Imagem de poeta: Vinicius de Moraes e a organização da Antologia poética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael Martins da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/35007
Resumo: A partir da análise da Antologia poética, de Vinicius de Moraes, o presente trabalho tem por finalidade demonstrar como a organização dessa coletânea permitiu ao poeta elaborar uma imagem de si e uma leitura da própria obra. A tese parte do pressuposto de que um livro de poesia não é uma mera compilação de textos, e sim um construto orgânico determinado pela poética do autor, por suas apostas pessoais, pelos debates coevos. Por isso, analisam-se aqui elementos paratextuais e materiais de arquivo, tais como rascunhos e cartas, com o objetivo de identificar os propósitos que levaram Vinicius a organizar parte de sua obra em um único volume, no final da década de 1940. Além disso, esta pesquisa também evidencia como a narrativa proposta por ele na “Advertência” da Antologia foi reproduzida por diversos autores, em diferentes contextos, tornando-se uma espécie de chave de leitura muitas vezes empregada para interpretar a carreira e a poesia desse poeta. Em especial, consolidou-se a ideia de uma poética dividida em duas fases antagônicas, separadas por aquilo que teria sido uma “luta” do poeta “contra si mesmo no sentido de uma libertação”(MORAES, 1954, p.6). Em contrapartida, a tese procura ressaltar elementos de continuidade, como determinadas constantes mito-poéticas sobre o poeta e a poesia, que permanecem em momentos supostamente distintos dessa poesia. Este estudo busca, assim, reavaliar alguns termos frequentemente empregados para se descrever a poética de Vinicius, a partir da observação de que essa dicotomia elaborada pelo próprio poeta participa, antes de mais nada, de uma série de imaginários que articulam pontos diversos de sua obra e que podem ser identificados no conjunto de poemas reunidos na Antologia. Ressalta-se, desse modo, a importância da materialidade do livro, os sentidos produzidos pelo arranjo dos poemas, a fim de que se percebam algumas características que definem a complexidade e a beleza da poesia de Vinicius.
id UFMG_d3959d7448ab9439749d0270778c5b05
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/35007
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sérgio Alcides Pereira do Amaralhttp://lattes.cnpq.br/9254941821479342Jacyntho José Lins BrandãoRoberto Alexandre do Carmo SaidMaria Eugênia da Gama A. Boaventura DiasEucanaâ de Nazareno Ferrazhttp://lattes.cnpq.br/8126341127786341Rafael Martins da Costa2021-02-18T15:01:28Z2021-02-18T15:01:28Z2019-09-27http://hdl.handle.net/1843/35007A partir da análise da Antologia poética, de Vinicius de Moraes, o presente trabalho tem por finalidade demonstrar como a organização dessa coletânea permitiu ao poeta elaborar uma imagem de si e uma leitura da própria obra. A tese parte do pressuposto de que um livro de poesia não é uma mera compilação de textos, e sim um construto orgânico determinado pela poética do autor, por suas apostas pessoais, pelos debates coevos. Por isso, analisam-se aqui elementos paratextuais e materiais de arquivo, tais como rascunhos e cartas, com o objetivo de identificar os propósitos que levaram Vinicius a organizar parte de sua obra em um único volume, no final da década de 1940. Além disso, esta pesquisa também evidencia como a narrativa proposta por ele na “Advertência” da Antologia foi reproduzida por diversos autores, em diferentes contextos, tornando-se uma espécie de chave de leitura muitas vezes empregada para interpretar a carreira e a poesia desse poeta. Em especial, consolidou-se a ideia de uma poética dividida em duas fases antagônicas, separadas por aquilo que teria sido uma “luta” do poeta “contra si mesmo no sentido de uma libertação”(MORAES, 1954, p.6). Em contrapartida, a tese procura ressaltar elementos de continuidade, como determinadas constantes mito-poéticas sobre o poeta e a poesia, que permanecem em momentos supostamente distintos dessa poesia. Este estudo busca, assim, reavaliar alguns termos frequentemente empregados para se descrever a poética de Vinicius, a partir da observação de que essa dicotomia elaborada pelo próprio poeta participa, antes de mais nada, de uma série de imaginários que articulam pontos diversos de sua obra e que podem ser identificados no conjunto de poemas reunidos na Antologia. Ressalta-se, desse modo, a importância da materialidade do livro, os sentidos produzidos pelo arranjo dos poemas, a fim de que se percebam algumas características que definem a complexidade e a beleza da poesia de Vinicius.This dissertation analyzes how Vinicius de Moraes was able to fashion a particular public image of himself as a poet through the process of organizing his own Antologia poética (Selected Poems) – in which he would also suggest a persuasive way of understanding the development of his poetry. The starting point is the assumption that a book of poems is not a mere collection of texts but rather an organic construct much determined by the author’s poetics, contemporary debates, personal commitments and some forsaking as well. Paratextual elements and archive materials such as rough drafts and letters are thus examined in order to discuss the reasons that may lie behind the decisions taken by Vinicius while selecting from his previous books for a first anthology, in the late 1940s. In the preface he wrote especially for this selection, the poet outlines a broad narrative about his own poetical progress – which has proved very effective, as it was later reinforced by many critics and writers, in different contexts, and has since become the most acknowledged interpretation of both his career and poetry. In this text the author advances his idea of an oeuvre divided in two contrasting phases, changing from mystical and “bourgeois” origins into a more socially-concerned verse, so that the Selected Poems as a whole would testify to the poet’s “struggle against himself towards his own liberation” (MORAES, 1954, p.6. Despite this narrative of change, it is possible to establish strong elements of continuity in Vinicius’ work, especially the pervasiveness of myths about the poet and his inspiration. In view of these elements, it should be interesting to reevaluate the terms that are often used for describing Vinicius’ poetics, which are so indebted to the dichotomy that was introduced by the author himself. The opposing phases he suggests, in fact, participate in a series of images articulated in different spots of his poetry that may be identified in the very body of poems collected in the Antologia. This approach may thus emphasize the importance of the book’s materiality, exploring poetical meanings that come forth from just the particular arrangement of the poems included – in such a way to underscore the characteristics that define the complexity and the beauty of Vinicius’ poetry.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Vinícius de, – 1913-1980. – Antologia poética – Crítica e interpretaçãoPoesia brasileira – História e críticaAntologiasVinicius de MoraespoetaantologiaImagem de poeta: Vinicius de Moraes e a organização da Antologia poéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese_repositório_UFMG.pdfTese_repositório_UFMG.pdfapplication/pdf4545356https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35007/3/Tese_reposit%c3%b3rio_UFMG.pdf8f52730cd08cc21de158ae1195ecd9c3MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35007/4/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35007/5/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD551843/350072021-02-18 12:01:28.232oai:repositorio.ufmg.br:1843/35007TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KCg==Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-02-18T15:01:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagem de poeta: Vinicius de Moraes e a organização da Antologia poética
title Imagem de poeta: Vinicius de Moraes e a organização da Antologia poética
spellingShingle Imagem de poeta: Vinicius de Moraes e a organização da Antologia poética
Rafael Martins da Costa
Vinicius de Moraes
poeta
antologia
Moraes, Vinícius de, – 1913-1980. – Antologia poética – Crítica e interpretação
Poesia brasileira – História e crítica
Antologias
title_short Imagem de poeta: Vinicius de Moraes e a organização da Antologia poética
title_full Imagem de poeta: Vinicius de Moraes e a organização da Antologia poética
title_fullStr Imagem de poeta: Vinicius de Moraes e a organização da Antologia poética
title_full_unstemmed Imagem de poeta: Vinicius de Moraes e a organização da Antologia poética
title_sort Imagem de poeta: Vinicius de Moraes e a organização da Antologia poética
author Rafael Martins da Costa
author_facet Rafael Martins da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sérgio Alcides Pereira do Amaral
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9254941821479342
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jacyntho José Lins Brandão
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Roberto Alexandre do Carmo Said
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Eugênia da Gama A. Boaventura Dias
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Eucanaâ de Nazareno Ferraz
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8126341127786341
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael Martins da Costa
contributor_str_mv Sérgio Alcides Pereira do Amaral
Jacyntho José Lins Brandão
Roberto Alexandre do Carmo Said
Maria Eugênia da Gama A. Boaventura Dias
Eucanaâ de Nazareno Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Vinicius de Moraes
poeta
antologia
topic Vinicius de Moraes
poeta
antologia
Moraes, Vinícius de, – 1913-1980. – Antologia poética – Crítica e interpretação
Poesia brasileira – História e crítica
Antologias
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Moraes, Vinícius de, – 1913-1980. – Antologia poética – Crítica e interpretação
Poesia brasileira – História e crítica
Antologias
description A partir da análise da Antologia poética, de Vinicius de Moraes, o presente trabalho tem por finalidade demonstrar como a organização dessa coletânea permitiu ao poeta elaborar uma imagem de si e uma leitura da própria obra. A tese parte do pressuposto de que um livro de poesia não é uma mera compilação de textos, e sim um construto orgânico determinado pela poética do autor, por suas apostas pessoais, pelos debates coevos. Por isso, analisam-se aqui elementos paratextuais e materiais de arquivo, tais como rascunhos e cartas, com o objetivo de identificar os propósitos que levaram Vinicius a organizar parte de sua obra em um único volume, no final da década de 1940. Além disso, esta pesquisa também evidencia como a narrativa proposta por ele na “Advertência” da Antologia foi reproduzida por diversos autores, em diferentes contextos, tornando-se uma espécie de chave de leitura muitas vezes empregada para interpretar a carreira e a poesia desse poeta. Em especial, consolidou-se a ideia de uma poética dividida em duas fases antagônicas, separadas por aquilo que teria sido uma “luta” do poeta “contra si mesmo no sentido de uma libertação”(MORAES, 1954, p.6). Em contrapartida, a tese procura ressaltar elementos de continuidade, como determinadas constantes mito-poéticas sobre o poeta e a poesia, que permanecem em momentos supostamente distintos dessa poesia. Este estudo busca, assim, reavaliar alguns termos frequentemente empregados para se descrever a poética de Vinicius, a partir da observação de que essa dicotomia elaborada pelo próprio poeta participa, antes de mais nada, de uma série de imaginários que articulam pontos diversos de sua obra e que podem ser identificados no conjunto de poemas reunidos na Antologia. Ressalta-se, desse modo, a importância da materialidade do livro, os sentidos produzidos pelo arranjo dos poemas, a fim de que se percebam algumas características que definem a complexidade e a beleza da poesia de Vinicius.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-18T15:01:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-18T15:01:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/35007
url http://hdl.handle.net/1843/35007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35007/3/Tese_reposit%c3%b3rio_UFMG.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35007/4/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35007/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f52730cd08cc21de158ae1195ecd9c3
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890449614700544