O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josiane Santos de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EABA-A5ALD7
Resumo: Este trabalho tem como propósito apresentar os materiais concretos como alternativas de ensino-aprendizagem que possibilitem aos alunos deficientes visuais o aprendizado de frações. Através de estudo qualitativo e apoiado em pesquisa bibliográfica, o trabalho discorresobre a importância do uso do material concreto no aprendizado para alunos com necessidades especiais. Por fim, apresenta os conceitos e aplicações de noções de frações utilizando o método tradicional de ensino e os materiais concretos para alunos deficientes visuais doEnsino Fundamental.
id UFMG_d856697d60aed36a1e523cb1a643ed1c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EABA-A5ALD7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Heleno da Silva CunhaJussara de Matos MoreiraAndre Gimenez BuenoJosiane Santos de Oliveira2019-08-14T05:39:03Z2019-08-14T05:39:03Z2015-12-15http://hdl.handle.net/1843/EABA-A5ALD7Este trabalho tem como propósito apresentar os materiais concretos como alternativas de ensino-aprendizagem que possibilitem aos alunos deficientes visuais o aprendizado de frações. Através de estudo qualitativo e apoiado em pesquisa bibliográfica, o trabalho discorresobre a importância do uso do material concreto no aprendizado para alunos com necessidades especiais. Por fim, apresenta os conceitos e aplicações de noções de frações utilizando o método tradicional de ensino e os materiais concretos para alunos deficientes visuais doEnsino Fundamental.This work aims to present concrete materials as teaching-learning alternatives that enable visually impaired students learning fractions. Through qualitative research and supported by literature, the work discusses the importance of using concrete materials in learning forstudents with special needs. Finally, it presents the concepts and notions of fractions of applications using the traditional method of teaching and concrete materials for visually impaired students of elementary school.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemáticaraçõesDeficientes visuais EnsinoFraçõesMateriais concretosDeficientes visuaisO uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_josiane.pdfapplication/pdf1438314https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-A5ALD7/1/monografia_josiane.pdf2b4da2370e8219370f92163443cd1809MD51TEXTmonografia_josiane.pdf.txtmonografia_josiane.pdf.txtExtracted texttext/plain53543https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-A5ALD7/2/monografia_josiane.pdf.txt6244f6e29d60de1fba68c26fa97fac29MD521843/EABA-A5ALD72019-11-14 23:14:38.928oai:repositorio.ufmg.br:1843/EABA-A5ALD7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:14:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental
title O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental
spellingShingle O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental
Josiane Santos de Oliveira
Frações
Materiais concretos
Deficientes visuais
Matemática
rações
Deficientes visuais Ensino
title_short O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental
title_full O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental
title_fullStr O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental
title_sort O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental
author Josiane Santos de Oliveira
author_facet Josiane Santos de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heleno da Silva Cunha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jussara de Matos Moreira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andre Gimenez Bueno
dc.contributor.author.fl_str_mv Josiane Santos de Oliveira
contributor_str_mv Heleno da Silva Cunha
Jussara de Matos Moreira
Andre Gimenez Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Frações
Materiais concretos
Deficientes visuais
topic Frações
Materiais concretos
Deficientes visuais
Matemática
rações
Deficientes visuais Ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Matemática
rações
Deficientes visuais Ensino
description Este trabalho tem como propósito apresentar os materiais concretos como alternativas de ensino-aprendizagem que possibilitem aos alunos deficientes visuais o aprendizado de frações. Através de estudo qualitativo e apoiado em pesquisa bibliográfica, o trabalho discorresobre a importância do uso do material concreto no aprendizado para alunos com necessidades especiais. Por fim, apresenta os conceitos e aplicações de noções de frações utilizando o método tradicional de ensino e os materiais concretos para alunos deficientes visuais doEnsino Fundamental.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T05:39:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T05:39:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EABA-A5ALD7
url http://hdl.handle.net/1843/EABA-A5ALD7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-A5ALD7/1/monografia_josiane.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-A5ALD7/2/monografia_josiane.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b4da2370e8219370f92163443cd1809
6244f6e29d60de1fba68c26fa97fac29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589219794288640