Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denise de Figueiredo Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPEH
Resumo: O objetivo deste estudo foi mostrar o resultado da analise do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública do município de Três Pontas MG, dando ênfase à avaliação escolar. Este trabalho ressaltou os aspectos essenciais da avaliação educacional e o seu papel como instrumento no processo de ensino aprendizagem. Além disso, mostrou que a avaliação é um processo indispensável em toda a atividade humana e, portanto em qualquer proposta de educação. Ela é imprescindível durante todo o processo educativo e que se realize em um constante trabalho de ação e reflexão. A pesquisa constatou que a avaliação não se reduz apenas a atribuir notas. O ato de avaliar consiste em verificar se os educandos estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudá-los a avançar na aprendizagem e na construção de seu saber. Assim, a avaliação assume um sentido orientador e cooperativo. Sendo tão importante no processo educativo, a avaliação educacional deve ser tratada no PPP de forma bastante democrática.
id UFMG_cf9cfe28b479055ac59126f6691e15e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLPEH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jacqueline da Silva Figueiredo PereiraLivia Maria Fraga VieiraDenise de Figueiredo Silva2019-08-10T15:08:31Z2019-08-10T15:08:31Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPEHO objetivo deste estudo foi mostrar o resultado da analise do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública do município de Três Pontas MG, dando ênfase à avaliação escolar. Este trabalho ressaltou os aspectos essenciais da avaliação educacional e o seu papel como instrumento no processo de ensino aprendizagem. Além disso, mostrou que a avaliação é um processo indispensável em toda a atividade humana e, portanto em qualquer proposta de educação. Ela é imprescindível durante todo o processo educativo e que se realize em um constante trabalho de ação e reflexão. A pesquisa constatou que a avaliação não se reduz apenas a atribuir notas. O ato de avaliar consiste em verificar se os educandos estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudá-los a avançar na aprendizagem e na construção de seu saber. Assim, a avaliação assume um sentido orientador e cooperativo. Sendo tão importante no processo educativo, a avaliação educacional deve ser tratada no PPP de forma bastante democrática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAvaliação educacionalEscolas Organizacao e administracaoAvaliaçãoGestãoProjeto Político PedagógicoAvaliação escolar x Projeto Político Pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_denise_figueiredo_silva.pdfapplication/pdf608050https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPEH/1/tcc_denise_figueiredo_silva.pdf1ac6fbc567a134915f2b7cc22b646bffMD51TEXTtcc_denise_figueiredo_silva.pdf.txttcc_denise_figueiredo_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain65782https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPEH/2/tcc_denise_figueiredo_silva.pdf.txt51fbcfd2d549dadaea2aa6b53bebf853MD521843/BUBD-9LLPEH2019-11-14 07:29:20.744oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLPEHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:29:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico
title Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico
spellingShingle Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico
Denise de Figueiredo Silva
Avaliação
Gestão
Projeto Político Pedagógico
Educação
Avaliação educacional
Escolas Organizacao e administracao
title_short Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico
title_full Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico
title_fullStr Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico
title_full_unstemmed Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico
title_sort Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico
author Denise de Figueiredo Silva
author_facet Denise de Figueiredo Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Livia Maria Fraga Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Denise de Figueiredo Silva
contributor_str_mv Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
Livia Maria Fraga Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Gestão
Projeto Político Pedagógico
topic Avaliação
Gestão
Projeto Político Pedagógico
Educação
Avaliação educacional
Escolas Organizacao e administracao
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Avaliação educacional
Escolas Organizacao e administracao
description O objetivo deste estudo foi mostrar o resultado da analise do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública do município de Três Pontas MG, dando ênfase à avaliação escolar. Este trabalho ressaltou os aspectos essenciais da avaliação educacional e o seu papel como instrumento no processo de ensino aprendizagem. Além disso, mostrou que a avaliação é um processo indispensável em toda a atividade humana e, portanto em qualquer proposta de educação. Ela é imprescindível durante todo o processo educativo e que se realize em um constante trabalho de ação e reflexão. A pesquisa constatou que a avaliação não se reduz apenas a atribuir notas. O ato de avaliar consiste em verificar se os educandos estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudá-los a avançar na aprendizagem e na construção de seu saber. Assim, a avaliação assume um sentido orientador e cooperativo. Sendo tão importante no processo educativo, a avaliação educacional deve ser tratada no PPP de forma bastante democrática.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T15:08:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T15:08:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPEH
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPEH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPEH/1/tcc_denise_figueiredo_silva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPEH/2/tcc_denise_figueiredo_silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ac6fbc567a134915f2b7cc22b646bff
51fbcfd2d549dadaea2aa6b53bebf853
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589433636683776