Impasses na aprendizagem e inclusão escolar: estudos de caso sob a ótica da Psicanálise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9VFH47 |
Resumo: | Essa dissertação refere-se a uma pesquisa-intervenção de orientação psicanalítica direcionada aos entraves na aprendizagem. Apresenta os resultados de uma investigação sobre os possíveis fenômenos que interferem no processo de ensino-aprendizagem e que podem contribuir para produzir impasses em tal processo. Para isso, buscou conhecer as estratégias que a escola selecionada para o estudo utiliza para intervir junto ao público que não aprende na idade certa. Realizou também um estudo de caso com duas crianças dessa instituição, que se mostraram refratárias a essas propostas. Utilizando-se da conversação, do estudo de caso e do diagnóstico clínico-pedagógico foi possível resgatar a trajetória escolar desses alunos, identificar se os seus entraves na aprendizagem eram de ordem conceitual-pedagógica ou subjetiva e intervir para auxiliá-los na superação das dificuldades. As intervenções tornaram possível aprender com os alunos acerca da relação entre os seus impasses e a sua subjetividade. A hipótese formulada é de que quando as práticas pedagógicas utilizadas com os alunos que apresentam impasses na aprendizagem falham é porque existe alguma coisa da sua singularidade que precisa ser levada em conta para que o aluno avance em seus estudos. |
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Raquel Martins de AssisAna Lydia Bezerra SantiagoMitsuko Aparecida Makino AntunesLuciana Renata Moreira Fonseca2019-08-12T10:14:32Z2019-08-12T10:14:32Z2015-02-25http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9VFH47Essa dissertação refere-se a uma pesquisa-intervenção de orientação psicanalítica direcionada aos entraves na aprendizagem. Apresenta os resultados de uma investigação sobre os possíveis fenômenos que interferem no processo de ensino-aprendizagem e que podem contribuir para produzir impasses em tal processo. Para isso, buscou conhecer as estratégias que a escola selecionada para o estudo utiliza para intervir junto ao público que não aprende na idade certa. Realizou também um estudo de caso com duas crianças dessa instituição, que se mostraram refratárias a essas propostas. Utilizando-se da conversação, do estudo de caso e do diagnóstico clínico-pedagógico foi possível resgatar a trajetória escolar desses alunos, identificar se os seus entraves na aprendizagem eram de ordem conceitual-pedagógica ou subjetiva e intervir para auxiliá-los na superação das dificuldades. As intervenções tornaram possível aprender com os alunos acerca da relação entre os seus impasses e a sua subjetividade. A hipótese formulada é de que quando as práticas pedagógicas utilizadas com os alunos que apresentam impasses na aprendizagem falham é porque existe alguma coisa da sua singularidade que precisa ser levada em conta para que o aluno avance em seus estudos.This dissertation refers to a psychoanalytic intervention research focused on barriers in learning. It presents the results of an investigation into the possible phenomena that affect the teaching-learning process and can contribute to produce impasses in such a process. For this purpose, it was sought to know the strategies that the selected school for the study uses to intervene with the public that does not learn at the right age. It was also made a study of case with two children of that institution, who proved to be refractory to these proposals. Using the conversation, the study of the case and the clinical and pedagogical diagnosis, it was possible to recover the school history of these students, identify if their barriers to learning were from conceptual and pedagogical order or subjective and intervene to assist them in overcoming their difficulties. The interventions helped in the learning process with the students about the relationship between their impasses and its subjectivity. The hypothesis raised is that when the pedagogical practices used with students who have impairments in learning fail is because there is something of their singularity that must be taken into account for the student to continue in their studies.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPsicanálise e educaçãoDistúrbios da aprendizagemEducaçãoPsicologia da aprendizagemPsicanáliseImpasses na aprendizagemEducaçãoSubjetividadeImpasses na aprendizagem e inclusão escolar: estudos de caso sob a ótica da Psicanáliseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__olucianagravar.pdfapplication/pdf1009060https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9VFH47/1/disserta__olucianagravar.pdfb562a8311051956f83688e45c3b6ad64MD51TEXTdisserta__olucianagravar.pdf.txtdisserta__olucianagravar.pdf.txtExtracted texttext/plain281348https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9VFH47/2/disserta__olucianagravar.pdf.txt0573e9b3b16bd97c308e301f760d962dMD521843/BUOS-9VFH472019-11-14 17:02:21.413oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9VFH47Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:02:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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