Formação de professores do Programa Escola Integrada (PEI) na perspectiva da educação especial e inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/33144 |
Resumo: | This paper presents an intervention research in the inclusive education process showing the need of a systematic change in the school context. The intervention research took place with the collaboration of educators such as monitors and scholarship members from Integrated School Program (PEI) in a Municipal School of Belo Horizonte City in Minas gerais State. Based on the specialized literature over the theme, this study raised questions formation of teachers, inclusive education in contemporary education. Considering the conflicts and tensions experienced by teachers in the context where there are inclusive students, we propose this intervention research as collaborative work with the monitors and scholarship members from PEI, since they are in contact with the students after or before school time. This research adopted a qualitative methodological procedures using data collection instruments such as questionnaires and observation of the researcher. Finally, we present an analysis of the personal impressions of the group involved and we discuss the repercussions effects and changes about looking at inclusive students as a subject in the education process. |
id |
UFMG_b97ec3116110c11808946ea25ce83e9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/33144 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores do Programa Escola Integrada (PEI) na perspectiva da educação especial e inclusivaEducação especial. Educação inclusivaFormação de educadoresEducação especialEducação inclusivaInclusão em educaçãoProfessores - FormaçãoProfessores de educação especial - FormaçãoDeficiências do desenvolvimentoCapacidade de aprendizagemThis paper presents an intervention research in the inclusive education process showing the need of a systematic change in the school context. The intervention research took place with the collaboration of educators such as monitors and scholarship members from Integrated School Program (PEI) in a Municipal School of Belo Horizonte City in Minas gerais State. Based on the specialized literature over the theme, this study raised questions formation of teachers, inclusive education in contemporary education. Considering the conflicts and tensions experienced by teachers in the context where there are inclusive students, we propose this intervention research as collaborative work with the monitors and scholarship members from PEI, since they are in contact with the students after or before school time. This research adopted a qualitative methodological procedures using data collection instruments such as questionnaires and observation of the researcher. Finally, we present an analysis of the personal impressions of the group involved and we discuss the repercussions effects and changes about looking at inclusive students as a subject in the education process.Apresentamos a presente pesquisa-intervenção, tendo em vista o processo da educação inclusiva e a necessidade de sua efetiva implementação no espaço escolar. A pesquisa-intervenção foi realizada junto aos educadores (monitores e bolsistas) do Programa Escola Integrada – PEI, em uma escola municipal da rede de ensino do município de Belo Horizonte - MG. Com base na literatura especializada, apontamos as questões sobre a formação do professor, tendo em vista a necessidade da produção de saberes necessários para a educação contemporânea, sob a perspectiva da educação inclusiva. Mediante os conflitos e tensões vivenciados pelo professor para o atendimento ao estudante com deficiência, propomos esta pesquisa-intervenção junto aos monitores e bolsistas do PEI, visto que esses profissionais atuam diretamente com os estudantes em seu contraturno de estudo. A pesquisa-intervenção foi realizada a partir da perspectiva qualitativa, os instrumentos utilizados foram questionário e a observação da pesquisadora. Apresentamos a análise das impressões coletadas no trabalho realizado junto ao grupo de educadores, a repercussão e as mudanças na forma de olhar o sujeito com deficiência.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação BásicaUFMGLibéria Rodrigues Neveshttp://lattes.cnpq.br/6650731475010379Sirleine Brandão de SouzaCynthia Loureiro Amorim2020-04-08T12:54:26Z2020-04-08T12:54:26Z2019-12-07Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/33144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2020-04-09T06:20:41Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/33144Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2020-04-09T06:20:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores do Programa Escola Integrada (PEI) na perspectiva da educação especial e inclusiva |
title |
Formação de professores do Programa Escola Integrada (PEI) na perspectiva da educação especial e inclusiva |
spellingShingle |
Formação de professores do Programa Escola Integrada (PEI) na perspectiva da educação especial e inclusiva Cynthia Loureiro Amorim Educação especial . Educação inclusiva Formação de educadores Educação especial Educação inclusiva Inclusão em educação Professores - Formação Professores de educação especial - Formação Deficiências do desenvolvimento Capacidade de aprendizagem |
title_short |
Formação de professores do Programa Escola Integrada (PEI) na perspectiva da educação especial e inclusiva |
title_full |
Formação de professores do Programa Escola Integrada (PEI) na perspectiva da educação especial e inclusiva |
title_fullStr |
Formação de professores do Programa Escola Integrada (PEI) na perspectiva da educação especial e inclusiva |
title_full_unstemmed |
Formação de professores do Programa Escola Integrada (PEI) na perspectiva da educação especial e inclusiva |
title_sort |
Formação de professores do Programa Escola Integrada (PEI) na perspectiva da educação especial e inclusiva |
author |
Cynthia Loureiro Amorim |
author_facet |
Cynthia Loureiro Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Libéria Rodrigues Neves http://lattes.cnpq.br/6650731475010379 Sirleine Brandão de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cynthia Loureiro Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial . Educação inclusiva Formação de educadores Educação especial Educação inclusiva Inclusão em educação Professores - Formação Professores de educação especial - Formação Deficiências do desenvolvimento Capacidade de aprendizagem |
topic |
Educação especial . Educação inclusiva Formação de educadores Educação especial Educação inclusiva Inclusão em educação Professores - Formação Professores de educação especial - Formação Deficiências do desenvolvimento Capacidade de aprendizagem |
description |
This paper presents an intervention research in the inclusive education process showing the need of a systematic change in the school context. The intervention research took place with the collaboration of educators such as monitors and scholarship members from Integrated School Program (PEI) in a Municipal School of Belo Horizonte City in Minas gerais State. Based on the specialized literature over the theme, this study raised questions formation of teachers, inclusive education in contemporary education. Considering the conflicts and tensions experienced by teachers in the context where there are inclusive students, we propose this intervention research as collaborative work with the monitors and scholarship members from PEI, since they are in contact with the students after or before school time. This research adopted a qualitative methodological procedures using data collection instruments such as questionnaires and observation of the researcher. Finally, we present an analysis of the personal impressions of the group involved and we discuss the repercussions effects and changes about looking at inclusive students as a subject in the education process. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-07 2020-04-08T12:54:26Z 2020-04-08T12:54:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/33144 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/33144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829873194270720 |