O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SVRLM |
Resumo: | O propósito deste trabalho de pesquisa foi investigar a funcionalidade de gêneros textuais presentes em cinco livros didáticos de português para estrangeiros (PLE), publicados na última década. Analisamos esses livros à luz da teoria que aborda os gêneros como formasde ação, como modo de agir sobre o mundo na interação entre indivíduos dentro de uma cultura e uma sociedade. Em nossa pesquisa, investigamos se os gêneros presentes nos livros didáticos de português para estrangeiros (PLE) em análise foram explorados demaneira funcional. Observamos se os autores de nosso corpus criaram situações de práticas de linguagem que propiciassem o desenvolvimento da competência comunicativa vista como um conjunto de componentes linguísticos e pragmáticos relacionados não só ao conhecimento e habilidades necessários ao processamento dacomunicação, mas também relacionados à organização e ao uso da língua em situações socioculturais mais próximas do real facilitando, assim, a interação com o outro. Os resultados obtidos foram alcançados por meio do levantamento da ocorrência de gêneros em cada uma das obras. Concluímos que os livros didáticos de português para estrangeiros, compreendidos em nosso corpus, apresentaram diversidade de gêneros textuais em suas lições, embora nem sempre a ênfase na exploração do gênero recaísse sobre o processo decomunicação. Este estudo, a partir da exposição e análise de dados e atividades presentes nas obras didáticas, demonstra a forma como os gêneros têm sido explorados nos livros didáticos de PLE publicados nos últimos dez anos. |
id |
UFMG_b579922f982b5a1dffee6b93e9960ecf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-8SVRLM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Regina Lucia Peret Dell IsolaNorimar Pasini Mesquita JudiceJeronimo Coura SobrinhoNatalia Moreira Tosatti2019-08-12T09:26:33Z2019-08-12T09:26:33Z2009-09-30http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SVRLMO propósito deste trabalho de pesquisa foi investigar a funcionalidade de gêneros textuais presentes em cinco livros didáticos de português para estrangeiros (PLE), publicados na última década. Analisamos esses livros à luz da teoria que aborda os gêneros como formasde ação, como modo de agir sobre o mundo na interação entre indivíduos dentro de uma cultura e uma sociedade. Em nossa pesquisa, investigamos se os gêneros presentes nos livros didáticos de português para estrangeiros (PLE) em análise foram explorados demaneira funcional. Observamos se os autores de nosso corpus criaram situações de práticas de linguagem que propiciassem o desenvolvimento da competência comunicativa vista como um conjunto de componentes linguísticos e pragmáticos relacionados não só ao conhecimento e habilidades necessários ao processamento dacomunicação, mas também relacionados à organização e ao uso da língua em situações socioculturais mais próximas do real facilitando, assim, a interação com o outro. Os resultados obtidos foram alcançados por meio do levantamento da ocorrência de gêneros em cada uma das obras. Concluímos que os livros didáticos de português para estrangeiros, compreendidos em nosso corpus, apresentaram diversidade de gêneros textuais em suas lições, embora nem sempre a ênfase na exploração do gênero recaísse sobre o processo decomunicação. Este estudo, a partir da exposição e análise de dados e atividades presentes nas obras didáticas, demonstra a forma como os gêneros têm sido explorados nos livros didáticos de PLE publicados nos últimos dez anos.The aim of this research was to investigate the functionality of text genres present in five didactic books of Portuguese for Foreigners (PFL) published in the last decade. We analysed the didactic material based on the theory that distinguishes the genres as forms of action, such as ways to act in the world in relation to others in a culture and society. In our research, we investigated whether the present genre in the didactic books of Portuguese for Foreigners (PFL) being analyzed were explored in a functional way. That is, if they created situations of language practice that enabled the development of the communicative competence seen as a set of linguistic and pragmatic components related not only to the knowledge and skills necessary to the process of communication, but also related to the use and organization of the language in socio-cultural situations closer to reality, making the interaction with others easier. The results were obtained by means of an occurrence survey of genres in each one of the books. We concluded that the current didactic books of Portuguese for Foreigners, comprised in our corpus, presented a diversity of text genres in their units (lessons), although not always did the emphasis on the genre exploration lead to the communication process.This paper, using the exposition of data analysis and activities present, shows the way the genres have been explored in didactic books of Portuguese for Foreigners (PFL) published in the last ten years.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticosLingüísticaAquisição da segunda linguagemGêneros textuaisLíngua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosLíngua portuguesa Compêndios para estrangeirosPortuguês para estrangeirosCategorias textuaisGêneros TextuaisO aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda línguainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1276m.pdfapplication/pdf2450644https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8SVRLM/1/1276m.pdfa0a1c9c7c550b24d0e296105de953274MD51TEXT1276m.pdf.txt1276m.pdf.txtExtracted texttext/plain225539https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8SVRLM/2/1276m.pdf.txt34f92b8c338b17a01392f71556bcd360MD521843/LETR-8SVRLM2019-11-14 16:00:26.537oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-8SVRLMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:00:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua |
title |
O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua |
spellingShingle |
O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua Natalia Moreira Tosatti Português para estrangeiros Categorias textuais Gêneros Textuais Livros didáticos Lingüística Aquisição da segunda linguagem Gêneros textuais Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Língua portuguesa Compêndios para estrangeiros |
title_short |
O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua |
title_full |
O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua |
title_fullStr |
O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua |
title_full_unstemmed |
O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua |
title_sort |
O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua |
author |
Natalia Moreira Tosatti |
author_facet |
Natalia Moreira Tosatti |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Regina Lucia Peret Dell Isola |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Norimar Pasini Mesquita Judice |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jeronimo Coura Sobrinho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Natalia Moreira Tosatti |
contributor_str_mv |
Regina Lucia Peret Dell Isola Norimar Pasini Mesquita Judice Jeronimo Coura Sobrinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português para estrangeiros Categorias textuais Gêneros Textuais |
topic |
Português para estrangeiros Categorias textuais Gêneros Textuais Livros didáticos Lingüística Aquisição da segunda linguagem Gêneros textuais Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Língua portuguesa Compêndios para estrangeiros |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Livros didáticos Lingüística Aquisição da segunda linguagem Gêneros textuais Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Língua portuguesa Compêndios para estrangeiros |
description |
O propósito deste trabalho de pesquisa foi investigar a funcionalidade de gêneros textuais presentes em cinco livros didáticos de português para estrangeiros (PLE), publicados na última década. Analisamos esses livros à luz da teoria que aborda os gêneros como formasde ação, como modo de agir sobre o mundo na interação entre indivíduos dentro de uma cultura e uma sociedade. Em nossa pesquisa, investigamos se os gêneros presentes nos livros didáticos de português para estrangeiros (PLE) em análise foram explorados demaneira funcional. Observamos se os autores de nosso corpus criaram situações de práticas de linguagem que propiciassem o desenvolvimento da competência comunicativa vista como um conjunto de componentes linguísticos e pragmáticos relacionados não só ao conhecimento e habilidades necessários ao processamento dacomunicação, mas também relacionados à organização e ao uso da língua em situações socioculturais mais próximas do real facilitando, assim, a interação com o outro. Os resultados obtidos foram alcançados por meio do levantamento da ocorrência de gêneros em cada uma das obras. Concluímos que os livros didáticos de português para estrangeiros, compreendidos em nosso corpus, apresentaram diversidade de gêneros textuais em suas lições, embora nem sempre a ênfase na exploração do gênero recaísse sobre o processo decomunicação. Este estudo, a partir da exposição e análise de dados e atividades presentes nas obras didáticas, demonstra a forma como os gêneros têm sido explorados nos livros didáticos de PLE publicados nos últimos dez anos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-09-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T09:26:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T09:26:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SVRLM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SVRLM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8SVRLM/1/1276m.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8SVRLM/2/1276m.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0a1c9c7c550b24d0e296105de953274 34f92b8c338b17a01392f71556bcd360 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589214238932992 |