Nova York dos anos 70: os filmes Taxi Driver e Perdidos na Noite como fontes históricas da cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto Angelo de Oliveira Souza
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BTK4G
Resumo: Este artigo analisa a situação do cinema americano no final dos anos de 1960 e início dos 70, além de traçar um paralelo entre a agitação social e política de Nova York e o conteúdo dos filmes produzidos nesse momento. Adiante, o artigo examina brevemente a noção de cinema como documento histórico trabalhada por Marc Ferro e o conceito de realismo no cinema explicado por Jaques Aumont. Por fim, são feitas análises da cidade de Nova York e seus habitantes usando como objetos os filmes Taxi Driver (1976) de Martin Scorsese e Perdidos na Noite (1969) de John Schlesinger.
id UFMG_c73bef683337759e921ea8ccce715bff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BTK4G
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Joao Pinto FurtadoRoberto Angelo de Oliveira Souza2019-08-14T06:04:29Z2019-08-14T06:04:29Z2007-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BTK4GEste artigo analisa a situação do cinema americano no final dos anos de 1960 e início dos 70, além de traçar um paralelo entre a agitação social e política de Nova York e o conteúdo dos filmes produzidos nesse momento. Adiante, o artigo examina brevemente a noção de cinema como documento histórico trabalhada por Marc Ferro e o conceito de realismo no cinema explicado por Jaques Aumont. Por fim, são feitas análises da cidade de Nova York e seus habitantes usando como objetos os filmes Taxi Driver (1976) de Martin Scorsese e Perdidos na Noite (1969) de John Schlesinger.This article analyzes the situation of the american cinema in the late 60s and early 70s, also it makes a parallel between the social e political turmoil that engulfed New York City and the content of the movies produced at this time. Besides, the article examines briefly the notion of cinema as a historical document defended by Marc Ferro and the idea of realism in movies explained by Jaques Aumont. Finally, New York City and its inhabitants are analyzed using as objects the movies Taxi Driver (1976) directed by Martin Scorsese and Midnight Cowboy (1969) directed by John Schlesinger.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNova Iorque (Estados Unidos) HistóriaTaxi driver (Filme)Midnight cowboy (Flme)HistóriaHistóriaNova YorkFilmesNova York dos anos 70: os filmes Taxi Driver e Perdidos na Noite como fontes históricas da cidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___hist_ria_da_cultura_e_da_arte1.pdfapplication/pdf240852https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BTK4G/1/monografia___hist_ria_da_cultura_e_da_arte1.pdfa2de0ba79f6518095cca82de240db2fcMD51TEXTmonografia___hist_ria_da_cultura_e_da_arte1.pdf.txtmonografia___hist_ria_da_cultura_e_da_arte1.pdf.txtExtracted texttext/plain36469https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BTK4G/2/monografia___hist_ria_da_cultura_e_da_arte1.pdf.txtee7b7376a21f6ab5baa00e234645566fMD521843/BUBD-9BTK4G2019-11-14 13:06:09.976oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BTK4GRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:06:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nova York dos anos 70: os filmes Taxi Driver e Perdidos na Noite como fontes históricas da cidade
title Nova York dos anos 70: os filmes Taxi Driver e Perdidos na Noite como fontes históricas da cidade
spellingShingle Nova York dos anos 70: os filmes Taxi Driver e Perdidos na Noite como fontes históricas da cidade
Roberto Angelo de Oliveira Souza
História
Nova York
Filmes
Nova Iorque (Estados Unidos) História
Taxi driver (Filme)
Midnight cowboy (Flme)
História
title_short Nova York dos anos 70: os filmes Taxi Driver e Perdidos na Noite como fontes históricas da cidade
title_full Nova York dos anos 70: os filmes Taxi Driver e Perdidos na Noite como fontes históricas da cidade
title_fullStr Nova York dos anos 70: os filmes Taxi Driver e Perdidos na Noite como fontes históricas da cidade
title_full_unstemmed Nova York dos anos 70: os filmes Taxi Driver e Perdidos na Noite como fontes históricas da cidade
title_sort Nova York dos anos 70: os filmes Taxi Driver e Perdidos na Noite como fontes históricas da cidade
author Roberto Angelo de Oliveira Souza
author_facet Roberto Angelo de Oliveira Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joao Pinto Furtado
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberto Angelo de Oliveira Souza
contributor_str_mv Joao Pinto Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv História
Nova York
Filmes
topic História
Nova York
Filmes
Nova Iorque (Estados Unidos) História
Taxi driver (Filme)
Midnight cowboy (Flme)
História
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Nova Iorque (Estados Unidos) História
Taxi driver (Filme)
Midnight cowboy (Flme)
História
description Este artigo analisa a situação do cinema americano no final dos anos de 1960 e início dos 70, além de traçar um paralelo entre a agitação social e política de Nova York e o conteúdo dos filmes produzidos nesse momento. Adiante, o artigo examina brevemente a noção de cinema como documento histórico trabalhada por Marc Ferro e o conceito de realismo no cinema explicado por Jaques Aumont. Por fim, são feitas análises da cidade de Nova York e seus habitantes usando como objetos os filmes Taxi Driver (1976) de Martin Scorsese e Perdidos na Noite (1969) de John Schlesinger.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T06:04:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T06:04:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BTK4G
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BTK4G
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BTK4G/1/monografia___hist_ria_da_cultura_e_da_arte1.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BTK4G/2/monografia___hist_ria_da_cultura_e_da_arte1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a2de0ba79f6518095cca82de240db2fc
ee7b7376a21f6ab5baa00e234645566f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589494176219136