Estudo de mercado aplicado a um empreendimento farmacêutico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/60436 |
Resumo: | Atualmente o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. A oferta em grande parte dos ramos, normalmente, é maior que a demanda. Nesse contexto, o empresário que apresenta um perfil empreendedor tem se destacado, afinal os novos tempos carecem de novos comportamentos e estratégias. No entanto, toda ideia deve caminhar juntamente com um planejamento prévio, pois o empreendedor não pode se basear apenas na sorte; nesse sentido, torna-se relevante a realização de um estudo de mecado. O objetivo geral deste trabalho foi realizar um estudo de mercado a fim de subsidiar a elaboração de um Plano de negócios para atingir o sucesso numa organização do ramo farmacêutico. A metodologia foi embasada numa pesquisa bibliográfica na primeira parte, e, num segundo momento, foi realizado um estudo de caso, classificado como pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas e questionários. Ao final do trabalho, foi possível comprovar a importância estudo de mercado para elaboração do plano de negócios e sucesso do empreendimento |
id |
UFMG_bc5c5e55e6d74df50c66b2efd2333d0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/60436 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-11-01T17:25:05Z2023-11-01T17:25:05Z2022512526-9526http://hdl.handle.net/1843/60436Atualmente o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. A oferta em grande parte dos ramos, normalmente, é maior que a demanda. Nesse contexto, o empresário que apresenta um perfil empreendedor tem se destacado, afinal os novos tempos carecem de novos comportamentos e estratégias. No entanto, toda ideia deve caminhar juntamente com um planejamento prévio, pois o empreendedor não pode se basear apenas na sorte; nesse sentido, torna-se relevante a realização de um estudo de mecado. O objetivo geral deste trabalho foi realizar um estudo de mercado a fim de subsidiar a elaboração de um Plano de negócios para atingir o sucesso numa organização do ramo farmacêutico. A metodologia foi embasada numa pesquisa bibliográfica na primeira parte, e, num segundo momento, foi realizado um estudo de caso, classificado como pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas e questionários. Ao final do trabalho, foi possível comprovar a importância estudo de mercado para elaboração do plano de negócios e sucesso do empreendimentourrently, the market has become increasingly competitive. The supply in most branches is usually greater than the demand. In this context, the entrepreneur who presents an entrepreneurial profile has stood out. The new times need new behaviors and strategies. However, every idea must go hand in hand with prior planning, as the entrepreneur cannot rely solely on luck, in this sense, it is relevant to carry out a market study. The general objective of this work was to carry out a market study to support the elaboration of a business plan to achieve success in an organization in the pharmaceutical sector. The methodology was based on a bibliographic research in the first part, and, in a second moment, a case study was carried out, classified as qualitative research, through interviews and questionnaires. At the end of the work, it was possible to prove the importance of market research for the elaboration of the business plan and success of the enterpriseporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASRevista Estratégia e DesenvolvimentoEmpreendedorismoPlanejamento estratégicoEmpreendimentoGestão de negóciosPlanejamento estratégicoSucesso organizacionalEstudo de mercado aplicado a um empreendimento farmacêuticoMarket study applied to a pharmaceutical enterpriseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/RED/article/view/111146/27781Samia Mercado AlvarengaMarciscley Luis Jorge de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60436/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALESTUDO DE MERCADO APLICADO A UM EMPREENDIMENTO....pdfESTUDO DE MERCADO APLICADO A UM EMPREENDIMENTO....pdfapplication/pdf3243201https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60436/2/ESTUDO%20DE%20MERCADO%20APLICADO%20A%20UM%20EMPREENDIMENTO....pdfe399424b63c5dc8f937b4dbf3ddff8c3MD521843/604362023-11-01 17:49:42.469oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-01T20:49:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo de mercado aplicado a um empreendimento farmacêutico |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Market study applied to a pharmaceutical enterprise |
title |
Estudo de mercado aplicado a um empreendimento farmacêutico |
spellingShingle |
Estudo de mercado aplicado a um empreendimento farmacêutico Samia Mercado Alvarenga Empreendimento Gestão de negócios Planejamento estratégico Sucesso organizacional Empreendedorismo Planejamento estratégico |
title_short |
Estudo de mercado aplicado a um empreendimento farmacêutico |
title_full |
Estudo de mercado aplicado a um empreendimento farmacêutico |
title_fullStr |
Estudo de mercado aplicado a um empreendimento farmacêutico |
title_full_unstemmed |
Estudo de mercado aplicado a um empreendimento farmacêutico |
title_sort |
Estudo de mercado aplicado a um empreendimento farmacêutico |
author |
Samia Mercado Alvarenga |
author_facet |
Samia Mercado Alvarenga Marciscley Luis Jorge de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Marciscley Luis Jorge de Melo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Samia Mercado Alvarenga Marciscley Luis Jorge de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendimento Gestão de negócios Planejamento estratégico Sucesso organizacional |
topic |
Empreendimento Gestão de negócios Planejamento estratégico Sucesso organizacional Empreendedorismo Planejamento estratégico |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Empreendedorismo Planejamento estratégico |
description |
Atualmente o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. A oferta em grande parte dos ramos, normalmente, é maior que a demanda. Nesse contexto, o empresário que apresenta um perfil empreendedor tem se destacado, afinal os novos tempos carecem de novos comportamentos e estratégias. No entanto, toda ideia deve caminhar juntamente com um planejamento prévio, pois o empreendedor não pode se basear apenas na sorte; nesse sentido, torna-se relevante a realização de um estudo de mecado. O objetivo geral deste trabalho foi realizar um estudo de mercado a fim de subsidiar a elaboração de um Plano de negócios para atingir o sucesso numa organização do ramo farmacêutico. A metodologia foi embasada numa pesquisa bibliográfica na primeira parte, e, num segundo momento, foi realizado um estudo de caso, classificado como pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas e questionários. Ao final do trabalho, foi possível comprovar a importância estudo de mercado para elaboração do plano de negócios e sucesso do empreendimento |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-01T17:25:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-01T17:25:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/60436 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2526-9526 |
identifier_str_mv |
2526-9526 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/60436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Revista Estratégia e Desenvolvimento |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60436/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60436/2/ESTUDO%20DE%20MERCADO%20APLICADO%20A%20UM%20EMPREENDIMENTO....pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 e399424b63c5dc8f937b4dbf3ddff8c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589465694797824 |