Desigualdade regional, migração e urbanização: três ensaios sobre desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flavia Lucia Chein Feres
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-6XHNB6
Resumo: Esta tese aplica temas freqüentemente abordados pela teoria do desenvolvimento econômico ao estudo de cidades, num contexto de economias em desenvolvimento. São apresentados três ensaios que tratam de desigualdades regionais, migração e urbanização no Brasil, utilizando dados dos Censos Demográficos. O primeiro artigo, intitulado Desenvolvimento Desigual; evidências para o Brasil descreve o processo de desenvolvimento da economia brasileira, ocorrido no período de 1970 a 2000, buscando identificar sinais de convergência ou agravamento das desigualdades regionais. Os resultados apontam para a existência de um processo de desenvolvimento desigual que é preservado ao longo das três décadas e vai além das divisões administrativas das Unidades da Federação ou da partição do país entre Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. No segundo artigo Migração e Mercado de Trabalho Regional são estimados os efeitos do choque de migração, induzidos pela construção da rodovia Belém-Teresina, sobre os salários nas localidades de origem. Objetivando melhorar a consistência das estimativas das elasticidades de substituição entre capital e trabalho e entre grupos de trabalhadores, a distância à rodovia é utilizada como instrumento para o total de emigrantes, que, por sua vez, é o choque de oferta necessário para a identificação da condição de demanda. A utilização desse instrumento torna os coeficientes estimados mais significativos e negativos, fazendo com que os efeitos simulados sobre o salário aumentem. Os resultados mostram que a saída de trabalhadores de áreas vizinhas à rodovia para localidades por ela atravessadas não geram apenas efeitos positivos sobre os salários na origem. Em várias localidades, para diferentes grupos de qualificação, houve redução ao invés de aumento de salários, com o efeito complementaridade sendo maior que o efeito substituição. Finalmente, o artigo Custos de Transporte, Urbanização e Desenvolvimento: evidências a partir da criação de Cidades investiga os impactos da urbanização sobre os rendimentos individuais, analisando o choque de urbanização causado pela construção da rodovia Belém-Teresina e pela pavimentação da Cuiabá-Porto Velho. Conclui-se que existe uma relação positiva entre urbanização e rendimento, mas essa relação não é, necessariamente, direta. Características individuais e a estrutura produtiva e do mercado de trabalho local aparecem como importantes canais dessa relação.
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Os resultados apontam para a existência de um processo de desenvolvimento desigual que é preservado ao longo das três décadas e vai além das divisões administrativas das Unidades da Federação ou da partição do país entre Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. No segundo artigo Migração e Mercado de Trabalho Regional são estimados os efeitos do choque de migração, induzidos pela construção da rodovia Belém-Teresina, sobre os salários nas localidades de origem. Objetivando melhorar a consistência das estimativas das elasticidades de substituição entre capital e trabalho e entre grupos de trabalhadores, a distância à rodovia é utilizada como instrumento para o total de emigrantes, que, por sua vez, é o choque de oferta necessário para a identificação da condição de demanda. A utilização desse instrumento torna os coeficientes estimados mais significativos e negativos, fazendo com que os efeitos simulados sobre o salário aumentem. Os resultados mostram que a saída de trabalhadores de áreas vizinhas à rodovia para localidades por ela atravessadas não geram apenas efeitos positivos sobre os salários na origem. Em várias localidades, para diferentes grupos de qualificação, houve redução ao invés de aumento de salários, com o efeito complementaridade sendo maior que o efeito substituição. Finalmente, o artigo Custos de Transporte, Urbanização e Desenvolvimento: evidências a partir da criação de Cidades investiga os impactos da urbanização sobre os rendimentos individuais, analisando o choque de urbanização causado pela construção da rodovia Belém-Teresina e pela pavimentação da Cuiabá-Porto Velho. Conclui-se que existe uma relação positiva entre urbanização e rendimento, mas essa relação não é, necessariamente, direta. Características individuais e a estrutura produtiva e do mercado de trabalho local aparecem como importantes canais dessa relação.This thesis applies common themes in Development Economics to the study of cities in a context of developing economies. The article Uneven Development: evidences for Brazil presents the Brazilian process of economic development over the 1970-2000 period, establishing direct evidence on convergence or divergence. Based on the Demographic Census data, the results points out to an unequal development process among regions. There is no evidence of convergence in the three decades analyzed, and the spatial heterogeneity goes beyond the geographical administrative divisions of the States or the macro regions North, Northeast, Center-West, Southeast and South. The paper Migration and Regional Labor Market estimates the labor market impact of emigration caused by the construction of the Belém-Teresina road. In other to estimate more consistently the elasticities of substitution, we use the distance to the road as an instrument to the total of emigrants, which represents the supply shift that identifies the demand condition. This approach estimates negative and significant coefficients and, consequently, the wage effects are larger. The analysis indicates that emigration lowers the wage of workers in some skill groups at different cities, although the average effect was positive. Finally, the article Transport Costs, Urbanization and Development: evidences from cities formation investigates the relationship between urbanization and individual incomes. We find that, although this relationship exists, it is not, necessarily, direct. Productive structure and local labor market are important channels that link urbanization and individual income.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEconomia regionalBrasil Condições econômicasMigração interna BrasilUrbanização BrasilDesenvolvimento econômicoDisparidades regionais BrasilMigraçãoDesenvolvimento econômicoUrbanizaçãoDesigualdade regional, migração e urbanização: três ensaios sobre desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final1112.pdfapplication/pdf2547238https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-6XHNB6/1/tese_final1112.pdf8f435e8da96ecaee8dc9135fe8178f5dMD51TEXTtese_final1112.pdf.txttese_final1112.pdf.txtExtracted texttext/plain272472https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-6XHNB6/2/tese_final1112.pdf.txt9d3b871da45ebfe2ef1b43ded5cb6c00MD521843/AMSA-6XHNB62019-11-14 05:26:07.656oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-6XHNB6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:26:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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