Visão do professor sobre a aquisição da linguagem na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Carolina de Queiroz Pessoa Vieira
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/32794
Resumo: Este trabalho procura identificar, em um grupo de professores da Educação Infantil, como é vista e compreendida por eles a aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil procurando os condicionantes sociais e históricos que direcionam a prática desse professor. Dessa forma a análise, quer entender como esses professores enxergam o processo da aquisição da linguagem escrita nesse nível de ensino onde atuam, uma vez que as práticas desses profissionais são norteadas pelos documentos oficiais da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), bem como pela Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, tem como referências teóricas Soares (2017), Kato (2010), Morais (2012) Ferreiro & Teberosky e Chartier (2007) enquanto autores pesquisadores que tecem reflexões sobre a prática do professor, bem como sobre a compreensão de como se dá a aquisição do sistema de escrita por essas crianças. Foram utilizados registros da observação de três turmas do 2º ciclo de uma escola de Educação Infantil da PBH, atentando-se para a prática pedagógica desses professores. Também foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com esses professores com a intenção de compreender como os condicionantes sociais, históricos e profissionais influenciaram as suas práticas. Os resultados desvendam as influências sociais e históricas que estão por trás da prática desses professores, permeadas pela ausência de um consenso sobre como deve ser a aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil.
id UFMG_bcd0d4f0410c35e1510ac26c4c5a0552
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/32794
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Visão do professor sobre a aquisição da linguagem na educação infantilPrática do professorLinguagem escritaEducação InfantilPrática de ensinoescrita - Estudo e ensinoEducação pré-escolarEste trabalho procura identificar, em um grupo de professores da Educação Infantil, como é vista e compreendida por eles a aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil procurando os condicionantes sociais e históricos que direcionam a prática desse professor. Dessa forma a análise, quer entender como esses professores enxergam o processo da aquisição da linguagem escrita nesse nível de ensino onde atuam, uma vez que as práticas desses profissionais são norteadas pelos documentos oficiais da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), bem como pela Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, tem como referências teóricas Soares (2017), Kato (2010), Morais (2012) Ferreiro & Teberosky e Chartier (2007) enquanto autores pesquisadores que tecem reflexões sobre a prática do professor, bem como sobre a compreensão de como se dá a aquisição do sistema de escrita por essas crianças. Foram utilizados registros da observação de três turmas do 2º ciclo de uma escola de Educação Infantil da PBH, atentando-se para a prática pedagógica desses professores. Também foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com esses professores com a intenção de compreender como os condicionantes sociais, históricos e profissionais influenciaram as suas práticas. Os resultados desvendam as influências sociais e históricas que estão por trás da prática desses professores, permeadas pela ausência de um consenso sobre como deve ser a aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação BásicaUFMGGilcinei Teodoro Carvalhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=564F6A05C8A9F628C584569CEB851C03.jb_buscacv_245Viviane Maria Quintiliano ViannaAna Carolina de Queiroz Pessoa Vieira2020-03-09T21:02:36Z2020-03-09T21:02:36Z2019-12-07Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/32794porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2020-03-10T06:29:58Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/32794Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2020-03-10T06:29:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Visão do professor sobre a aquisição da linguagem na educação infantil
title Visão do professor sobre a aquisição da linguagem na educação infantil
spellingShingle Visão do professor sobre a aquisição da linguagem na educação infantil
Ana Carolina de Queiroz Pessoa Vieira
Prática do professor
Linguagem escrita
Educação Infantil
Prática de ensino
escrita - Estudo e ensino
Educação pré-escolar
title_short Visão do professor sobre a aquisição da linguagem na educação infantil
title_full Visão do professor sobre a aquisição da linguagem na educação infantil
title_fullStr Visão do professor sobre a aquisição da linguagem na educação infantil
title_full_unstemmed Visão do professor sobre a aquisição da linguagem na educação infantil
title_sort Visão do professor sobre a aquisição da linguagem na educação infantil
author Ana Carolina de Queiroz Pessoa Vieira
author_facet Ana Carolina de Queiroz Pessoa Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gilcinei Teodoro Carvalho
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=564F6A05C8A9F628C584569CEB851C03.jb_buscacv_245
Viviane Maria Quintiliano Vianna
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Carolina de Queiroz Pessoa Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática do professor
Linguagem escrita
Educação Infantil
Prática de ensino
escrita - Estudo e ensino
Educação pré-escolar
topic Prática do professor
Linguagem escrita
Educação Infantil
Prática de ensino
escrita - Estudo e ensino
Educação pré-escolar
description Este trabalho procura identificar, em um grupo de professores da Educação Infantil, como é vista e compreendida por eles a aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil procurando os condicionantes sociais e históricos que direcionam a prática desse professor. Dessa forma a análise, quer entender como esses professores enxergam o processo da aquisição da linguagem escrita nesse nível de ensino onde atuam, uma vez que as práticas desses profissionais são norteadas pelos documentos oficiais da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), bem como pela Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, tem como referências teóricas Soares (2017), Kato (2010), Morais (2012) Ferreiro & Teberosky e Chartier (2007) enquanto autores pesquisadores que tecem reflexões sobre a prática do professor, bem como sobre a compreensão de como se dá a aquisição do sistema de escrita por essas crianças. Foram utilizados registros da observação de três turmas do 2º ciclo de uma escola de Educação Infantil da PBH, atentando-se para a prática pedagógica desses professores. Também foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com esses professores com a intenção de compreender como os condicionantes sociais, históricos e profissionais influenciaram as suas práticas. Os resultados desvendam as influências sociais e históricas que estão por trás da prática desses professores, permeadas pela ausência de um consenso sobre como deve ser a aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-07
2020-03-09T21:02:36Z
2020-03-09T21:02:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/32794
url http://hdl.handle.net/1843/32794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829758878515200