O ensino de arquitetura como agente transformador da prática profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joao de Paula Lima Neto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7BRKWL
Resumo: Este trabalho busca analisar o ensino de arquitetura atual e como ele pode ser o agente transformador da prática profissional, passando pelas abordagens de ensino iniciadas pela Tradicional, que se trata de uma concepção e uma prática educacional que persistiram no tempo, em suas diferentes formas, e passou fornecer um quadro de referência para todas que a sucederam: a Comportamentalista, a Humanista, a Cognitivista, a Sociocultural e as que se propõe oferecer uma referência mais compatível com as condições do mundo atual. O estudo considera que o ensino de arquitetura não deva se centrar em uma única abordagem, mas mesclar o que cada uma tem de positivo para oconhecimento, ressaltando que cada indivíduo tem o seu Tempo, que tem de ser respeitado, para que possa se desenvolver e produzir com mais eficácia. Faz uma análise do processo de avaliação escolar, sua aplicação e legitimidade no sistema educativo brasileiro. Em seguida, traça um esboço da situação do ensino superior de arquitetura nos países desenvolvidos e da atual conjuntura brasileira. Através de pesquisa qualitativa, apresenta as questões relativas ao ensino -aprendizagem da arquitetura, objetivando colher impressões das experiências vividas, globalmente, por profissionais atuantes, bem como as que estão sendo experenciadas pelos estudantes atuais, esugere alternativas para o rompimento das barreiras que os cercam.Naturalmente não pretende esgotar tão vasto assunto, mas tentar colocar o ensino de arquitetura mais próximo do exercício profissional e,conseqüentemente, aliar a prática ao conhecimento teórico, colaborando, assim, na qualificação do arquiteto e do educador.
id UFMG_d63fc52ec53035566153d0689e9ee9db
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-7BRKWL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Lucia MalardCelina Borges LemosAdla Betsaida Martins TeixeiraJoao de Paula Lima Neto2019-08-14T17:23:09Z2019-08-14T17:23:09Z2007-10-24http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7BRKWLEste trabalho busca analisar o ensino de arquitetura atual e como ele pode ser o agente transformador da prática profissional, passando pelas abordagens de ensino iniciadas pela Tradicional, que se trata de uma concepção e uma prática educacional que persistiram no tempo, em suas diferentes formas, e passou fornecer um quadro de referência para todas que a sucederam: a Comportamentalista, a Humanista, a Cognitivista, a Sociocultural e as que se propõe oferecer uma referência mais compatível com as condições do mundo atual. O estudo considera que o ensino de arquitetura não deva se centrar em uma única abordagem, mas mesclar o que cada uma tem de positivo para oconhecimento, ressaltando que cada indivíduo tem o seu Tempo, que tem de ser respeitado, para que possa se desenvolver e produzir com mais eficácia. Faz uma análise do processo de avaliação escolar, sua aplicação e legitimidade no sistema educativo brasileiro. Em seguida, traça um esboço da situação do ensino superior de arquitetura nos países desenvolvidos e da atual conjuntura brasileira. Através de pesquisa qualitativa, apresenta as questões relativas ao ensino -aprendizagem da arquitetura, objetivando colher impressões das experiências vividas, globalmente, por profissionais atuantes, bem como as que estão sendo experenciadas pelos estudantes atuais, esugere alternativas para o rompimento das barreiras que os cercam.Naturalmente não pretende esgotar tão vasto assunto, mas tentar colocar o ensino de arquitetura mais próximo do exercício profissional e,conseqüentemente, aliar a prática ao conhecimento teórico, colaborando, assim, na qualificação do arquiteto e do educador.This work aims to analyze the architectural teaching of today and how it can be the transformer piece within the professional practice, passing over the teaching approaches initiated by the Traditional, which considers the educational conception and practice that remained through time, in its different forms, and started to be a reference to all other that succeeded it: the Behavioral, the Humanist, the Cognitive, the Sociocultural and the ones which intend to offer a more compatible reference to the conditions of contemporary world. This study considers that the architectural teaching should not focus on only one approach, but merge the positive aspects that each one has to contribute to knowledge, standing out that each individual has his own Time, and ought to be respected, so one could develop and produce more efficiently. An analysis of the methodof assessment, its application and legitimacy in Brazilian educational system is made in this piece. Furthermore, it outlines the higher education architecture courses situation within the central countries and current Brazilian circumstance. Through qualitative research, this work presents issues related to teaching and learning of architecture, endeavoring to get impressions of lived experiences, globally, from active professionals, as well as the ones that are being experienced by todays students; it also proposes alternatives to break the barriers which surround them. Naturally, it is not meant to close down sucha vast subject, but to try to put architectural teaching closer to the profession practice itself and consequently join praxis to theoretical knowledge, collaborating thus on the qualification of the architect and the educator.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArquitetura Orientação profissionalEnsino superiorArquitetura Estudo e ensinoArquitetura orientação profissionalArquitetura estudo e ensinoPrática de ensinoO ensino de arquitetura como agente transformador da prática profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_com_ficha_catalogr_fica___21_11_07.pdfapplication/pdf859363https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7BRKWL/1/disserta__o_com_ficha_catalogr_fica___21_11_07.pdf82d92b5fd974925fb3e75cec7af7d699MD51TEXTdisserta__o_com_ficha_catalogr_fica___21_11_07.pdf.txtdisserta__o_com_ficha_catalogr_fica___21_11_07.pdf.txtExtracted texttext/plain305134https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7BRKWL/2/disserta__o_com_ficha_catalogr_fica___21_11_07.pdf.txt98de3fec897c004ca9e98607bef66c79MD521843/RAAO-7BRKWL2019-11-14 14:17:06.657oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-7BRKWLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:17:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de arquitetura como agente transformador da prática profissional
title O ensino de arquitetura como agente transformador da prática profissional
spellingShingle O ensino de arquitetura como agente transformador da prática profissional
Joao de Paula Lima Neto
Arquitetura orientação profissional
Arquitetura estudo e ensino
Prática de ensino
Arquitetura Orientação profissional
Ensino superior
Arquitetura Estudo e ensino
title_short O ensino de arquitetura como agente transformador da prática profissional
title_full O ensino de arquitetura como agente transformador da prática profissional
title_fullStr O ensino de arquitetura como agente transformador da prática profissional
title_full_unstemmed O ensino de arquitetura como agente transformador da prática profissional
title_sort O ensino de arquitetura como agente transformador da prática profissional
author Joao de Paula Lima Neto
author_facet Joao de Paula Lima Neto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Lucia Malard
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Celina Borges Lemos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Adla Betsaida Martins Teixeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Joao de Paula Lima Neto
contributor_str_mv Maria Lucia Malard
Celina Borges Lemos
Adla Betsaida Martins Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura orientação profissional
Arquitetura estudo e ensino
Prática de ensino
topic Arquitetura orientação profissional
Arquitetura estudo e ensino
Prática de ensino
Arquitetura Orientação profissional
Ensino superior
Arquitetura Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura Orientação profissional
Ensino superior
Arquitetura Estudo e ensino
description Este trabalho busca analisar o ensino de arquitetura atual e como ele pode ser o agente transformador da prática profissional, passando pelas abordagens de ensino iniciadas pela Tradicional, que se trata de uma concepção e uma prática educacional que persistiram no tempo, em suas diferentes formas, e passou fornecer um quadro de referência para todas que a sucederam: a Comportamentalista, a Humanista, a Cognitivista, a Sociocultural e as que se propõe oferecer uma referência mais compatível com as condições do mundo atual. O estudo considera que o ensino de arquitetura não deva se centrar em uma única abordagem, mas mesclar o que cada uma tem de positivo para oconhecimento, ressaltando que cada indivíduo tem o seu Tempo, que tem de ser respeitado, para que possa se desenvolver e produzir com mais eficácia. Faz uma análise do processo de avaliação escolar, sua aplicação e legitimidade no sistema educativo brasileiro. Em seguida, traça um esboço da situação do ensino superior de arquitetura nos países desenvolvidos e da atual conjuntura brasileira. Através de pesquisa qualitativa, apresenta as questões relativas ao ensino -aprendizagem da arquitetura, objetivando colher impressões das experiências vividas, globalmente, por profissionais atuantes, bem como as que estão sendo experenciadas pelos estudantes atuais, esugere alternativas para o rompimento das barreiras que os cercam.Naturalmente não pretende esgotar tão vasto assunto, mas tentar colocar o ensino de arquitetura mais próximo do exercício profissional e,conseqüentemente, aliar a prática ao conhecimento teórico, colaborando, assim, na qualificação do arquiteto e do educador.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T17:23:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T17:23:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7BRKWL
url http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7BRKWL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7BRKWL/1/disserta__o_com_ficha_catalogr_fica___21_11_07.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7BRKWL/2/disserta__o_com_ficha_catalogr_fica___21_11_07.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 82d92b5fd974925fb3e75cec7af7d699
98de3fec897c004ca9e98607bef66c79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589542051053568