Tecnologias educacionais na micropolítica do trabalho vivo na atenção domiciliar

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Main Author: Francisca das Chagas Cunha Gonçalves Neta
Publication Date: 2017
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFMG
Download full: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AMTKVD
Summary: Esta pesquisa parte da premissa que a potencialidade da atenção domiciliar favorece a centralidade no trabalho vivo em ato por aumentar a capacidade inventiva e criativa dos profissionais. Estes, ao criarem linhas de fuga, têm a possibilidade de causar rupturas na lógica normativa do modelo hegemônico, fugir do pragmático e operar na heterogeneidade utilizando as tecnologias educacionais. O objetivo geral dessa investigação foi analisar o uso das tecnologias educacionais na micropolítica do trabalho vivo em ato na atenção domiciliar. Teve como objetivos específicos identificar como as tecnologias educacionais são utilizadas na produção do cuidado domiciliar e descrever como essas tecnologias subsidiam os processos educativos no território da atenção domiciliar. Optou-se por uma pesquisa qualitativa com abordagem cartográfica por permitir capturar movimentos, aproximar e observar fenômenos que expressam intencionalidades, disputas e desejos investigados de modo intensivo. Essa investigação cartográfica está ancorada na perspectiva Pós-Estruturalista dos guias cartográficos Deleuze e Guattari, os quais permitiram a pesquisadora projetar um novo olhar sobre o trabalho em saúde, a interseção do uso das tecnologias educacionais e a produção do cuidado na atenção domiciliar em sua subjetividade. O território dessa investigação foi um Serviço de Atenção Domiciliar, Programa Melhor em Casa, do município de Betim - Minas Gerais. Para capturar os movimentos de produção e utilização das tecnologias educacionais foi escolhido uma equipe de atenção domiciliar, definida nessa investigação, como equipe-guia. Os efeitos da viagem cartográfica foram apresentados por meio de narrativas que expressam a micropolítica do trabalho vivo de cada participante da equipe-guia. A partir dessa processualidade analítica inicial, foram construídas duas categorias empíricas, sendo a primeira com duas subcategorias. A análise dos dados revelou que os movimentos de criação/produção e utilização das tecnologias educacionais acontecem na micropolítica do trabalho vivo em ato da atenção domiciliar e essas tecnologias ao (des) territorializar os campos duros e normativos do saber podem (re) territorializar em diferentes velocidades e intensidades, em um traçado de linhas de fuga, desencadeando agenciamentos do saber/fazer, os quais em conexão com outros agenciamentos podem engendrar as multiplicidades dos processos educativos no plano molecular da gestão do cuidado domiciliar. Esses movimentos de linhas de fuga dos profissionais, reinventam o processo educativo a partir da singularidade vivenciada no território da atenção domiciliar buscando, na repetição, a diferença do fazer criativo em domicílio. Com isso, os novos modos de ensinar e aprender, por meio das tecnologias educacionais, fazem emergir fissuras na dualidade educador-educando, revelando processos educativos que não fecham em si mesmo e abre-se para o novo ressignificando a aprendizagem no território da atenção domiciliar. As tecnologias educacionais são incorporadas na atenção domiciliar e se apresentam nas modalidades impressas, dialogais e expositivas. Assim, apesar da tecnologia educacional ser um meio para disparar e potencializar a produção do cuidado, ainda concretiza-se como um desafio pensar rizomaticamente a realidade educacional no plano micropolítico da atenção domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde.
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Teve como objetivos específicos identificar como as tecnologias educacionais são utilizadas na produção do cuidado domiciliar e descrever como essas tecnologias subsidiam os processos educativos no território da atenção domiciliar. Optou-se por uma pesquisa qualitativa com abordagem cartográfica por permitir capturar movimentos, aproximar e observar fenômenos que expressam intencionalidades, disputas e desejos investigados de modo intensivo. Essa investigação cartográfica está ancorada na perspectiva Pós-Estruturalista dos guias cartográficos Deleuze e Guattari, os quais permitiram a pesquisadora projetar um novo olhar sobre o trabalho em saúde, a interseção do uso das tecnologias educacionais e a produção do cuidado na atenção domiciliar em sua subjetividade. O território dessa investigação foi um Serviço de Atenção Domiciliar, Programa Melhor em Casa, do município de Betim - Minas Gerais. Para capturar os movimentos de produção e utilização das tecnologias educacionais foi escolhido uma equipe de atenção domiciliar, definida nessa investigação, como equipe-guia. Os efeitos da viagem cartográfica foram apresentados por meio de narrativas que expressam a micropolítica do trabalho vivo de cada participante da equipe-guia. A partir dessa processualidade analítica inicial, foram construídas duas categorias empíricas, sendo a primeira com duas subcategorias. A análise dos dados revelou que os movimentos de criação/produção e utilização das tecnologias educacionais acontecem na micropolítica do trabalho vivo em ato da atenção domiciliar e essas tecnologias ao (des) territorializar os campos duros e normativos do saber podem (re) territorializar em diferentes velocidades e intensidades, em um traçado de linhas de fuga, desencadeando agenciamentos do saber/fazer, os quais em conexão com outros agenciamentos podem engendrar as multiplicidades dos processos educativos no plano molecular da gestão do cuidado domiciliar. Esses movimentos de linhas de fuga dos profissionais, reinventam o processo educativo a partir da singularidade vivenciada no território da atenção domiciliar buscando, na repetição, a diferença do fazer criativo em domicílio. Com isso, os novos modos de ensinar e aprender, por meio das tecnologias educacionais, fazem emergir fissuras na dualidade educador-educando, revelando processos educativos que não fecham em si mesmo e abre-se para o novo ressignificando a aprendizagem no território da atenção domiciliar. As tecnologias educacionais são incorporadas na atenção domiciliar e se apresentam nas modalidades impressas, dialogais e expositivas. Assim, apesar da tecnologia educacional ser um meio para disparar e potencializar a produção do cuidado, ainda concretiza-se como um desafio pensar rizomaticamente a realidade educacional no plano micropolítico da atenção domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde.This research starts from the premise that the potentiality of home care favors the centrality in the living work in act by increasing the inventive and creative capacity of the professionals. These, in creating escape lines, have the possibility of causing ruptures in the normative logic of the hegemonic model, escaping from the pragmatic and operating in heterogeneity using educational technologies. The general objective of this research was to analyze the use of educational technologies in the micropolitics of live work at home care act. Complementary to this, we also sought to identify how educational technologies are used in the production of home care and describe how these technologies subsidize the educational processes in the territory of home care. We chose a qualitative research with a cartographic approach because it allows us to capture movements, to approach and observe phenomena that express intentions, disputes and desires intensively investigated. This cartographic investigation is anchored in the Post-Structuralist perspective of the cartographic guides Deleuze and Guattari, which allowed the researcher to project a new look on health work, the intersection of the use of educational technologies and the production of care in home care in their subjectivity. The territory of this investigation was a Home Care Service, Better at Home Program, in the city of Betim - Minas Gerais. To capture the movements of production and use of educational technologies, a home care team was chosen, defined in this research, as a guide team. The effects of the cartographic trip were presented through narratives that express the micropolitics of the living work of each participant of the guide team. From this initial analytical process, two empirical categories were constructed, being first with two subcategories. Data analysis revealed that the creation/ production and utilization movements of educational technologies take place in the micropolitics of living labor in the home care act, and these technologies to (de) territorialize the hard and normative fields of knowledge can (re) territorialize in different Velocities and intensities in a trajectory of escape routes, triggering know-how, which in connection with other agencies can engender the multiplicities of educational processes in the molecular level of home care management.hese movements of escape lines of professionals, reinvent the educational process from the singularity experienced in the territory of home care seeking, in repetition, the difference of creative doing at home. With this, the new ways of teaching and learning, through educational technologies, emerge cracks in the educator-educating duality, revealing educational processes that do not close in on itself and thus open itself to the new, re-meaning learning in the territory of home care. Educational technologies are incorporated into home-based care, although printed, dialogic and expository modalities are still restricted. Thus, although educational technology is a means of triggering and enhancing the production of care, it is still a challenge to think rhythmically about the educational reality in the micropolitical plan of home care under the Unified Health System.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSistema Único de SaúdeEquipe de Assistência ao PacienteEnfermagemPesquisa QualitativaServiços de Assistência DomiciliarTecnologia Educacional/educaçãoCartografia/políticasAssistência DomiciliarServiços de Assistência DomiciliarTecnologia EducacionalTecnologias educacionais na micropolítica do trabalho vivo na atenção domiciliarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_pdf___vers_o_15_05_2017___final_2.pdfapplication/pdf2450965https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-AMTKVD/1/disserta__o_pdf___vers_o_15_05_2017___final_2.pdfcc9daad845f5057430031c9f962535d0MD51TEXTdisserta__o_pdf___vers_o_15_05_2017___final_2.pdf.txtdisserta__o_pdf___vers_o_15_05_2017___final_2.pdf.txtExtracted texttext/plain320799https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-AMTKVD/2/disserta__o_pdf___vers_o_15_05_2017___final_2.pdf.txtbdb4b3f285a3049f465350d64cf12aefMD521843/ANDO-AMTKVD2019-11-14 22:28:53.924oai:repositorio.ufmg.br:1843/ANDO-AMTKVDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:28:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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