Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPEH |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi mostrar o resultado da analise do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública do município de Três Pontas MG, dando ênfase à avaliação escolar. Este trabalho ressaltou os aspectos essenciais da avaliação educacional e o seu papel como instrumento no processo de ensino aprendizagem. Além disso, mostrou que a avaliação é um processo indispensável em toda a atividade humana e, portanto em qualquer proposta de educação. Ela é imprescindível durante todo o processo educativo e que se realize em um constante trabalho de ação e reflexão. A pesquisa constatou que a avaliação não se reduz apenas a atribuir notas. O ato de avaliar consiste em verificar se os educandos estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudá-los a avançar na aprendizagem e na construção de seu saber. Assim, a avaliação assume um sentido orientador e cooperativo. Sendo tão importante no processo educativo, a avaliação educacional deve ser tratada no PPP de forma bastante democrática. |
id |
UFMG_cf9cfe28b479055ac59126f6691e15e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLPEH |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Jacqueline da Silva Figueiredo PereiraLivia Maria Fraga VieiraDenise de Figueiredo Silva2019-08-10T15:08:31Z2019-08-10T15:08:31Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPEHO objetivo deste estudo foi mostrar o resultado da analise do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública do município de Três Pontas MG, dando ênfase à avaliação escolar. Este trabalho ressaltou os aspectos essenciais da avaliação educacional e o seu papel como instrumento no processo de ensino aprendizagem. Além disso, mostrou que a avaliação é um processo indispensável em toda a atividade humana e, portanto em qualquer proposta de educação. Ela é imprescindível durante todo o processo educativo e que se realize em um constante trabalho de ação e reflexão. A pesquisa constatou que a avaliação não se reduz apenas a atribuir notas. O ato de avaliar consiste em verificar se os educandos estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudá-los a avançar na aprendizagem e na construção de seu saber. Assim, a avaliação assume um sentido orientador e cooperativo. Sendo tão importante no processo educativo, a avaliação educacional deve ser tratada no PPP de forma bastante democrática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAvaliação educacionalEscolas Organizacao e administracaoAvaliaçãoGestãoProjeto Político PedagógicoAvaliação escolar x Projeto Político Pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_denise_figueiredo_silva.pdfapplication/pdf608050https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPEH/1/tcc_denise_figueiredo_silva.pdf1ac6fbc567a134915f2b7cc22b646bffMD51TEXTtcc_denise_figueiredo_silva.pdf.txttcc_denise_figueiredo_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain65782https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPEH/2/tcc_denise_figueiredo_silva.pdf.txt51fbcfd2d549dadaea2aa6b53bebf853MD521843/BUBD-9LLPEH2019-11-14 07:29:20.744oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLPEHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:29:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico |
title |
Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico |
spellingShingle |
Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico Denise de Figueiredo Silva Avaliação Gestão Projeto Político Pedagógico Educação Avaliação educacional Escolas Organizacao e administracao |
title_short |
Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico |
title_full |
Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico |
title_fullStr |
Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico |
title_full_unstemmed |
Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico |
title_sort |
Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico |
author |
Denise de Figueiredo Silva |
author_facet |
Denise de Figueiredo Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Livia Maria Fraga Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Denise de Figueiredo Silva |
contributor_str_mv |
Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira Livia Maria Fraga Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Gestão Projeto Político Pedagógico |
topic |
Avaliação Gestão Projeto Político Pedagógico Educação Avaliação educacional Escolas Organizacao e administracao |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Avaliação educacional Escolas Organizacao e administracao |
description |
O objetivo deste estudo foi mostrar o resultado da analise do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública do município de Três Pontas MG, dando ênfase à avaliação escolar. Este trabalho ressaltou os aspectos essenciais da avaliação educacional e o seu papel como instrumento no processo de ensino aprendizagem. Além disso, mostrou que a avaliação é um processo indispensável em toda a atividade humana e, portanto em qualquer proposta de educação. Ela é imprescindível durante todo o processo educativo e que se realize em um constante trabalho de ação e reflexão. A pesquisa constatou que a avaliação não se reduz apenas a atribuir notas. O ato de avaliar consiste em verificar se os educandos estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudá-los a avançar na aprendizagem e na construção de seu saber. Assim, a avaliação assume um sentido orientador e cooperativo. Sendo tão importante no processo educativo, a avaliação educacional deve ser tratada no PPP de forma bastante democrática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T15:08:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T15:08:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPEH |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPEH |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPEH/1/tcc_denise_figueiredo_silva.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPEH/2/tcc_denise_figueiredo_silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ac6fbc567a134915f2b7cc22b646bff 51fbcfd2d549dadaea2aa6b53bebf853 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589433636683776 |