Região, população e transportes em Minas Gerais na era Vargas. as contradições da era ferroviária e as correlações entre infraestrutura viária, território heterogêneo e a distribuição e mobilidade populacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo Magalhães Godoy
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lidiany Silva Barbosa, Thiago Antônio da Silva Camini, Diego Ferreira Fonseca, Danielle Cristina Gomes Correa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.1590/2237-101X01803503
http://hdl.handle.net/1843/45306
Resumo: O artigo consolida os resultados de pesquisa que se fundamentou em um expressivo conjunto de dados inéditos sobre o sistema de transportes de Minas Gerais na Era Vargas e que se orientou por dois objetivos principais: i. demonstrar as contradições da era ferroviária em formação regional heterogênea e as decorrentes implicações nos processos de integração intra e inter-regional; ii. estabelecer conexões entre o caráter e o alcance da primeira modernização dos transportes e os aspectos de estrutura e dinâmica demográfica. Constatou-se a persistência da infraestrutura viária tradicional mineira no final da década de 1930. Os processos de industrialização, urbanização, expansão do capitalismo no campo, mudança social e migrações intra e inter-regionais, em curso no Brasil desde as primeiras décadas do século XX, foram condicionados em Minas Gerais pelo grau de desenvolvimento dos transportes ou pelo não rompimento de padrões tradicionais de circulação, em geral, e de mobilidade populacional, em particular.
id UFMG_ba2b60e3b79e293c0ca3c19824ab54ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/45306
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2022-09-19T20:36:25Z2022-09-19T20:36:25Z20171835274302https://doi.org/10.1590/2237-101X018035032237101Xhttp://hdl.handle.net/1843/45306O artigo consolida os resultados de pesquisa que se fundamentou em um expressivo conjunto de dados inéditos sobre o sistema de transportes de Minas Gerais na Era Vargas e que se orientou por dois objetivos principais: i. demonstrar as contradições da era ferroviária em formação regional heterogênea e as decorrentes implicações nos processos de integração intra e inter-regional; ii. estabelecer conexões entre o caráter e o alcance da primeira modernização dos transportes e os aspectos de estrutura e dinâmica demográfica. Constatou-se a persistência da infraestrutura viária tradicional mineira no final da década de 1930. Os processos de industrialização, urbanização, expansão do capitalismo no campo, mudança social e migrações intra e inter-regionais, em curso no Brasil desde as primeiras décadas do século XX, foram condicionados em Minas Gerais pelo grau de desenvolvimento dos transportes ou pelo não rompimento de padrões tradicionais de circulação, em geral, e de mobilidade populacional, em particular.This article consolidates the results of a research based on a significant set of new data about the Minas Gerais transportation system during the Vargas Era, and was guided by twomain objectives: i. demonstrate the contradictions of the rail era in heterogeneous regional formation, and the resulting implications for intra- and inter-regional integration processes; ii. establish connections between the character and range of the first modernization of transportation, and aspects of the demographic structure and dynamics. It found the persistence of traditional Minas Gerais’ road infrastructure in the late 1930s. The processes of industrialization, urbanization, expansion of capitalism in the countryside, social change, and intra- and inter-regional migration, undergone in Brazil since the early decades of the twentieth century, have been conditioned in Minas Gerais by the degree of transportation development or by the non disruption of traditional patterns of circulation in general, and population mobility in particular.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASTopoi Revista de HistoriaTransporteIntegração regionalMinas GeraisTransporte ferroviárioInfraestrutura de transporteMinas GeraisEra VargasRegiãoPopulaçãoTransportesRegião, população e transportes em Minas Gerais na era Vargas. as contradições da era ferroviária e as correlações entre infraestrutura viária, território heterogêneo e a distribuição e mobilidade populacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://www.scielo.br/j/topoi/a/Xj3Mr88S5knnB96pzxD6Pqc/?lang=ptMarcelo Magalhães GodoyLidiany Silva BarbosaThiago Antônio da Silva CaminiDiego Ferreira FonsecaDanielle Cristina Gomes Correaapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45306/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALRegião, população e transportes em Minas Gerais na era Vargas.pdfRegião, população e transportes em Minas Gerais na era Vargas.pdfapplication/pdf4612783https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45306/2/Regi%c3%a3o%2c%20popula%c3%a7%c3%a3o%20e%20transportes%20em%20Minas%20Gerais%20na%20era%20Vargas.pdf64fbcc4daf933b57c7edd3baf8432f8cMD521843/453062022-09-19 17:36:26.414oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-09-19T20:36:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Região, população e transportes em Minas Gerais na era Vargas. as contradições da era ferroviária e as correlações entre infraestrutura viária, território heterogêneo e a distribuição e mobilidade populacional
title Região, população e transportes em Minas Gerais na era Vargas. as contradições da era ferroviária e as correlações entre infraestrutura viária, território heterogêneo e a distribuição e mobilidade populacional
spellingShingle Região, população e transportes em Minas Gerais na era Vargas. as contradições da era ferroviária e as correlações entre infraestrutura viária, território heterogêneo e a distribuição e mobilidade populacional
Marcelo Magalhães Godoy
Minas Gerais
Era Vargas
Região
População
Transportes
Transporte
Integração regional
Minas Gerais
Transporte ferroviário
Infraestrutura de transporte
title_short Região, população e transportes em Minas Gerais na era Vargas. as contradições da era ferroviária e as correlações entre infraestrutura viária, território heterogêneo e a distribuição e mobilidade populacional
title_full Região, população e transportes em Minas Gerais na era Vargas. as contradições da era ferroviária e as correlações entre infraestrutura viária, território heterogêneo e a distribuição e mobilidade populacional
title_fullStr Região, população e transportes em Minas Gerais na era Vargas. as contradições da era ferroviária e as correlações entre infraestrutura viária, território heterogêneo e a distribuição e mobilidade populacional
title_full_unstemmed Região, população e transportes em Minas Gerais na era Vargas. as contradições da era ferroviária e as correlações entre infraestrutura viária, território heterogêneo e a distribuição e mobilidade populacional
title_sort Região, população e transportes em Minas Gerais na era Vargas. as contradições da era ferroviária e as correlações entre infraestrutura viária, território heterogêneo e a distribuição e mobilidade populacional
author Marcelo Magalhães Godoy
author_facet Marcelo Magalhães Godoy
Lidiany Silva Barbosa
Thiago Antônio da Silva Camini
Diego Ferreira Fonseca
Danielle Cristina Gomes Correa
author_role author
author2 Lidiany Silva Barbosa
Thiago Antônio da Silva Camini
Diego Ferreira Fonseca
Danielle Cristina Gomes Correa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo Magalhães Godoy
Lidiany Silva Barbosa
Thiago Antônio da Silva Camini
Diego Ferreira Fonseca
Danielle Cristina Gomes Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Minas Gerais
Era Vargas
Região
População
Transportes
topic Minas Gerais
Era Vargas
Região
População
Transportes
Transporte
Integração regional
Minas Gerais
Transporte ferroviário
Infraestrutura de transporte
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Transporte
Integração regional
Minas Gerais
Transporte ferroviário
Infraestrutura de transporte
description O artigo consolida os resultados de pesquisa que se fundamentou em um expressivo conjunto de dados inéditos sobre o sistema de transportes de Minas Gerais na Era Vargas e que se orientou por dois objetivos principais: i. demonstrar as contradições da era ferroviária em formação regional heterogênea e as decorrentes implicações nos processos de integração intra e inter-regional; ii. estabelecer conexões entre o caráter e o alcance da primeira modernização dos transportes e os aspectos de estrutura e dinâmica demográfica. Constatou-se a persistência da infraestrutura viária tradicional mineira no final da década de 1930. Os processos de industrialização, urbanização, expansão do capitalismo no campo, mudança social e migrações intra e inter-regionais, em curso no Brasil desde as primeiras décadas do século XX, foram condicionados em Minas Gerais pelo grau de desenvolvimento dos transportes ou pelo não rompimento de padrões tradicionais de circulação, em geral, e de mobilidade populacional, em particular.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-19T20:36:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-19T20:36:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/45306
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/2237-101X01803503
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237101X
url https://doi.org/10.1590/2237-101X01803503
http://hdl.handle.net/1843/45306
identifier_str_mv 2237101X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Topoi Revista de Historia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45306/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45306/2/Regi%c3%a3o%2c%20popula%c3%a7%c3%a3o%20e%20transportes%20em%20Minas%20Gerais%20na%20era%20Vargas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
64fbcc4daf933b57c7edd3baf8432f8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589490359402496