O efeito da intervenção educativa no conhecimento sobre fatores de risco cardiovascular entre os pacientes da área de abrangência da ESF de Santa Rita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANALNK |
Resumo: | Considerando a atualidade em quanto a elevada morbi-mortalidade por doenças cardiovasculares tanto no mundo como no Brasil; nossa equipe de saúde da Unidade Básica de Santa Rita, município de Santa Luzia em Minas Gerais, realizou o diagnóstico situacional da área de abrangência. Nela observou-se elevada incidência e prevalência dos fatores de risco cardiovascular, a maioria deles modificáveis. Partindo deste conhecimento decidimos elaborar uma proposta de intervenção educativa para melhorar o nível de conhecimento sobre fatores de risco e as doenças cardiovasculares em pacientes adultoem nossa área. A metodologia foi executada em três etapas: realização do diagnóstico situacional, revisão de literatura e desenvolvimento dum plano de ação. Neste estudo foram encontrados os seguintes nós críticos: falta de conhecimento da população sobre os fatores de risco cardiovascular, hábitos de vida inadequados, infra-estrutura insuficiente dos serviços de saúde assim como processo de trabalho da equipe de saúde da família inadequado. Sobre esta base foram desenvolvidos vários temaseducativospara ser aplicados a traves de projetos criados tais como: Mais informados para aumentar o nível de conhecimento da população sobre os fatores de riscos cardiovasculares, Mais Saudáveis para modificar hábitos e estilos de vida, Saúde Confortável para melhorar a estrutura do serviço para o atendimento dos pacientes com fatores de riscos cardiovasculares e Cuidando de Você para implantar a linha de cuidado para atenção à pacientes com fatores de risco cardiovascular melhorando de esta forma o processo de trabalho da equipe. Consideramos este trabalho de muita importância no aporte de experiências no trabalho da equipe, pode servir como ponto de partida e motivação para futuros estudos nesta temática por outros profissionais da saúde e contribui a melhorar a o estado de saúde de nossa comunidade. |
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Anadias Trajano CamargosEdgardo Quiroga Lavanino2019-08-14T07:02:15Z2019-08-14T07:02:15Z2015-09-19http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANALNKConsiderando a atualidade em quanto a elevada morbi-mortalidade por doenças cardiovasculares tanto no mundo como no Brasil; nossa equipe de saúde da Unidade Básica de Santa Rita, município de Santa Luzia em Minas Gerais, realizou o diagnóstico situacional da área de abrangência. Nela observou-se elevada incidência e prevalência dos fatores de risco cardiovascular, a maioria deles modificáveis. Partindo deste conhecimento decidimos elaborar uma proposta de intervenção educativa para melhorar o nível de conhecimento sobre fatores de risco e as doenças cardiovasculares em pacientes adultoem nossa área. A metodologia foi executada em três etapas: realização do diagnóstico situacional, revisão de literatura e desenvolvimento dum plano de ação. Neste estudo foram encontrados os seguintes nós críticos: falta de conhecimento da população sobre os fatores de risco cardiovascular, hábitos de vida inadequados, infra-estrutura insuficiente dos serviços de saúde assim como processo de trabalho da equipe de saúde da família inadequado. Sobre esta base foram desenvolvidos vários temaseducativospara ser aplicados a traves de projetos criados tais como: Mais informados para aumentar o nível de conhecimento da população sobre os fatores de riscos cardiovasculares, Mais Saudáveis para modificar hábitos e estilos de vida, Saúde Confortável para melhorar a estrutura do serviço para o atendimento dos pacientes com fatores de riscos cardiovasculares e Cuidando de Você para implantar a linha de cuidado para atenção à pacientes com fatores de risco cardiovascular melhorando de esta forma o processo de trabalho da equipe. Consideramos este trabalho de muita importância no aporte de experiências no trabalho da equipe, pode servir como ponto de partida e motivação para futuros estudos nesta temática por outros profissionais da saúde e contribui a melhorar a o estado de saúde de nossa comunidade.Considering the present as in the high morbidity and mortality from cardiovascular diseases both in the world and in Brazil; Our health team Basic Unit of Santa Rita, municipality of Santa Luzia in Minas Gerais, conducted the situation analysis of the coverage area. It was observed high incidence and prevalence of cardiovascular risk factors, most of them modifiable. Based on this knowledge we decided to prepare a proposal for educational intervention to improve the level of knowledge about risk factors and cardiovascular disease in adult patients in our area. The methodology was performed in three steps: realization of situational diagnosis, literature review and development of a plan of action. In this study the following critical nodes were found: lack of knowledge of the population about cardiovascular risk factors, inadequate living habits, insufficient infrastructure of health services as well as health team working process of inappropriate family. On this basis it has been developed various educational themes to be applied to projects created beams such as "better informed" to increase the population's level of knowledge about cardiovascular risk factors, "Healthier" to change habits and lifestyles, "Health Comfortable" to improve the structure of the service for the care of patients with cardiovascular risk factors and "Caring for You" to deploy the type of care for attention to patients with cardiovascular risk factors improved in this way the work process team. We consider this work very important contribution in the experiences of team work, can serve as a starting point and motivation for future studies on this topic by other health professionals and helps to improve the health status of our community.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSaúde da famíliaAtenção PrimáriaFatores de risco cardiovascularHábitos de vidaO efeito da intervenção educativa no conhecimento sobre fatores de risco cardiovascular entre os pacientes da área de abrangência da ESF de Santa Ritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_edgardo_quiroga_lavanino_pdf.pdfapplication/pdf237978https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANALNK/1/tcc_edgardo_quiroga_lavanino_pdf.pdfe2ba3e7f1e88d6b0210bdeae30722a6aMD51espestrategiasaudefamilia_edgardoquirogalavanino_poster.pdfapplication/pdf258348https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANALNK/2/espestrategiasaudefamilia_edgardoquirogalavanino_poster.pdfc38bd74c8a9fa1f418e7bb4e1e8f6b84MD52TEXTtcc_edgardo_quiroga_lavanino_pdf.pdf.txttcc_edgardo_quiroga_lavanino_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain66893https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANALNK/3/tcc_edgardo_quiroga_lavanino_pdf.pdf.txtcc12056f2fc42e1e5f5c477111803f3fMD53espestrategiasaudefamilia_edgardoquirogalavanino_poster.pdf.txtespestrategiasaudefamilia_edgardoquirogalavanino_poster.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANALNK/4/espestrategiasaudefamilia_edgardoquirogalavanino_poster.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD541843/BUBD-ANALNK2019-11-14 13:17:03.123oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANALNKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:17:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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