Verbos locativos: uma proposta didática a partir de teoria dos papéis temáticos
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Data de Publicação: | 2022 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/61781 |
Resumo: | Neste trabalho, discutiremos sobre a estrutura verbal dos verbos locativos ‘ir’,‘voltar’, ‘morar’, uma vez que a gramática tradicional conceitua que esses verbos são intransitivos. O argumento das gramáticas tradicionais é que esses tipos de verbos não necessitam de um complemento, pois a ação é concluída pelo próprio verbo. No entanto, tais verbos não podem ser considerados intransitivos, a partir do conceito de intransitividade dado pelas gramáticas tradicionais, uma vez que necessitam de uma informação de lugar como argumento. A proposta é analisar os conceitos de intransitividade abordados pela gramática tradicional e pela gramática descritiva. Além disso, discutiremos uma teoria linguística que trata a transitividade verbal: os papéis temáticos. Essa proposta pode auxiliar na compreensão e no ensino dos verbos locativos. Baseia-se na estrutura argumental dos verbos, que pode nos ajudar entender melhor como se dá a complementação de sentido de um verbo locativo. Por último será desenvolvida uma atividade didática para o ensino dos verbos locativos em sala de aula. |
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Verbos locativos: uma proposta didática a partir de teoria dos papéis temáticosverbos locativospapéis temáticosestrutura argumentalensino dos verbosLíngua portuguesa – Estudo e ensinoNeste trabalho, discutiremos sobre a estrutura verbal dos verbos locativos ‘ir’,‘voltar’, ‘morar’, uma vez que a gramática tradicional conceitua que esses verbos são intransitivos. O argumento das gramáticas tradicionais é que esses tipos de verbos não necessitam de um complemento, pois a ação é concluída pelo próprio verbo. No entanto, tais verbos não podem ser considerados intransitivos, a partir do conceito de intransitividade dado pelas gramáticas tradicionais, uma vez que necessitam de uma informação de lugar como argumento. A proposta é analisar os conceitos de intransitividade abordados pela gramática tradicional e pela gramática descritiva. Além disso, discutiremos uma teoria linguística que trata a transitividade verbal: os papéis temáticos. Essa proposta pode auxiliar na compreensão e no ensino dos verbos locativos. Baseia-se na estrutura argumental dos verbos, que pode nos ajudar entender melhor como se dá a complementação de sentido de um verbo locativo. Por último será desenvolvida uma atividade didática para o ensino dos verbos locativos em sala de aula.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASCurso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e EnsinoUFMGFernanda Rosa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2917957124976061Lorenzo TeixeiraVitralDaniervelin Renata Marques PereiraFábia Carolina Santana Fernandes2023-12-06T16:13:26Z2023-12-06T16:13:26Z2022-12-09Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/61781porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-12-06T16:13:28Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/61781Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-12-06T16:13:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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