Conselho escolar como instrumento de uma gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helenice Martins de Oliveira Caldeira
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/49465
Resumo: Este trabalho reflete sobre o papel do conselho escolar como instrumento de uma gestão democrática na escola pública, bem como a importância da escola estar munida de um Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Escolar, uma vez que esses mecanismos mostram o conhecimento que a escola tem de si mesma, onde ela está e onde almeja chegar. São analisados de maneira mais específica os desafios da implantação e manutenção do conselho escolar, como forma de buscar uma nova identidade para a escola e melhorar os serviços prestados aos alunos, pais e comunidade escolar. Este trabalho tem como objetivo compreender melhor a importância do conselho escolar para a gestão democrática da escola e discutir aspectos relativos às funções e também às vantagens deste conselho a partir da visão de cada um dos autores pesquisados. São enfatizados dois aspectos importantes relacionados ao conselho, o primeiro deles refere-se à implantação do conselho escolar na Escola Municipal Lindaura Gil no Município de Almenara e o segundo refere-se ao funcionamento deste conselho dentro desta mesma instituição de ensino.
id UFMG_d31dc118c99248103bd98a4c62e2c8f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/49465
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Conselho escolar como instrumento de uma gestão democráticaProjeto Político PedagógicoGestão democráticaConselho escolarEste trabalho reflete sobre o papel do conselho escolar como instrumento de uma gestão democrática na escola pública, bem como a importância da escola estar munida de um Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Escolar, uma vez que esses mecanismos mostram o conhecimento que a escola tem de si mesma, onde ela está e onde almeja chegar. São analisados de maneira mais específica os desafios da implantação e manutenção do conselho escolar, como forma de buscar uma nova identidade para a escola e melhorar os serviços prestados aos alunos, pais e comunidade escolar. Este trabalho tem como objetivo compreender melhor a importância do conselho escolar para a gestão democrática da escola e discutir aspectos relativos às funções e também às vantagens deste conselho a partir da visão de cada um dos autores pesquisados. São enfatizados dois aspectos importantes relacionados ao conselho, o primeiro deles refere-se à implantação do conselho escolar na Escola Municipal Lindaura Gil no Município de Almenara e o segundo refere-se ao funcionamento deste conselho dentro desta mesma instituição de ensino.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Gestão EscolarUFMGZeneide Gonçalves da Rocha Gilhttp://lattes.cnpq.br/0422673621986060Hormindo Pereira de Souza JuniorHelenice Martins de Oliveira Caldeira2023-02-02T15:35:35Z2023-02-02T15:35:35Z2011-11-28Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/49465porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-02-02T15:35:36Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/49465Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-02-02T15:35:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Conselho escolar como instrumento de uma gestão democrática
title Conselho escolar como instrumento de uma gestão democrática
spellingShingle Conselho escolar como instrumento de uma gestão democrática
Helenice Martins de Oliveira Caldeira
Projeto Político Pedagógico
Gestão democrática
Conselho escolar
title_short Conselho escolar como instrumento de uma gestão democrática
title_full Conselho escolar como instrumento de uma gestão democrática
title_fullStr Conselho escolar como instrumento de uma gestão democrática
title_full_unstemmed Conselho escolar como instrumento de uma gestão democrática
title_sort Conselho escolar como instrumento de uma gestão democrática
author Helenice Martins de Oliveira Caldeira
author_facet Helenice Martins de Oliveira Caldeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zeneide Gonçalves da Rocha Gil
http://lattes.cnpq.br/0422673621986060
Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Helenice Martins de Oliveira Caldeira
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Político Pedagógico
Gestão democrática
Conselho escolar
topic Projeto Político Pedagógico
Gestão democrática
Conselho escolar
description Este trabalho reflete sobre o papel do conselho escolar como instrumento de uma gestão democrática na escola pública, bem como a importância da escola estar munida de um Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Escolar, uma vez que esses mecanismos mostram o conhecimento que a escola tem de si mesma, onde ela está e onde almeja chegar. São analisados de maneira mais específica os desafios da implantação e manutenção do conselho escolar, como forma de buscar uma nova identidade para a escola e melhorar os serviços prestados aos alunos, pais e comunidade escolar. Este trabalho tem como objetivo compreender melhor a importância do conselho escolar para a gestão democrática da escola e discutir aspectos relativos às funções e também às vantagens deste conselho a partir da visão de cada um dos autores pesquisados. São enfatizados dois aspectos importantes relacionados ao conselho, o primeiro deles refere-se à implantação do conselho escolar na Escola Municipal Lindaura Gil no Município de Almenara e o segundo refere-se ao funcionamento deste conselho dentro desta mesma instituição de ensino.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-28
2023-02-02T15:35:35Z
2023-02-02T15:35:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/49465
url http://hdl.handle.net/1843/49465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Gestão Escolar
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Gestão Escolar
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829759843205120