Jovens educadores no contexto de uma ação pública voltada para a juventude na periferia de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saulo Pfeffer Geber
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87CGJM
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de análise os chamados oficineiros. Esses são jovens contratados por projetos e programas sociais para desenvolver oficinas culturais, esportivas e profissionalizantes em suas comunidades, na periferia da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Busca-se compreender quem são esses jovens, os objetivos que atribuem às suas práticas educativas e como essas se relacionam com os projetos de vida dos mesmos. Tendo como universo empírico o Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!, foi feita uma pesquisa quantitativa por meio da aplicação de um questionário aos oficineiros jovens do programa que atuam em Belo Horizonte. Na tentativa de uma melhor compreensão dos dados quantitativos, também foram realizados contatos e observações com oficineiros e técnicos do programa. Uma primeira constatação feita foi a de que, mesmo valorizando os saberes trabalhados em suas oficinas, os oficineiros atribuíram importância central à perspectiva da socialização nas ações educativas por eles desenvolvidas. A análise também nos permitiu constatar que esses educadores, por conhecerem os jovens participantes de suas oficinas, por saberem onde vivem e por terem habilidade de dialogar com eles, acabam assumindo uma postura de mediadores sociais entre as políticas públicas que os contratam e os jovens alvos dessas ações. Analisando o contexto de atuação dos oficineiros, outra discussão abordada na pesquisa são as precárias condições de muitas das ações públicas voltadas para a juventude. Essa precariedade tende a limitar a ação educativa desses jovens e reflete-se nos projetos de vida dos mesmos em relação às possibilidades de uma profissionalização como educadores.
id UFMG_bba0ae451feae23335d2b4e7dd435607
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87CGJM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Juarez Tarcisio DayrellPaulo Cesar Rodrigues CarranoNilma Lino GomesSaulo Pfeffer Geber2019-08-11T07:31:32Z2019-08-11T07:31:32Z2010-06-16http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87CGJMEsta pesquisa tem como objeto de análise os chamados oficineiros. Esses são jovens contratados por projetos e programas sociais para desenvolver oficinas culturais, esportivas e profissionalizantes em suas comunidades, na periferia da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Busca-se compreender quem são esses jovens, os objetivos que atribuem às suas práticas educativas e como essas se relacionam com os projetos de vida dos mesmos. Tendo como universo empírico o Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!, foi feita uma pesquisa quantitativa por meio da aplicação de um questionário aos oficineiros jovens do programa que atuam em Belo Horizonte. Na tentativa de uma melhor compreensão dos dados quantitativos, também foram realizados contatos e observações com oficineiros e técnicos do programa. Uma primeira constatação feita foi a de que, mesmo valorizando os saberes trabalhados em suas oficinas, os oficineiros atribuíram importância central à perspectiva da socialização nas ações educativas por eles desenvolvidas. A análise também nos permitiu constatar que esses educadores, por conhecerem os jovens participantes de suas oficinas, por saberem onde vivem e por terem habilidade de dialogar com eles, acabam assumindo uma postura de mediadores sociais entre as políticas públicas que os contratam e os jovens alvos dessas ações. Analisando o contexto de atuação dos oficineiros, outra discussão abordada na pesquisa são as precárias condições de muitas das ações públicas voltadas para a juventude. Essa precariedade tende a limitar a ação educativa desses jovens e reflete-se nos projetos de vida dos mesmos em relação às possibilidades de uma profissionalização como educadores.This research has the objective to analyze what we call oficineiros. These are the young people hired by projects and social programs to develop cultural, sporting and professional workshops in their communities, on the periphery of the Belo Horizonte Metropolitan Region. We searched to understand who this young people are, which objectives they give to their educational practices and how they connect to their life project. Having the Murder Control Project Fica Vivo as the empiric universe, a quantity research was made by a questionnaire applied on the young oficineiros that work in Belo Horizonte. Trying to get a better understood of this quantitative data we also made contacts and observations with the oficineiros and program technical workers. The first discovery was that even valuing the knowledge worked in their workshops, the oficineiros also give central importance to their socializing perspective on the educational actions developed by them. The analyze also allow us to realize that this educators, as a result of their knowledge about young participators, know where they live and have the ability to talk to them, so they assume the posture of social mediators between the publishes policies that hired them and the youth, target of this actions. Analyzing the acting context of this oficineiros, another discussion on this research are the precarious conditions that many public actions focused on the youth presents. This precariousness tends to limit the educational action of this youth and reflects on their life projects, and that is related to their possibilities of professionalization as educators.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPrograma de Controle de Homicídios Fica Vivo!Sociologia educacionalEducação Aspectos sociaisJuventude Políticas públicasEducação e EstadoEducação e políticas públicas de juventudeJuventudeJovens educadores no contexto de uma ação pública voltada para a juventude na periferia de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_de_mestrado_de_saulo_pfeffer_geber.pdfapplication/pdf995314https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87CGJM/1/disserta__o_de_mestrado_de_saulo_pfeffer_geber.pdf97070f0629691a8cccbb432c16793a47MD51TEXTdisserta__o_de_mestrado_de_saulo_pfeffer_geber.pdf.txtdisserta__o_de_mestrado_de_saulo_pfeffer_geber.pdf.txtExtracted texttext/plain324143https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87CGJM/2/disserta__o_de_mestrado_de_saulo_pfeffer_geber.pdf.txt130267100b5c019701630c23f14d9dffMD521843/FAEC-87CGJM2019-11-14 09:33:58.892oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87CGJMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:33:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jovens educadores no contexto de uma ação pública voltada para a juventude na periferia de Belo Horizonte
title Jovens educadores no contexto de uma ação pública voltada para a juventude na periferia de Belo Horizonte
spellingShingle Jovens educadores no contexto de uma ação pública voltada para a juventude na periferia de Belo Horizonte
Saulo Pfeffer Geber
Educação e políticas públicas de juventude
Juventude
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Sociologia educacional
Educação Aspectos sociais
Juventude Políticas públicas
Educação e Estado
title_short Jovens educadores no contexto de uma ação pública voltada para a juventude na periferia de Belo Horizonte
title_full Jovens educadores no contexto de uma ação pública voltada para a juventude na periferia de Belo Horizonte
title_fullStr Jovens educadores no contexto de uma ação pública voltada para a juventude na periferia de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Jovens educadores no contexto de uma ação pública voltada para a juventude na periferia de Belo Horizonte
title_sort Jovens educadores no contexto de uma ação pública voltada para a juventude na periferia de Belo Horizonte
author Saulo Pfeffer Geber
author_facet Saulo Pfeffer Geber
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Juarez Tarcisio Dayrell
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paulo Cesar Rodrigues Carrano
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nilma Lino Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Saulo Pfeffer Geber
contributor_str_mv Juarez Tarcisio Dayrell
Paulo Cesar Rodrigues Carrano
Nilma Lino Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e políticas públicas de juventude
Juventude
topic Educação e políticas públicas de juventude
Juventude
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Sociologia educacional
Educação Aspectos sociais
Juventude Políticas públicas
Educação e Estado
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Sociologia educacional
Educação Aspectos sociais
Juventude Políticas públicas
Educação e Estado
description Esta pesquisa tem como objeto de análise os chamados oficineiros. Esses são jovens contratados por projetos e programas sociais para desenvolver oficinas culturais, esportivas e profissionalizantes em suas comunidades, na periferia da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Busca-se compreender quem são esses jovens, os objetivos que atribuem às suas práticas educativas e como essas se relacionam com os projetos de vida dos mesmos. Tendo como universo empírico o Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!, foi feita uma pesquisa quantitativa por meio da aplicação de um questionário aos oficineiros jovens do programa que atuam em Belo Horizonte. Na tentativa de uma melhor compreensão dos dados quantitativos, também foram realizados contatos e observações com oficineiros e técnicos do programa. Uma primeira constatação feita foi a de que, mesmo valorizando os saberes trabalhados em suas oficinas, os oficineiros atribuíram importância central à perspectiva da socialização nas ações educativas por eles desenvolvidas. A análise também nos permitiu constatar que esses educadores, por conhecerem os jovens participantes de suas oficinas, por saberem onde vivem e por terem habilidade de dialogar com eles, acabam assumindo uma postura de mediadores sociais entre as políticas públicas que os contratam e os jovens alvos dessas ações. Analisando o contexto de atuação dos oficineiros, outra discussão abordada na pesquisa são as precárias condições de muitas das ações públicas voltadas para a juventude. Essa precariedade tende a limitar a ação educativa desses jovens e reflete-se nos projetos de vida dos mesmos em relação às possibilidades de uma profissionalização como educadores.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T07:31:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T07:31:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87CGJM
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87CGJM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87CGJM/1/disserta__o_de_mestrado_de_saulo_pfeffer_geber.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87CGJM/2/disserta__o_de_mestrado_de_saulo_pfeffer_geber.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 97070f0629691a8cccbb432c16793a47
130267100b5c019701630c23f14d9dff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589414490734592