimar Venancio Amaral2019-08-12T16:03:54Z2019-08-12T16:03:54Z2019-01-25http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BEKNK2A gasolina é o combustível mais presente na matriz energética mundial. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP, em 2040 será atingido o pico na demanda por petróleo (ODDONE, 2018). Sendo assim, há constante necessidade de se associar pesquisas que visem aumento de eficiência e redução de consumo desse combustível nos motores de ignição por centelha. Asformulações dos combustíveis comerciais podem conter centenas de componentes, dentre eles, hidrocarbonetos e oxigenados, que influenciam de maneiras distintas o desempenho dos motores em que são utilizados. Neste trabalho, foram selecionadas 6 diferentes formulações para análises através de ensaios experimentais em motormonocilíndrico de pesquisa, com uso de injeção direta e mistura estequiométrica, e uma gasolina comercial, classificada como gasolina Premium. Cada uma das formulações e a gasolina tipo Premium atendem ao mercado de veículos esportivos. As amostras foram testadas com o motor a plena carga, e rotações variando de 4000a 5500 rpm com intervalos de 500 rpm. Todas tiveram sua combustão limitada pelo Limite de Detonação Inferior (LDI) e foram obtidas as seguintes propriedades com os ensaios: Pressão média efetiva indicada, consumo específico de combustível indicado (ISFC), ângulo de fração de massa queimada a 50% da combustão, eficiência deconversão de combustível (), ângulo de fração de massa queimada entre 10 e 90% da combustão e temperatura de exaustão. A gasolina classificada como Premium apresentou a melhor centralização do processo de combustão, embora não tenha mostrado os melhores índices de desempenho (consumo específico de combustível eeficiência de conversão de combustível) e nem tenha o maior valor de octanagem (RON). Esses resultados poderão ser usados para desenvolvimento de novas formulações comerciais e para que se escolham percentagens adequadas dos hidrocarbonetos usados. Sendo assim, podem contribuir no desenvolvimento de gasolinas com melhor desempenho.Gasoline is the most present fuel in the world energy matrix. According to Brazilian National Petroleum, Natural Gas and Biofuels Agency - ANP, in 2040 will be reached oil peak demand (ODDONE, 2018). Thus, there is a constant need to associate research aimed at increasing efficiency and reducing the consumption of this fuels in spark ignition engines. Commercial gasolines could have hundred components whichinfluence, in different ways, the spark ignition engine performs. In this work seven different formulations were tested in a single cylinder GDI (Gasoline Direct Injection) research engine with direct injection and stoichiometric mixture, one of these commercial formulations classified as Premium gasoline. Samples were tested with the engine at full load and speed ranging from 4000 to 5500 rpm at 500 rpm intervals.All had their combustion limited by the Lower Detonation Limit (LDI) and the properties were obtained with the tests: Indicated Mean Effective Pressure (IMEP), Indicated Specific Fuel Consumption (ISFC), Mass Burn Fraction at 50% (MBF50), Fuel Conversion Efficiency (cc), Mass Burn Fraction at 10-90% (MBF10-90) and exhaust temperature. The gasoline classified as Premium presented the best centralization ofthe combustion process, although it did not show the best performance indices (specific fuel consumption and fuel conversion efficiency) and did not have the highest octane rating (RON). These results may be used to develop new commercial formulations and to select appropriate percentages of the hydrocarbons used. Therefore, they can contribute in the development of better performing gasolines.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMotores de combustão internaAutomóveis IgniçãoGasolinaEngenharia mecânicaMotor monocilíndrico de pesquisaInjeção diretaGasolinaMotor de combustão interna de ignição por centelhaNovas formulaçõesDesempenho de formulações experimentais de gasolina em motormonocilíndrico de ignição por centelha com injeção diretainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlucimar_ven_ncio_amaral.pdfapplication/pdf5432894https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BEKNK2/1/lucimar_ven_ncio_amaral.pdff517e6fb5307e6d3b160bf9519a8e731MD51TEXTlucimar_ven_ncio_amaral.pdf.txtlucimar_ven_ncio_amaral.pdf.txtExtracted texttext/plain165040https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BEKNK2/2/lucimar_ven_ncio_amaral.pdf.txt04ec8c2c6982b1daa352b97d1d5e8c27MD521843/RAOA-BEKNK22019-11-14 18:28:57.802oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAOA-BEKNK2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:28:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desempenho de formulações experimentais de gasolina em motormonocilíndrico de ignição por centelha com injeção direta |
title |
Desempenho de formulações experimentais de gasolina em motormonocilíndrico de ignição por centelha com injeção direta |
spellingShingle |
Desempenho de formulações experimentais de gasolina em motormonocilíndrico de ignição por centelha com injeção direta Lucimar Venancio Amaral Motor monocilíndrico de pesquisa Injeção direta Gasolina Motor de combustão interna de ignição por centelha Novas formulações Motores de combustão interna Automóveis Ignição Gasolina Engenharia mecânica |
title_short |
Desempenho de formulações experimentais de gasolina em motormonocilíndrico de ignição por centelha com injeção direta |
title_full |
Desempenho de formulações experimentais de gasolina em motormonocilíndrico de ignição por centelha com injeção direta |
title_fullStr |
Desempenho de formulações experimentais de gasolina em motormonocilíndrico de ignição por centelha com injeção direta |
title_full_unstemmed |
Desempenho de formulações experimentais de gasolina em motormonocilíndrico de ignição por centelha com injeção direta |
title_sort |
Desempenho de formulações experimentais de gasolina em motormonocilíndrico de ignição por centelha com injeção direta |
author |
Lucimar Venancio Amaral |
author_facet |
Lucimar Venancio Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fabricio Jose Pacheco Pujatti |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Rita de Cassia de Oliveira Sebastiao |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Guilherme Bastos Machado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucimar Venancio Amaral |
contributor_str_mv |
Fabricio Jose Pacheco Pujatti Rita de Cassia de Oliveira Sebastiao Guilherme Bastos Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motor monocilíndrico de pesquisa Injeção direta Gasolina Motor de combustão interna de ignição por centelha Novas formulações |
topic |
Motor monocilíndrico de pesquisa Injeção direta Gasolina Motor de combustão interna de ignição por centelha Novas formulações Motores de combustão interna Automóveis Ignição Gasolina Engenharia mecânica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Motores de combustão interna Automóveis Ignição Gasolina Engenharia mecânica |
description |
A gasolina é o combustível mais presente na matriz energética mundial. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP, em 2040 será atingido o pico na demanda por petróleo (ODDONE, 2018). Sendo assim, há constante necessidade de se associar pesquisas que visem aumento de eficiência e redução de consumo desse combustível nos motores de ignição por centelha. Asformulações dos combustíveis comerciais podem conter centenas de componentes, dentre eles, hidrocarbonetos e oxigenados, que influenciam de maneiras distintas o desempenho dos motores em que são utilizados. Neste trabalho, foram selecionadas 6 diferentes formulações para análises através de ensaios experimentais em motormonocilíndrico de pesquisa, com uso de injeção direta e mistura estequiométrica, e uma gasolina comercial, classificada como gasolina Premium. Cada uma das formulações e a gasolina tipo Premium atendem ao mercado de veículos esportivos. As amostras foram testadas com o motor a plena carga, e rotações variando de 4000a 5500 rpm com intervalos de 500 rpm. Todas tiveram sua combustão limitada pelo Limite de Detonação Inferior (LDI) e foram obtidas as seguintes propriedades com os ensaios: Pressão média efetiva indicada, consumo específico de combustível indicado (ISFC), ângulo de fração de massa queimada a 50% da combustão, eficiência deconversão de combustível (), ângulo de fração de massa queimada entre 10 e 90% da combustão e temperatura de exaustão. A gasolina classificada como Premium apresentou a melhor centralização do processo de combustão, embora não tenha mostrado os melhores índices de desempenho (consumo específico de combustível eeficiência de conversão de combustível) e nem tenha o maior valor de octanagem (RON). Esses resultados poderão ser usados para desenvolvimento de novas formulações comerciais e para que se escolham percentagens adequadas dos hidrocarbonetos usados. Sendo assim, podem contribuir no desenvolvimento de gasolinas com melhor desempenho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T16:03:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T16:03:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-01-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BEKNK2 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BEKNK2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BEKNK2/1/lucimar_ven_ncio_amaral.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BEKNK2/2/lucimar_ven_ncio_amaral.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f517e6fb5307e6d3b160bf9519a8e731 04ec8c2c6982b1daa352b97d1d5e8c27 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589556153352192 |