O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Júnior Alves
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/47897
Resumo: Study literature review of techniques and concepts of the graffiti. Examines their possible use by art teachers to teach classes in formal schools in Brazil. Search conceptualize, in order to define the theme, which is Art. Reports on how teachers teach graffiti and describes the results of this work. Demonstrates the opportunity that art teachers have to clarify doubts and differentiate graffiti, of the work of taggers. Draws parallels between graffiti and Mural Art in order to question whether errors occur during class when using the nomenclature and concepts that involve and revolve around the graffiti. Concludes that what motivated this study were the questions and the difficulty of dealing with definitions of Visual Arts. Encourages a new thinking from the misconception of art-educators.
id UFMG_d8fb15ed1aadf4d50532a4b4ff6468b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/47897
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência?Artes visuaisGraffitiArte muralArte - Estudo e ensinoGrafiteStudy literature review of techniques and concepts of the graffiti. Examines their possible use by art teachers to teach classes in formal schools in Brazil. Search conceptualize, in order to define the theme, which is Art. Reports on how teachers teach graffiti and describes the results of this work. Demonstrates the opportunity that art teachers have to clarify doubts and differentiate graffiti, of the work of taggers. Draws parallels between graffiti and Mural Art in order to question whether errors occur during class when using the nomenclature and concepts that involve and revolve around the graffiti. Concludes that what motivated this study were the questions and the difficulty of dealing with definitions of Visual Arts. Encourages a new thinking from the misconception of art-educators.Estudo de revisão de literatura sobre técnicas e conceitos do graffiti. Examina seu possível uso por arte-educadores ao ministrar aulas em escolas formais do Brasil. Busca conceituar, a fim de delimitar o tema, o que é Arte. Relata como os professores lecionam o graffiti e descreve os resultados desta atuação. Demonstra a oportunidade que os professores de arte têm de elucidar dúvidas e diferenciar graffiti de pichação. Traça paralelos entre graffiti e Arte Mural com a finalidade de questionar se ocorre equívocos durante as aulas ao se utilizar a nomenclatura e os conceitos que envolvem e giram em torno do graffiti. Conclui que o que motivou este estudo foram as questões e a dificuldade de lidar com definições sobre Artes Visuais. Incentiva nova linha de pensamento a partir do equívoco dos arte-educadores.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias ContemporâneasUFMGGiovanna Viana Martinshttp://lattes.cnpq.br/9144157218008970Lincoln Volpini SpolaorMarcos Júnior Alves2022-12-13T13:47:55Z2022-12-13T13:47:55Z2011-10-08Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/47897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-12-13T13:47:55Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/47897Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-12-13T13:47:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência?
title O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência?
spellingShingle O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência?
Marcos Júnior Alves
Artes visuais
Graffiti
Arte mural
Arte - Estudo e ensino
Grafite
title_short O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência?
title_full O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência?
title_fullStr O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência?
title_full_unstemmed O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência?
title_sort O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência?
author Marcos Júnior Alves
author_facet Marcos Júnior Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giovanna Viana Martins
http://lattes.cnpq.br/9144157218008970
Lincoln Volpini Spolaor
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Júnior Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Graffiti
Arte mural
Arte - Estudo e ensino
Grafite
topic Artes visuais
Graffiti
Arte mural
Arte - Estudo e ensino
Grafite
description Study literature review of techniques and concepts of the graffiti. Examines their possible use by art teachers to teach classes in formal schools in Brazil. Search conceptualize, in order to define the theme, which is Art. Reports on how teachers teach graffiti and describes the results of this work. Demonstrates the opportunity that art teachers have to clarify doubts and differentiate graffiti, of the work of taggers. Draws parallels between graffiti and Mural Art in order to question whether errors occur during class when using the nomenclature and concepts that involve and revolve around the graffiti. Concludes that what motivated this study were the questions and the difficulty of dealing with definitions of Visual Arts. Encourages a new thinking from the misconception of art-educators.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-08
2022-12-13T13:47:55Z
2022-12-13T13:47:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/47897
url http://hdl.handle.net/1843/47897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829873125064704