A educação infantil e a linguagem corporal: que lugar ocupa o corpo do professor nesse processo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marlaina Fernandes Roriz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ana Cristina Carvalho Pereira
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9RENMB
Resumo: O corpo tem assumido lugar importante no campo da Educação, especialmente por apontar um novo entendimento acerca das relações entre cognição, aprendizagem e Linguagem Corporal (EFLAND, 2006; GIBS, 2006). no que diz respeito à Educação Infantil, este dialógo mostra-se ainda mais pertinente, haja vista a importância das experiências corporais para o processo ensino-aprendizagem (BARSIL, 1997; BELO HORIZONTE, 2009). Observa-se, no entanto, que apesar da crescente produção teórica que se dedica a esta abordagem pouco ou quase nada se fala a respeito do corpo do professor neste processo. Desta forma, esta pesquisa busca compreender o lugar do corpo do professor no contexto da Educação infantil, partindo das concepções que eles têm sobre seus corpos e as possíveis relações com a prática docente, obtidas com a participação da pesquisadora no Curso de aperfeiçoamento Educação Infantil, Infâncias e Arte EBA / UFMG, onde foram aplicados questionários para 80 professores da Rede Municipal Belo Horizonte e região metropolitana e também com a participação no projeto de extensão Linguagem Corporal na Educação Infantil EBA/UFMG que, por sua vez, complementa essa investigação por meio da experiência da autora com o cotidiano das UMEISde Belo Horizonte. Os resultados apontam uma carência do uso intencional da linguagem corporal do professor na Educação Infantil.
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