Teatralidades no espaço escolar: uma investigação com crianças da educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZXL7Y |
Resumo: | Esta dissertação analisa as teatralidades de crianças no cotidiano escolar da educação infantil e na aula de teatro. No primeiro caso, observamos as relações que as crianças estabelecem sem um direcionamento adulto e, no segundo, avaliamos a apropriação de objetos em jogos conduzidos pela professora de teatro. Para tal investigação, pautamo-nos metodologicamente na observação participante e na pesquisa de intervenção pedagógica, observando e participando da rotina escolar, em um primeiro momento, para, em seguida, realizar a intervenção pedagógica no tempo/ espaço da aula de teatro. Cabe apontar que a etapa das intervenções pedagógicas foi feita em conjunto com a professora de teatro e foi pautada nas análises das experiências das crianças na aula em questão. Compreendemos, desde o planejamento, execução e análise, que são as falas, os gestos e as reflexões das crianças e da professora parceira que constituem essa pesquisa. Estabelecemos diálogos com autores do campo da infância (CORSARO, 1985,1992, 2002; SARMENTO 2004, 2005, 2008, 2011; VIGOTSKI, 2014, 1988) e do teatro (ALMEIDA JUNIOR, 2007abc; JAPIASSU, 2003, 2009; LEONARDELLI, 2011; MACHADO 2010abcd, 2011, 2012; PUPO, 2001, 2005, 2010; RYNGAERT 2009) com o intuito de proporcionar um encontro reflexivo sobre o teatro com crianças pequenas. Organizamos as análises nos dois contextos, cotidiano escolar e aula de teatro, a partir dos elementos teatrais: narrativa, espaço e ação, sendo que, no primeiro contexto, ressaltamos a agência dos espaços sobre a imaginação criativa e, no segundo, evidenciamos a relação com o objeto inserido nos jogos. Com essa pesquisa percebemos as comunicações possíveis entre as culturas da infância e a organização de uma ação teatral contemporânea. Diálogos estes que só se tornaram audíveis a partir da análise das relações das crianças com os espaços e entre pares, onde tensionamos a organização teatral dramática, pautada no texto, já que as crianças também demonstram capacidades potentes para dialogar com outro modo de operar a teatralidade.Nas intervenções pedagógicas, verificamos diferentes graus de apropriação do objeto, reflexo dos diferentes objetivos dos jogos e também da individualidade dos integrantes do grupo. Cada um mostrando-se mais próximo ou distante de elaborações metafóricas ou ilustrativas, experienciaram as teatralidades construindo narrativas, espaços e ações em diferentes dimensões por meio da ressignificação do objeto oferecido como mote de criação. |
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Maria Cristina Soares de GouveaRicardo Carvalho de FigueiredoNeide das Gracas de Souza BortoliniIza Rodrigues da LuzVinicius da Silva LirioLarissa Maria Santos Altemar2019-08-13T08:42:47Z2019-08-13T08:42:47Z2018-03-26http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZXL7YEsta dissertação analisa as teatralidades de crianças no cotidiano escolar da educação infantil e na aula de teatro. No primeiro caso, observamos as relações que as crianças estabelecem sem um direcionamento adulto e, no segundo, avaliamos a apropriação de objetos em jogos conduzidos pela professora de teatro. Para tal investigação, pautamo-nos metodologicamente na observação participante e na pesquisa de intervenção pedagógica, observando e participando da rotina escolar, em um primeiro momento, para, em seguida, realizar a intervenção pedagógica no tempo/ espaço da aula de teatro. Cabe apontar que a etapa das intervenções pedagógicas foi feita em conjunto com a professora de teatro e foi pautada nas análises das experiências das crianças na aula em questão. Compreendemos, desde o planejamento, execução e análise, que são as falas, os gestos e as reflexões das crianças e da professora parceira que constituem essa pesquisa. Estabelecemos diálogos com autores do campo da infância (CORSARO, 1985,1992, 2002; SARMENTO 2004, 2005, 2008, 2011; VIGOTSKI, 2014, 1988) e do teatro (ALMEIDA JUNIOR, 2007abc; JAPIASSU, 2003, 2009; LEONARDELLI, 2011; MACHADO 2010abcd, 2011, 2012; PUPO, 2001, 2005, 2010; RYNGAERT 2009) com o intuito de proporcionar um encontro reflexivo sobre o teatro com crianças pequenas. Organizamos as análises nos dois contextos, cotidiano escolar e aula de teatro, a partir dos elementos teatrais: narrativa, espaço e ação, sendo que, no primeiro contexto, ressaltamos a agência dos espaços sobre a imaginação criativa e, no segundo, evidenciamos a relação com o objeto inserido nos jogos. Com essa pesquisa percebemos as comunicações possíveis entre as culturas da infância e a organização de uma ação teatral contemporânea. Diálogos estes que só se tornaram audíveis a partir da análise das relações das crianças com os espaços e entre pares, onde tensionamos a organização teatral dramática, pautada no texto, já que as crianças também demonstram capacidades potentes para dialogar com outro modo de operar a teatralidade.Nas intervenções pedagógicas, verificamos diferentes graus de apropriação do objeto, reflexo dos diferentes objetivos dos jogos e também da individualidade dos integrantes do grupo. Cada um mostrando-se mais próximo ou distante de elaborações metafóricas ou ilustrativas, experienciaram as teatralidades construindo narrativas, espaços e ações em diferentes dimensões por meio da ressignificação do objeto oferecido como mote de criação.The present treatise investigates the theatricalities of young children, in both the early childhood education school routine and the acting class. In the former case we observed the relations that the children establish without any guidance from an adult, while in the latter we surveyed the appropriation of objects during activities guided by the acting teacher. In order to perform such investigation, we took as methodological bases the participant observation and the pedagogical intervention research, first observing and taking part to the school routine, and then performing the pedagogical intervention in the time/space of the acting class. It is remarked that the pedagogical intervention phase was performed together with the acting teacher and based on the analysis of the children experiences in the aforementioned class. Starting from the phase of planning, to the phases of execution and analysis, we perceived that the lines, gestures, and reflections of the children and of the accompanying teacher are the elements that constitute this research. We established dialogs with authors in the area of childhood (CORSARO, 1985,1992, 2002; SARMENTO 2004, 2005, 2008, 2011, VIGOTSKI, 2014, 1988) and theater (ALMEIDA JUNIOR, 2007abc, JAPIASSU, 2003, 2009, LEONARDELLI, 2011, MACHADO 2010abc, 2011, 2012, PUPO, 2001, 2005, 2010, RYNGAERT 2009), aiming to provide different reflections about the theater with young children. We organized the analyses in the two considered contexts, daily school routine and acting class, starting from theatrical elements: narrative, space and action, emphasizing, in the first context, the effect of spaces over creative imagination, and in the second one, the connection with the object involved in games. With this research we perceived the possible dialogues between childhood cultures and the organization of a contemporary theatrical action. These dialogues have become noticeable only through the analysis of young children's relations with spaces and between peers, where we stressed the dramatic theatrical organization, based on the text, since children also demonstrated powerful abilities to dialogue with another way of operating the theatricality. During the pedagogical interventions, we perceived different degrees of appropriation of the object, a consequence of the different goals of the games and also of the individuality of the group members. Each one, being closer to or distant from metaphorical or illustrative elaborations, experienced theatricalities by constructing narratives, spaces and actions in different dimensions by means of the re-signification of the object offered as a motto of creation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro Estudo e ensinoEducaçãoRepresentação teatralEducação de criançasTeatro escolarTeatro na educaçãoTeatroEducação infantilCriançasObjetoTeatralidadesTeatralidades no espaço escolar: uma investigação com crianças da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta_ao_final_larissa_altemar.pdfapplication/pdf6843003https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZXL7Y/1/disserta_ao_final_larissa_altemar.pdfb2bbe60ef1030bd2ae41367d1df6a02eMD51TEXTdisserta_ao_final_larissa_altemar.pdf.txtdisserta_ao_final_larissa_altemar.pdf.txtExtracted texttext/plain320743https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZXL7Y/2/disserta_ao_final_larissa_altemar.pdf.txt650874451b8e3c9dd5fd9704b5b00842MD521843/BUOS-AZXL7Y2019-11-14 22:12:43.331oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AZXL7YRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:12:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Esta dissertação analisa as teatralidades de crianças no cotidiano escolar da educação infantil e na aula de teatro. No primeiro caso, observamos as relações que as crianças estabelecem sem um direcionamento adulto e, no segundo, avaliamos a apropriação de objetos em jogos conduzidos pela professora de teatro. Para tal investigação, pautamo-nos metodologicamente na observação participante e na pesquisa de intervenção pedagógica, observando e participando da rotina escolar, em um primeiro momento, para, em seguida, realizar a intervenção pedagógica no tempo/ espaço da aula de teatro. Cabe apontar que a etapa das intervenções pedagógicas foi feita em conjunto com a professora de teatro e foi pautada nas análises das experiências das crianças na aula em questão. Compreendemos, desde o planejamento, execução e análise, que são as falas, os gestos e as reflexões das crianças e da professora parceira que constituem essa pesquisa. Estabelecemos diálogos com autores do campo da infância (CORSARO, 1985,1992, 2002; SARMENTO 2004, 2005, 2008, 2011; VIGOTSKI, 2014, 1988) e do teatro (ALMEIDA JUNIOR, 2007abc; JAPIASSU, 2003, 2009; LEONARDELLI, 2011; MACHADO 2010abcd, 2011, 2012; PUPO, 2001, 2005, 2010; RYNGAERT 2009) com o intuito de proporcionar um encontro reflexivo sobre o teatro com crianças pequenas. Organizamos as análises nos dois contextos, cotidiano escolar e aula de teatro, a partir dos elementos teatrais: narrativa, espaço e ação, sendo que, no primeiro contexto, ressaltamos a agência dos espaços sobre a imaginação criativa e, no segundo, evidenciamos a relação com o objeto inserido nos jogos. Com essa pesquisa percebemos as comunicações possíveis entre as culturas da infância e a organização de uma ação teatral contemporânea. Diálogos estes que só se tornaram audíveis a partir da análise das relações das crianças com os espaços e entre pares, onde tensionamos a organização teatral dramática, pautada no texto, já que as crianças também demonstram capacidades potentes para dialogar com outro modo de operar a teatralidade.Nas intervenções pedagógicas, verificamos diferentes graus de apropriação do objeto, reflexo dos diferentes objetivos dos jogos e também da individualidade dos integrantes do grupo. Cada um mostrando-se mais próximo ou distante de elaborações metafóricas ou ilustrativas, experienciaram as teatralidades construindo narrativas, espaços e ações em diferentes dimensões por meio da ressignificação do objeto oferecido como mote de criação. |
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