O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/EABA-A5ALD7 |
Resumo: | Este trabalho tem como propósito apresentar os materiais concretos como alternativas de ensino-aprendizagem que possibilitem aos alunos deficientes visuais o aprendizado de frações. Através de estudo qualitativo e apoiado em pesquisa bibliográfica, o trabalho discorresobre a importância do uso do material concreto no aprendizado para alunos com necessidades especiais. Por fim, apresenta os conceitos e aplicações de noções de frações utilizando o método tradicional de ensino e os materiais concretos para alunos deficientes visuais doEnsino Fundamental. |
id |
UFMG_d856697d60aed36a1e523cb1a643ed1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/EABA-A5ALD7 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Heleno da Silva CunhaJussara de Matos MoreiraAndre Gimenez BuenoJosiane Santos de Oliveira2019-08-14T05:39:03Z2019-08-14T05:39:03Z2015-12-15http://hdl.handle.net/1843/EABA-A5ALD7Este trabalho tem como propósito apresentar os materiais concretos como alternativas de ensino-aprendizagem que possibilitem aos alunos deficientes visuais o aprendizado de frações. Através de estudo qualitativo e apoiado em pesquisa bibliográfica, o trabalho discorresobre a importância do uso do material concreto no aprendizado para alunos com necessidades especiais. Por fim, apresenta os conceitos e aplicações de noções de frações utilizando o método tradicional de ensino e os materiais concretos para alunos deficientes visuais doEnsino Fundamental.This work aims to present concrete materials as teaching-learning alternatives that enable visually impaired students learning fractions. Through qualitative research and supported by literature, the work discusses the importance of using concrete materials in learning forstudents with special needs. Finally, it presents the concepts and notions of fractions of applications using the traditional method of teaching and concrete materials for visually impaired students of elementary school.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemáticaraçõesDeficientes visuais EnsinoFraçõesMateriais concretosDeficientes visuaisO uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_josiane.pdfapplication/pdf1438314https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-A5ALD7/1/monografia_josiane.pdf2b4da2370e8219370f92163443cd1809MD51TEXTmonografia_josiane.pdf.txtmonografia_josiane.pdf.txtExtracted texttext/plain53543https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-A5ALD7/2/monografia_josiane.pdf.txt6244f6e29d60de1fba68c26fa97fac29MD521843/EABA-A5ALD72019-11-14 23:14:38.928oai:repositorio.ufmg.br:1843/EABA-A5ALD7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:14:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental |
title |
O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental |
spellingShingle |
O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental Josiane Santos de Oliveira Frações Materiais concretos Deficientes visuais Matemática rações Deficientes visuais Ensino |
title_short |
O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental |
title_full |
O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental |
title_fullStr |
O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental |
title_sort |
O uso dos materiais concretos na aprendizagem de noções de frações para alunos deficientes visuais no ensino fundamental |
author |
Josiane Santos de Oliveira |
author_facet |
Josiane Santos de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Heleno da Silva Cunha |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jussara de Matos Moreira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Andre Gimenez Bueno |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Josiane Santos de Oliveira |
contributor_str_mv |
Heleno da Silva Cunha Jussara de Matos Moreira Andre Gimenez Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frações Materiais concretos Deficientes visuais |
topic |
Frações Materiais concretos Deficientes visuais Matemática rações Deficientes visuais Ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática rações Deficientes visuais Ensino |
description |
Este trabalho tem como propósito apresentar os materiais concretos como alternativas de ensino-aprendizagem que possibilitem aos alunos deficientes visuais o aprendizado de frações. Através de estudo qualitativo e apoiado em pesquisa bibliográfica, o trabalho discorresobre a importância do uso do material concreto no aprendizado para alunos com necessidades especiais. Por fim, apresenta os conceitos e aplicações de noções de frações utilizando o método tradicional de ensino e os materiais concretos para alunos deficientes visuais doEnsino Fundamental. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T05:39:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T05:39:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/EABA-A5ALD7 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/EABA-A5ALD7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-A5ALD7/1/monografia_josiane.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-A5ALD7/2/monografia_josiane.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b4da2370e8219370f92163443cd1809 6244f6e29d60de1fba68c26fa97fac29 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589219794288640 |