Temas filosóficos nas rodas de conversa na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBP4A |
Resumo: | As rodas de conversa fazem parte de uma prática pedagógica recorrente na educação infantil. Elas são de cunho filosófico e têm a finalidade de promover o desenvolvimento da oralidade, além de proporcionar e uma maior interação das crianças com as práticas de discussão de diversos temas. A filosofia para crianças, apesar de já existir há algum tempo, ainda é pouco utilizada na educação infantil. Este trabalho tem por objetivo discutir uma proposta de trabalho com temas filosóficos nas rodas de conversa, enfatizando o desenvolvimento da oralidade e apresentando, em linhas gerais, o que seria filosofia para crianças. Para isso, foram utilizados como referencial teórico os estudos de Ronald Reed (1996), considerado um dos fundadores da Filosofia para Crianças. Sua teoria decorre de uma concepção que tem clareza em seus fundamentos e privilegia a Educação para o Pensar. Foram utilizados os estudos de Soares (2003, 2004 e 2005), de Marcuschi (2007) e de outros pesquisadores que enfatizam a importância do trabalho com a oralidade como uma prática de letramento. Também utilizamos os estudos socio-históricos de Vygotsky (1998) sobre a linguagem e a interação social. Os resultados apontam que a roda de conversa em uma discussão filosófica favorece a autonomia e o desenvolvimento da oralidade, possibilitando às crianças ampliar suas visões sobre o mundo. |
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