Os processos de (re)estruturação do tecido urbano de Vila Rica: a influência da Igreja Católica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael Palhares Machado
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-8MHJMS
Resumo: Desde os primórdios da formação da cidade de Ouro Preto (antiga Vila Rica), a Igreja teve lugar de destaque na paisagem dos arraiais que ali foram criados. Simultaneamente, as ruas (e adros/largos) iam então se definindo, frequentemente a partir do entorno dos templos. Já naprimeira década dos Setecentos, estariam constituídas duas freguesias (denominadas de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto e de Nossa Senhora da Conceição de Antonio Dias) abrangendo os pequenos núcleos primários. Estes, assumindo um caráter mais permanente, inicialmente figuravam esparsos na paisagem, mas rapidamente foram unidos por caminhos até integrarem um único povoado. Esta pesquisa apresenta uma leitura da formação e evolução desses núcleos primitivos, com ênfase no grau de relevância da participação da cultura cristã na definição dos espaços intraurbanos. Num primeiro momento, elementos de cunho religioso foram capazes de condicionar ou, pelo menos, induzir a formação dos núcleos primários ou arraiais, como eram conhecidos. Nas etapas subseqüentes - de forma gradual - os templos (capelas), acomodados em regiões em préconsolidação, não só influenciaram socialmente, como contribuíram, muitas vezes, para a ordenação e até surgimento de novos arraiais. Visando lançar luz sobre a(s) espacialidade(s) definidas pela Igreja Católica no ambiente minerador, a escolha de Vila Rica se deu por ter sido sede da Capitania de Minas e, portanto, pela sua importância/ singularidade como um grande e complexo centro urbano setecentista da América portuguesa. Como recorte temporal, tomou-se como base a formação original do tecido, ocorrida em finais do século XVII e ao longo do século XVIII. Embora nosso enfoque tenha sido a atuação dos edifícios de cunho religioso (igrejas e capelas) na constituição do tecido urbano de Vila Rica, consideramos outros fatores também relevantes que, simultaneamente, concorreram para definir a conformação daquele espaço, regendo a(s) lógica(s) de sua produção, forma e apropriação.
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Esta pesquisa apresenta uma leitura da formação e evolução desses núcleos primitivos, com ênfase no grau de relevância da participação da cultura cristã na definição dos espaços intraurbanos. Num primeiro momento, elementos de cunho religioso foram capazes de condicionar ou, pelo menos, induzir a formação dos núcleos primários ou arraiais, como eram conhecidos. Nas etapas subseqüentes - de forma gradual - os templos (capelas), acomodados em regiões em préconsolidação, não só influenciaram socialmente, como contribuíram, muitas vezes, para a ordenação e até surgimento de novos arraiais. Visando lançar luz sobre a(s) espacialidade(s) definidas pela Igreja Católica no ambiente minerador, a escolha de Vila Rica se deu por ter sido sede da Capitania de Minas e, portanto, pela sua importância/ singularidade como um grande e complexo centro urbano setecentista da América portuguesa. Como recorte temporal, tomou-se como base a formação original do tecido, ocorrida em finais do século XVII e ao longo do século XVIII. Embora nosso enfoque tenha sido a atuação dos edifícios de cunho religioso (igrejas e capelas) na constituição do tecido urbano de Vila Rica, consideramos outros fatores também relevantes que, simultaneamente, concorreram para definir a conformação daquele espaço, regendo a(s) lógica(s) de sua produção, forma e apropriação.Since the beginning of formation of Ouro Preto (formerly Vila Rica), the Church stood out in the landscape of the camps wich were created there. Simultaneously, the streets (and churchyards / plazas) were then setting, often from the surroundings of these temples. In the first decade of thecentury, two parishes (known as Nossa Senhora doPilar de Ouro Preto and Nossa Senhora da Conceição de Antonio Dias) would be formed, containing the small primary nuclei. These ones, assuming a more "permanent" shape, appeared scattered in the landscape, but were quickly joined by paths to integrate a single village. This research presents a reading of the formation and evolution of these primitive nuclei, emphasizing the relative importance of the participation of Christian culture in the definition of intra-urban spaces. At first, elements of a religious nature were able to foster or, at least, induce the formation of primary nuclei or camp, as they were known. In subsequent steps - gradually - the temples (chapels), accommodated in pre-consolidation regions, not only influenced socially, but also contributed, many times, for ordering and even the emergence of new camps. In order to shed light on the spatiality defined by the Catholic Church in the mining area, thechoice of Villa Rica was due to the fact of having hosted the Captaincy of Minas and, therefore, its importance/ uniqueness as a large and complex Portuguese Americas eighteenth-century urban center. As a time window, we took as basis the original tissue formation, which occurred inthe late seventeenth century and throughout the eighteenth century. Although our focus has been the performance of buildings of a religious nature (churches and chapels) in the constitution of the urban fabric of Villa Rica, we also consider other relevant factors that both contributed to define the conformation of that space, ruling the logic of its output, form and ownership.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGUrbanização Igreja católica Vila Rica (MG)Crescimento urbano Vila Rica (MG)ArquiteturaIgreja CatólicaOcupação inicialVila RicaMorfologia urbanaSéculo XVIIIOs processos de (re)estruturação do tecido urbano de Vila Rica: a influência da Igreja Católicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_mestrado___rafael_palhares_machado.pdfapplication/pdf71002371https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-8MHJMS/1/dissertacao_mestrado___rafael_palhares_machado.pdfa03f077a0bd72afabcb88dcdbdf35551MD51TEXTdissertacao_mestrado___rafael_palhares_machado.pdf.txtdissertacao_mestrado___rafael_palhares_machado.pdf.txtExtracted texttext/plain582180https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-8MHJMS/2/dissertacao_mestrado___rafael_palhares_machado.pdf.txt678751610cb096e67cae315cea21cf1aMD521843/RAAO-8MHJMS2019-11-14 06:39:00.764oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-8MHJMSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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