Ler e compartilhar na web: práticas informacionais de blogueiros literários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jessica Patricia Silva de Sa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VAFA-BBLHZZ
Resumo: Uma das possibilidades que o leitor literário possui para compartilhar suas experiências de leitura é inserir-se no ambiente virtual, buscando outros leitores na web. Assim sendo, a presente pesquisa objetivou investigar os blogs literários buscando averiguar as práticas informacionais dos blogueiros no que diz respeito aos seus papéis como leitores, produtores de conteúdo e mediadores de leitura nos webrings, os círculos sociais de blogueiros, pertencentes à blogosfera literária. Acredita-se que a compreensão das práticas informacionais desses sujeitos pode fornecer importantes elementos para o entendimento das maneiras como os círculos sociais lidam com a informação nos blogs disponíveis na web. A abordagem social dos estudos de usuários da informação foi adotada como suporte teórico, baseando-se no conceito de práticas informacionais como forma de compreender a relação entre o sujeito e a informação. Foi realizada uma revisão teórica a respeito dos blogs, evidenciando o significado dos webrings como os círculos sociais formados pelos blogueiros na web. A leitura literária foi discutida com ênfase na sua apropriação e no seu compartilhamento. Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo em profundidade, a metodologia consistiu no uso da netnografia, que possibilitou uma imersão na blogosfera literária, utilizando-se a análise documental e a entrevista semiestruturada como técnicas de coleta de dados. Os dados obtidos foram avaliados com base na análise de conteúdo e discutidos à luz do embasamento teórico da pesquisa. Os resultados apontaram as práticas informacionais realizadas pelas oito blogueiras identificadas na amostra, que foram elencadas em quatro categorias: leitura, identidade, ações de informação e interação. A respeito dos papéis exercidos pelas blogueiras na blogosfera literária, identificou-se que elas atuam como leitoras e como produtoras de conteúdo. Contudo, não se pode considerar a atuação das blogueiras como mediadoras de leitura, apesar de incentivarem a leitura em seus blogs. A motivação de cada blogueira tanto para adentrar na blogosfera literária como para manter o seu blog ativo perpassa por questões pessoais, que vão além da simples vontade de compartilhar leituras: a necessidade de trabalhar a timidez, ter voz ativa e ser ouvida por outras pessoas, poder expressar sua própria opinião sobre as leituras, ser um exemplo para os filhos e mantê-los próximos, escapar da solidão, a responsabilidade com as parcerias editoriais e com os leitores do blog. No que tange à formação dos webrings, constatou-se que eles são formados tanto de forma virtual como presencial, por meio dos eventos literários. Contudo, a interação entre os blogueiros literários ocorre predominantemente no meio virtual.
id UFMG_c2b023a05b814487305b84ad5df9f935
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VAFA-BBLHZZ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Alberto Avila AraujoClaudio Paixao Anastacio de PaulaMarina Nogueira FerrazTatiane Krempser GandraJessica Patricia Silva de Sa2019-08-11T11:56:41Z2019-08-11T11:56:41Z2018-12-18http://hdl.handle.net/1843/VAFA-BBLHZZUma das possibilidades que o leitor literário possui para compartilhar suas experiências de leitura é inserir-se no ambiente virtual, buscando outros leitores na web. Assim sendo, a presente pesquisa objetivou investigar os blogs literários buscando averiguar as práticas informacionais dos blogueiros no que diz respeito aos seus papéis como leitores, produtores de conteúdo e mediadores de leitura nos webrings, os círculos sociais de blogueiros, pertencentes à blogosfera literária. Acredita-se que a compreensão das práticas informacionais desses sujeitos pode fornecer importantes elementos para o entendimento das maneiras como os círculos sociais lidam com a informação nos blogs disponíveis na web. A abordagem social dos estudos de usuários da informação foi adotada como suporte teórico, baseando-se no conceito de práticas informacionais como forma de compreender a relação entre o sujeito e a informação. Foi realizada uma revisão teórica a respeito dos blogs, evidenciando o significado dos webrings como os círculos sociais formados pelos blogueiros na web. A leitura literária foi discutida com ênfase na sua apropriação e no seu compartilhamento. Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo em profundidade, a metodologia consistiu no uso da netnografia, que possibilitou uma imersão na blogosfera literária, utilizando-se a análise documental e a entrevista semiestruturada como técnicas de coleta de dados. Os dados obtidos foram avaliados com base na análise de conteúdo e discutidos à luz do embasamento teórico da pesquisa. Os resultados apontaram as práticas informacionais realizadas pelas oito blogueiras identificadas na amostra, que foram elencadas em quatro categorias: leitura, identidade, ações de informação e interação. A respeito dos papéis exercidos pelas blogueiras na blogosfera literária, identificou-se que elas atuam como leitoras e como produtoras de conteúdo. Contudo, não se pode considerar a atuação das blogueiras como mediadoras de leitura, apesar de incentivarem a leitura em seus blogs. A motivação de cada blogueira tanto para adentrar na blogosfera literária como para manter o seu blog ativo perpassa por questões pessoais, que vão além da simples vontade de compartilhar leituras: a necessidade de trabalhar a timidez, ter voz ativa e ser ouvida por outras pessoas, poder expressar sua própria opinião sobre as leituras, ser um exemplo para os filhos e mantê-los próximos, escapar da solidão, a responsabilidade com as parcerias editoriais e com os leitores do blog. No que tange à formação dos webrings, constatou-se que eles são formados tanto de forma virtual como presencial, por meio dos eventos literários. Contudo, a interação entre os blogueiros literários ocorre predominantemente no meio virtual.Readers of literature, among other alternatives, can share their reading experiences by inserting themselves in a virtual environment and searching for other readers on the web. This thesis aims at investigating literary blogs in order to examine the information practices of bloggers with respect to their roles as readers, content producers, and reading mediators in the webrings, the social circles of bloggers, belonging to the literary blogosphere. It is believed that the understanding of informational practices of these subjects can provide important elements for understanding the ways in which social circles deal with information in blogs available on the web. The social approach to the studies of information users was adopted as theoretical support based on the concept of information practices as a way of understanding the relationship between subject and information. A review of theory was carried out regarding blogs, highlighting the meaning of webrings as social circles formed by bloggers in the web. Literary reading was discussed with emphasis on its appropriation and sharing. Since the research was qualitative and in depth, the methodology involved the use of netnography, which allowed an immersion in the literary blogosphere, using the documentary analysis and the semi-structured interview as data collection techniques. The data obtained were evaluated based on the content analysis and discussed in light of the theoretical support. The results pointed out the information practices performed by the eight bloggers identified in the sample, which were listed in four categories: reading, identity, information actions, and interaction. Regarding the roles played by the bloggers in the literary blogosphere, it was identified that they act as readers and as content producers but are not considered mediators of reading, although they encourage reading on their blogs. The motivation of each blogger both to enter the literary blogosphere and to keep their blog active runs through personal matters that extend beyond the simple desire to share readings: the need to overcome shyness, to have an active voice, and to be heard by other people, as well as being able to express their own opinion about the readings, set an example for their children and keep them close, escape from loneliness, and the responsibility for editorial partnerships and blog readers. Regarding the formation of webrings, it was verified that they are formed both in virtual and in person, through literary events. However, the interaction between literary bloggers occurs predominantly in the virtual environment. Keywords: InformationUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGRedes de relações sociais em linhaBlogsCiência da InformaçãoLeitura em GrupoWebringsCompartilhamento de leiturasPráticas InformacionaisBlogs literáriosBlogueiroLer e compartilhar na web: práticas informacionais de blogueiros literáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_j_ssica_de_s_.pdfapplication/pdf4487280https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VAFA-BBLHZZ/1/disserta__o_j_ssica_de_s_.pdf4b2becc0b295652acb5ec4158e6ec0f8MD51TEXTdisserta__o_j_ssica_de_s_.pdf.txtdisserta__o_j_ssica_de_s_.pdf.txtExtracted texttext/plain692313https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VAFA-BBLHZZ/2/disserta__o_j_ssica_de_s_.pdf.txtf043351e592d7ddb3306157a5da941ebMD521843/VAFA-BBLHZZ2019-11-14 04:20:39.304oai:repositorio.ufmg.br:1843/VAFA-BBLHZZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:20:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ler e compartilhar na web: práticas informacionais de blogueiros literários
title Ler e compartilhar na web: práticas informacionais de blogueiros literários
spellingShingle Ler e compartilhar na web: práticas informacionais de blogueiros literários
Jessica Patricia Silva de Sa
Webrings
Compartilhamento de leituras
Práticas Informacionais
Blogs literários
Blogueiro
Redes de relações sociais em linha
Blogs
Ciência da Informação
Leitura em Grupo
title_short Ler e compartilhar na web: práticas informacionais de blogueiros literários
title_full Ler e compartilhar na web: práticas informacionais de blogueiros literários
title_fullStr Ler e compartilhar na web: práticas informacionais de blogueiros literários
title_full_unstemmed Ler e compartilhar na web: práticas informacionais de blogueiros literários
title_sort Ler e compartilhar na web: práticas informacionais de blogueiros literários
author Jessica Patricia Silva de Sa
author_facet Jessica Patricia Silva de Sa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Alberto Avila Araujo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Claudio Paixao Anastacio de Paula
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marina Nogueira Ferraz
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tatiane Krempser Gandra
dc.contributor.author.fl_str_mv Jessica Patricia Silva de Sa
contributor_str_mv Carlos Alberto Avila Araujo
Claudio Paixao Anastacio de Paula
Marina Nogueira Ferraz
Tatiane Krempser Gandra
dc.subject.por.fl_str_mv Webrings
Compartilhamento de leituras
Práticas Informacionais
Blogs literários
Blogueiro
topic Webrings
Compartilhamento de leituras
Práticas Informacionais
Blogs literários
Blogueiro
Redes de relações sociais em linha
Blogs
Ciência da Informação
Leitura em Grupo
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Redes de relações sociais em linha
Blogs
Ciência da Informação
Leitura em Grupo
description Uma das possibilidades que o leitor literário possui para compartilhar suas experiências de leitura é inserir-se no ambiente virtual, buscando outros leitores na web. Assim sendo, a presente pesquisa objetivou investigar os blogs literários buscando averiguar as práticas informacionais dos blogueiros no que diz respeito aos seus papéis como leitores, produtores de conteúdo e mediadores de leitura nos webrings, os círculos sociais de blogueiros, pertencentes à blogosfera literária. Acredita-se que a compreensão das práticas informacionais desses sujeitos pode fornecer importantes elementos para o entendimento das maneiras como os círculos sociais lidam com a informação nos blogs disponíveis na web. A abordagem social dos estudos de usuários da informação foi adotada como suporte teórico, baseando-se no conceito de práticas informacionais como forma de compreender a relação entre o sujeito e a informação. Foi realizada uma revisão teórica a respeito dos blogs, evidenciando o significado dos webrings como os círculos sociais formados pelos blogueiros na web. A leitura literária foi discutida com ênfase na sua apropriação e no seu compartilhamento. Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo em profundidade, a metodologia consistiu no uso da netnografia, que possibilitou uma imersão na blogosfera literária, utilizando-se a análise documental e a entrevista semiestruturada como técnicas de coleta de dados. Os dados obtidos foram avaliados com base na análise de conteúdo e discutidos à luz do embasamento teórico da pesquisa. Os resultados apontaram as práticas informacionais realizadas pelas oito blogueiras identificadas na amostra, que foram elencadas em quatro categorias: leitura, identidade, ações de informação e interação. A respeito dos papéis exercidos pelas blogueiras na blogosfera literária, identificou-se que elas atuam como leitoras e como produtoras de conteúdo. Contudo, não se pode considerar a atuação das blogueiras como mediadoras de leitura, apesar de incentivarem a leitura em seus blogs. A motivação de cada blogueira tanto para adentrar na blogosfera literária como para manter o seu blog ativo perpassa por questões pessoais, que vão além da simples vontade de compartilhar leituras: a necessidade de trabalhar a timidez, ter voz ativa e ser ouvida por outras pessoas, poder expressar sua própria opinião sobre as leituras, ser um exemplo para os filhos e mantê-los próximos, escapar da solidão, a responsabilidade com as parcerias editoriais e com os leitores do blog. No que tange à formação dos webrings, constatou-se que eles são formados tanto de forma virtual como presencial, por meio dos eventos literários. Contudo, a interação entre os blogueiros literários ocorre predominantemente no meio virtual.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T11:56:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T11:56:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VAFA-BBLHZZ
url http://hdl.handle.net/1843/VAFA-BBLHZZ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VAFA-BBLHZZ/1/disserta__o_j_ssica_de_s_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VAFA-BBLHZZ/2/disserta__o_j_ssica_de_s_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b2becc0b295652acb5ec4158e6ec0f8
f043351e592d7ddb3306157a5da941eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589328952098816