O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/47897 |
Resumo: | Study literature review of techniques and concepts of the graffiti. Examines their possible use by art teachers to teach classes in formal schools in Brazil. Search conceptualize, in order to define the theme, which is Art. Reports on how teachers teach graffiti and describes the results of this work. Demonstrates the opportunity that art teachers have to clarify doubts and differentiate graffiti, of the work of taggers. Draws parallels between graffiti and Mural Art in order to question whether errors occur during class when using the nomenclature and concepts that involve and revolve around the graffiti. Concludes that what motivated this study were the questions and the difficulty of dealing with definitions of Visual Arts. Encourages a new thinking from the misconception of art-educators. |
id |
UFMG_d8fb15ed1aadf4d50532a4b4ff6468b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/47897 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência?Artes visuaisGraffitiArte muralArte - Estudo e ensinoGrafiteStudy literature review of techniques and concepts of the graffiti. Examines their possible use by art teachers to teach classes in formal schools in Brazil. Search conceptualize, in order to define the theme, which is Art. Reports on how teachers teach graffiti and describes the results of this work. Demonstrates the opportunity that art teachers have to clarify doubts and differentiate graffiti, of the work of taggers. Draws parallels between graffiti and Mural Art in order to question whether errors occur during class when using the nomenclature and concepts that involve and revolve around the graffiti. Concludes that what motivated this study were the questions and the difficulty of dealing with definitions of Visual Arts. Encourages a new thinking from the misconception of art-educators.Estudo de revisão de literatura sobre técnicas e conceitos do graffiti. Examina seu possível uso por arte-educadores ao ministrar aulas em escolas formais do Brasil. Busca conceituar, a fim de delimitar o tema, o que é Arte. Relata como os professores lecionam o graffiti e descreve os resultados desta atuação. Demonstra a oportunidade que os professores de arte têm de elucidar dúvidas e diferenciar graffiti de pichação. Traça paralelos entre graffiti e Arte Mural com a finalidade de questionar se ocorre equívocos durante as aulas ao se utilizar a nomenclatura e os conceitos que envolvem e giram em torno do graffiti. Conclui que o que motivou este estudo foram as questões e a dificuldade de lidar com definições sobre Artes Visuais. Incentiva nova linha de pensamento a partir do equívoco dos arte-educadores.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias ContemporâneasUFMGGiovanna Viana Martinshttp://lattes.cnpq.br/9144157218008970Lincoln Volpini SpolaorMarcos Júnior Alves2022-12-13T13:47:55Z2022-12-13T13:47:55Z2011-10-08Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/47897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-12-13T13:47:55Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/47897Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-12-13T13:47:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência? |
title |
O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência? |
spellingShingle |
O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência? Marcos Júnior Alves Artes visuais Graffiti Arte mural Arte - Estudo e ensino Grafite |
title_short |
O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência? |
title_full |
O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência? |
title_fullStr |
O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência? |
title_full_unstemmed |
O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência? |
title_sort |
O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência? |
author |
Marcos Júnior Alves |
author_facet |
Marcos Júnior Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Giovanna Viana Martins http://lattes.cnpq.br/9144157218008970 Lincoln Volpini Spolaor |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcos Júnior Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Graffiti Arte mural Arte - Estudo e ensino Grafite |
topic |
Artes visuais Graffiti Arte mural Arte - Estudo e ensino Grafite |
description |
Study literature review of techniques and concepts of the graffiti. Examines their possible use by art teachers to teach classes in formal schools in Brazil. Search conceptualize, in order to define the theme, which is Art. Reports on how teachers teach graffiti and describes the results of this work. Demonstrates the opportunity that art teachers have to clarify doubts and differentiate graffiti, of the work of taggers. Draws parallels between graffiti and Mural Art in order to question whether errors occur during class when using the nomenclature and concepts that involve and revolve around the graffiti. Concludes that what motivated this study were the questions and the difficulty of dealing with definitions of Visual Arts. Encourages a new thinking from the misconception of art-educators. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-08 2022-12-13T13:47:55Z 2022-12-13T13:47:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/47897 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/47897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829873125064704 |