A encenação do ato de pintar em Courbet: l atelier du peintre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Márcia Maria Valle Arbex
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Izabela Baptista do Lago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1827
http://hdl.handle.net/1843/56886
https://orcid.org/0000-0001-8690-6900
Resumo: O presente artigo analisa, sob uma perspectiva dos estudos da intermidialidade, as referências intermidiáticas presentes em Courbet: L'Atelier du peintre [Courbet: O ateliê do pintor], trabalho realizado por Marianne Nahon. O livro, constituído de um texto e ilustrações do artista Charles Matton, configura-se como um objeto complexo que envolve tanto a transposição, quanto a combinação de mídias e as referências intermidiáticas, como definidas por Irina Rajewsky, e que serão o foco principal desta reflexão. O referencial teórico é também constituído pelos estudos de Walter Moser a respeito das relações entre as artes e a ênfase em sua midialidade. Nosso objetivo é identificar essas referências – em especial à pintura e ao teatro – e avaliar em que medida elas participam, por meio de descrições narrativizadas, do processo de formação de tableaux vivants, quadros vivos literários que colocam em cena o ato de pintar.
id UFMG_d2b83b8b9a5e7de8a914e4dced193eb8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/56886
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-07-24T19:23:05Z2023-07-24T19:23:05Z2020935871http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.18272317-2347http://hdl.handle.net/1843/56886https://orcid.org/0000-0001-8690-69000000-0002-7341-9342O presente artigo analisa, sob uma perspectiva dos estudos da intermidialidade, as referências intermidiáticas presentes em Courbet: L'Atelier du peintre [Courbet: O ateliê do pintor], trabalho realizado por Marianne Nahon. O livro, constituído de um texto e ilustrações do artista Charles Matton, configura-se como um objeto complexo que envolve tanto a transposição, quanto a combinação de mídias e as referências intermidiáticas, como definidas por Irina Rajewsky, e que serão o foco principal desta reflexão. O referencial teórico é também constituído pelos estudos de Walter Moser a respeito das relações entre as artes e a ênfase em sua midialidade. Nosso objetivo é identificar essas referências – em especial à pintura e ao teatro – e avaliar em que medida elas participam, por meio de descrições narrativizadas, do processo de formação de tableaux vivants, quadros vivos literários que colocam em cena o ato de pintar.This paper aims to discuss intermedial references in Courbet: L'Atelier du peintre [Courbet: The Painter's Studio], a work published by Marianne Nahon, under the light of intermedial studies. With text and illustrations by the artist Charles Matton, the book is configured as a complex intermedial object composed by all the three categories proposed by Irina Rajewsky: media combination, medial transposition and intermidial references, which happens to be the main focus of this study. The theoretical framework also relies on the studies of Walter Moser about the relations between arts and their medialities. Our goal is to identify these references – especially regarding painting and theater – in order to evaluate their role, through narrative descriptions, in the process of construction of literary tableaux vivants that centrally stage the act of painting.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASRevista Letras RarasArte e literaturaTeatro (Literatura)Gustave CourbetMarianne NahonPinturaTeatroReferências intermidiáticasQuadro-vivoA encenação do ato de pintar em Courbet: l atelier du peintreStaging the act of painting in Courbet: l’atelier du peintreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMárcia Maria Valle ArbexIzabela Baptista do Lagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56886/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA encenação do ato de pintar em Courbet_ L’Atelier du peintre.pdfA encenação do ato de pintar em Courbet_ L’Atelier du peintre.pdfapplication/pdf295141https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56886/2/A%20encena%c3%a7%c3%a3o%20do%20ato%20de%20pintar%20em%20Courbet_%20L%e2%80%99Atelier%20du%20peintre.pdf0502aa5c4facb403d4399ae934175a8bMD521843/568862023-11-17 21:24:01.664oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-18T00:24:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A encenação do ato de pintar em Courbet: l atelier du peintre
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Staging the act of painting in Courbet: l’atelier du peintre
title A encenação do ato de pintar em Courbet: l atelier du peintre
spellingShingle A encenação do ato de pintar em Courbet: l atelier du peintre
Márcia Maria Valle Arbex
Gustave Courbet
Marianne Nahon
Pintura
Teatro
Referências intermidiáticas
Quadro-vivo
Arte e literatura
Teatro (Literatura)
title_short A encenação do ato de pintar em Courbet: l atelier du peintre
title_full A encenação do ato de pintar em Courbet: l atelier du peintre
title_fullStr A encenação do ato de pintar em Courbet: l atelier du peintre
title_full_unstemmed A encenação do ato de pintar em Courbet: l atelier du peintre
title_sort A encenação do ato de pintar em Courbet: l atelier du peintre
author Márcia Maria Valle Arbex
author_facet Márcia Maria Valle Arbex
Izabela Baptista do Lago
author_role author
author2 Izabela Baptista do Lago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Márcia Maria Valle Arbex
Izabela Baptista do Lago
dc.subject.por.fl_str_mv Gustave Courbet
Marianne Nahon
Pintura
Teatro
Referências intermidiáticas
Quadro-vivo
topic Gustave Courbet
Marianne Nahon
Pintura
Teatro
Referências intermidiáticas
Quadro-vivo
Arte e literatura
Teatro (Literatura)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte e literatura
Teatro (Literatura)
description O presente artigo analisa, sob uma perspectiva dos estudos da intermidialidade, as referências intermidiáticas presentes em Courbet: L'Atelier du peintre [Courbet: O ateliê do pintor], trabalho realizado por Marianne Nahon. O livro, constituído de um texto e ilustrações do artista Charles Matton, configura-se como um objeto complexo que envolve tanto a transposição, quanto a combinação de mídias e as referências intermidiáticas, como definidas por Irina Rajewsky, e que serão o foco principal desta reflexão. O referencial teórico é também constituído pelos estudos de Walter Moser a respeito das relações entre as artes e a ênfase em sua midialidade. Nosso objetivo é identificar essas referências – em especial à pintura e ao teatro – e avaliar em que medida elas participam, por meio de descrições narrativizadas, do processo de formação de tableaux vivants, quadros vivos literários que colocam em cena o ato de pintar.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-24T19:23:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-24T19:23:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/56886
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1827
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-2347
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8690-6900
0000-0002-7341-9342
url http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1827
http://hdl.handle.net/1843/56886
https://orcid.org/0000-0001-8690-6900
identifier_str_mv 2317-2347
0000-0002-7341-9342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Letras Raras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56886/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56886/2/A%20encena%c3%a7%c3%a3o%20do%20ato%20de%20pintar%20em%20Courbet_%20L%e2%80%99Atelier%20du%20peintre.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
0502aa5c4facb403d4399ae934175a8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589346699247616