Instrumentos de gestão democrática e sua importância para a organização do trabalho escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLHBH |
Resumo: | A elaboração, atualização e implantação de um Projeto Político Pedagógico (PPP) devem ser relacionadas ao exercício de uma gestão democrática e da participação. Desta forma, ele deve ser estruturado de forma coletiva, deixar transparecer a identidade da escola e externar os anseios da comunidade, inclusive a escolar. Alguns fatores dificultam a atualização e implantação do Projeto Político Pedagógico na Escola Estadual Professor Hilton Rocha: a maioria não tem ideia do que seja o PPP, pois nunca participou da elaboração; preocupação de alguns professores/ supervisores/ orientadores de terem que fazer sozinhos o PPP porque a equipe não se envolve e não quer participar; falta de conhecimento para elaboração do PPP e de definição de objetivos claros; falta de apoio e orientação da Secretaria de Educação, inclusive na disponibilidade de recursos físicos e financeiros para programar as metas do PPP; falta de valorização dos profissionais da educação envolvidos em sua elaboração; imposição de reuniões aos sábados sem compensações; devido a sua localização, a escola é considerada um corredor, não tendo uma única comunidade escolar, mas alunos de vários bairros, levando à falta de interesse e participação da comunidade; a falta de tempo para reuniões, discussões e avaliações do processo pedagógico de forma sistematizada; trabalho fragmentado, ações isoladas no interior da escola; alta rotatividade dos profissionais da escola; documento que só serve para ficar no papel, dentre outros. Diante de tantas dificuldades, cabe ao gestor, vice-diretor, coordenador e supervisor buscar ferramentas apropriadas e novas estratégias incentivar, convencer, motivar, mediar e que levem à participação coletiva. É pela gestão democrática efetiva que se constrói, coletivamente, um projeto participativo. A sua atualização e respectiva implantação é um processo de colaboração mútua entre equipe gestora e integrantes da comunidade local e escolar. Uma gestão democrática tem o dever e o desafio de sua promoção e implementação, mas, sobretudo, é na coletividade e responsabilidade dos integrantes da comunidade escolar que será possível a concretização de suas metas e prioridades. Conhecer, integrar e interagir com a comunidade em que a escola está inserida; organização; cronograma; parceria; clareza de objetivos, metas e ações; reconhecer a diversidade como algo muito rico, criativo e integrá-la no contexto da escola, amenizando a discriminação social e acabando com os privilégios; desconstruir conceito onde o fracasso escolar está na resistência de mudanças pelos professores; buscar raízes, identidade e democracia, são questões imprescindíveis na construção de um Projeto Político Pedagógico. Para finalizar, o projeto é o resultado de ação reflexão ação, que nunca está pronto e acabado. Sua atualização e efetiva implantação são a forma mais democrática de se fazer uma educação de qualidade, inclusiva e que se aproxime ao máximo de sua real finalidade que é a promoção do educando durante o processo ensino/aprendizagem e sua formação enquanto cidadão crítico, participativo e preparado para interagir com o mundo a partir de valores éticos. |
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Glaucia de Fátima SilvaSandra Maria Alvim Amaro2019-08-13T09:07:15Z2019-08-13T09:07:15Z2013-06-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLHBHA elaboração, atualização e implantação de um Projeto Político Pedagógico (PPP) devem ser relacionadas ao exercício de uma gestão democrática e da participação. Desta forma, ele deve ser estruturado de forma coletiva, deixar transparecer a identidade da escola e externar os anseios da comunidade, inclusive a escolar. Alguns fatores dificultam a atualização e implantação do Projeto Político Pedagógico na Escola Estadual Professor Hilton Rocha: a maioria não tem ideia do que seja o PPP, pois nunca participou da elaboração; preocupação de alguns professores/ supervisores/ orientadores de terem que fazer sozinhos o PPP porque a equipe não se envolve e não quer participar; falta de conhecimento para elaboração do PPP e de definição de objetivos claros; falta de apoio e orientação da Secretaria de Educação, inclusive na disponibilidade de recursos físicos e financeiros para programar as metas do PPP; falta de valorização dos profissionais da educação envolvidos em sua elaboração; imposição de reuniões aos sábados sem compensações; devido a sua localização, a escola é considerada um corredor, não tendo uma única comunidade escolar, mas alunos de vários bairros, levando à falta de interesse e participação da comunidade; a falta de tempo para reuniões, discussões e avaliações do processo pedagógico de forma sistematizada; trabalho fragmentado, ações isoladas no interior da escola; alta rotatividade dos profissionais da escola; documento que só serve para ficar no papel, dentre outros. Diante de tantas dificuldades, cabe ao gestor, vice-diretor, coordenador e supervisor buscar ferramentas apropriadas e novas estratégias incentivar, convencer, motivar, mediar e que levem à participação coletiva. É pela gestão democrática efetiva que se constrói, coletivamente, um projeto participativo. A sua atualização e respectiva implantação é um processo de colaboração mútua entre equipe gestora e integrantes da comunidade local e escolar. Uma gestão democrática tem o dever e o desafio de sua promoção e implementação, mas, sobretudo, é na coletividade e responsabilidade dos integrantes da comunidade escolar que será possível a concretização de suas metas e prioridades. Conhecer, integrar e interagir com a comunidade em que a escola está inserida; organização; cronograma; parceria; clareza de objetivos, metas e ações; reconhecer a diversidade como algo muito rico, criativo e integrá-la no contexto da escola, amenizando a discriminação social e acabando com os privilégios; desconstruir conceito onde o fracasso escolar está na resistência de mudanças pelos professores; buscar raízes, identidade e democracia, são questões imprescindíveis na construção de um Projeto Político Pedagógico. Para finalizar, o projeto é o resultado de ação reflexão ação, que nunca está pronto e acabado. Sua atualização e efetiva implantação são a forma mais democrática de se fazer uma educação de qualidade, inclusiva e que se aproxime ao máximo de sua real finalidade que é a promoção do educando durante o processo ensino/aprendizagem e sua formação enquanto cidadão crítico, participativo e preparado para interagir com o mundo a partir de valores éticos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEscolas Organização e administraçãoComunidade e escolaGestão democráticaProjeto Político PedagógicoInstrumentos de gestão democráticaComunidade escolarInstrumentos de gestão democrática e sua importância para a organização do trabalho escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_sandra_maria_alvim_amaro.pdfapplication/pdf417089https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLHBH/1/tcc_sandra_maria_alvim_amaro.pdf217a58976da5b99f4de2b1af01a60362MD51TEXTtcc_sandra_maria_alvim_amaro.pdf.txttcc_sandra_maria_alvim_amaro.pdf.txtExtracted texttext/plain129488https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLHBH/2/tcc_sandra_maria_alvim_amaro.pdf.txt15df37633b25016417f13cc5c787897eMD521843/BUOS-9LLHBH2019-11-14 22:16:16.567oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LLHBHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:16:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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