A influência da utilização de mídias interativas (tablet e smartphone) no desenvolvimento cognitivo e de linguagem em crianças de 24 a 42 meses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Livia Rodrigues Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4WHEY
Resumo: Introdução: A exposição de crianças às mídias eletrônicas, sobretudo, aos dispositivos interativos constitui fenômeno recente e cada vez mais comum na sociedade contemporânea. Entretanto, pouco se sabe sobre a influência da mídia interativa no desenvolvimento infantil. A literatura aborda as mídias eletrônicas de maneira conjunta, sem fazer distinção entre os elementos da mídia tradicional, como televisão e rádio, e a nova mídia, representada por dispositivos interativos (tablets, smartphones, videogames, dentre outros). Dada a importância da primeira infância para o desenvolvimento de habilidades que perduram na vida adulta, considera-se necessário conhecer o efeito das novas tecnologias sobre as crianças. Objetivo: Avaliar se o uso de mídia interativa está associado ao desenvolvimento cognitivo e linguístico de crianças na faixa etária de 24 a 42 meses. Métodos: Para cumprir o objetivo proposto, foram utilizados dois métodos de investigação: um estudo transversal comparativo e uma revisão sistemática, ainda em curso. Em relação ao estudo transversal, tem-se que a amostra foi composta por 72 crianças de 24 a 42 meses regularmente matriculadas em instituições de ensino infantil, públicas ou privadas, do município de Diamantina, localizado na região norte do estado de Minas Gerais. Os pais das crianças responderam a um questionário contendo informações sobre o uso de mídias interativas por seus filhos, além de dados sociodemográficos. Posteriormente, as crianças foram avaliadas quanto aos aspectos cognitivos e de linguagem expressiva por meio da aplicação da Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil, 3ª edição. Em seguida, procedeuse a distribuição das crianças em três grupos, tendo por base o tempo de utilização diária das mídias interativas, a saber: Grupo 1 (não utiliza mídias interativas), Grupo 2 (utiliza mídias interativas por até 35 minutos/ dia), Grupo 3 (utiliza mídias interativas por período superior a 35 minutos/ dia). Ao final, a distribuição da amostra foi homogênea e em cada grupo foram alocadas 24 crianças. O valor utilizado na separação dos grupos (35 minutos) corresponde à mediana do tempo de uso das mídias. Resultados: Os três grupos não apresentaram diferenças em relação ao nível socioeconômico, escolaridade materna e sexo. Em relação às crianças usuárias de mídias interativas, tem-se que a maioria dos pais relatou controlar o acesso de seus filhos aos tablets e smartphones. Mais da metade dos pais afirmou estimular as crianças durante o acesso às mídias interativas, limitar o tempo de uso e o conteúdo acessado e acreditar no efeito benéfico de tais recursos. Observou-se associação positiva entre o uso de mídias interativas e o desempenho nos aspectos testados. O grupo que utilizou as mídias por maior tempo diário apresentou maiores escores nos domínios cognitivo e de linguagem expressiva, sendo o resultado mais significativo neste aspecto. Conclusão: Observou-se associação significativa entre o uso das mídias, especialmente o tablet, e o desenvolvimento infantil, o que alude para o potencial da utilização das mídias interativas como recurso de estimulação das habilidades cognitivas e de linguagem nas crianças pré-escolares estudadas.
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Objetivo: Avaliar se o uso de mídia interativa está associado ao desenvolvimento cognitivo e linguístico de crianças na faixa etária de 24 a 42 meses. Métodos: Para cumprir o objetivo proposto, foram utilizados dois métodos de investigação: um estudo transversal comparativo e uma revisão sistemática, ainda em curso. Em relação ao estudo transversal, tem-se que a amostra foi composta por 72 crianças de 24 a 42 meses regularmente matriculadas em instituições de ensino infantil, públicas ou privadas, do município de Diamantina, localizado na região norte do estado de Minas Gerais. Os pais das crianças responderam a um questionário contendo informações sobre o uso de mídias interativas por seus filhos, além de dados sociodemográficos. Posteriormente, as crianças foram avaliadas quanto aos aspectos cognitivos e de linguagem expressiva por meio da aplicação da Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil, 3ª edição. Em seguida, procedeuse a distribuição das crianças em três grupos, tendo por base o tempo de utilização diária das mídias interativas, a saber: Grupo 1 (não utiliza mídias interativas), Grupo 2 (utiliza mídias interativas por até 35 minutos/ dia), Grupo 3 (utiliza mídias interativas por período superior a 35 minutos/ dia). Ao final, a distribuição da amostra foi homogênea e em cada grupo foram alocadas 24 crianças. O valor utilizado na separação dos grupos (35 minutos) corresponde à mediana do tempo de uso das mídias. Resultados: Os três grupos não apresentaram diferenças em relação ao nível socioeconômico, escolaridade materna e sexo. Em relação às crianças usuárias de mídias interativas, tem-se que a maioria dos pais relatou controlar o acesso de seus filhos aos tablets e smartphones. Mais da metade dos pais afirmou estimular as crianças durante o acesso às mídias interativas, limitar o tempo de uso e o conteúdo acessado e acreditar no efeito benéfico de tais recursos. Observou-se associação positiva entre o uso de mídias interativas e o desempenho nos aspectos testados. O grupo que utilizou as mídias por maior tempo diário apresentou maiores escores nos domínios cognitivo e de linguagem expressiva, sendo o resultado mais significativo neste aspecto. Conclusão: Observou-se associação significativa entre o uso das mídias, especialmente o tablet, e o desenvolvimento infantil, o que alude para o potencial da utilização das mídias interativas como recurso de estimulação das habilidades cognitivas e de linguagem nas crianças pré-escolares estudadas.Introduction: The exposure of children to electronic media, especially to interactive devices, is a recent and increasingly common phenomenon in contemporary society. However, little is known about the influence of interactive media on child development. The literature approaches electronic media altogether, without distinguishing between elements of traditional media, such as television and radio, and new media, represented by interactive devices (tablets, smartphones, and videogames, among others). Given the importance of early childhood for the development of skills that last in adult life, it is considered necessary to know the effect of the new technologies on children. Objective: To evaluate whether the use of interactive media is associated with the cognitive and linguistic development of children aged 24 to 42 months in the county of Diamantina-MG. Methods: In order to achieve the proposed goal, two research methods were used: a comparative cross-sectional study and a systematic review, still in progress. Regarding the cross-sectional study, the sample consisted of 72 children aged 24 to 42 months, regularly enrolled in public or private childcare institutions in the municipality of Diamantina, located in the northern region of the state of Minas Gerais. The parents of the studied children answered a questionnaire containing information about the use of interactive media by their children, as well as sociodemographic data. Subsequently, children were evaluated on cognitive and expressive language aspects through the application of Bayley Child Development Scale, 3rd edition. Then, children were distributed into three groups, based on their daily time of use of interactive media, namely: Group 1 (does not use interactive media), Group 2 (interactive media use for up to 35 minutes/ day), Group 3 (interactive media use for more than 35 minutes/ day). At the end, the distribution of the sample was homogeneous and 24 children were allocated to each group. The value used in the separation of the groups (35 minutes) corresponds to the median time of use of the media. Results: The three groups did not differ in socioeconomic status, maternal schooling and gender. Concerning childrens interactive media use, most parents reported controlling their children's access to tablets and smartphones. More than half of the parents said they encourage children to access interactive media, limit the time of use and content accessed and believe in the beneficial effect of such resources. A positive association was observed between the use of interactive media and the performance in the aspects tested. The group that used the media for a greater daily time presented higher scores in the cognitive and expressive language domains, being the most significant result in this aspect. Conclusion: There was a significant association between the use of the media, especially the tablet, and children's development, which alludes to the potential of using interactive media as a resource for stimulating cognitive and language skills in pre-school children studied.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAplicativos móveis DeCsEstudos TransversaisDesenvolvimento InfantilCogniçãoMedicinaSmartphoneDesenvolvimento da LinguagemDesenvolvimento InfantilSmartphoneAplicativos MóveisA influência da utilização de mídias interativas (tablet e smartphone) no desenvolvimento cognitivo e de linguagem em crianças de 24 a 42 mesesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_l_via_rodrigues_santos.pdfapplication/pdf19963362https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B4WHEY/1/disserta__o_l_via_rodrigues_santos.pdf4a013b5a582324e40685f692db5a7884MD51TEXTdisserta__o_l_via_rodrigues_santos.pdf.txtdisserta__o_l_via_rodrigues_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain72685https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B4WHEY/2/disserta__o_l_via_rodrigues_santos.pdf.txt205266483d4d53ce13652118c3cb8334MD521843/BUOS-B4WHEY2019-11-14 08:58:35.732oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B4WHEYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:58:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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