Sentidos e significados da participação em projetos sociais de lazer para a juventude do aglomerado da Serra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolina Drumond Porto Carreiro Caldas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ARLQ55
Resumo: O presente estudo objetivou identificar os sentidos e significados da participação em projetos sociais de lazer por jovens do Aglomerado da Serra, localizado na cidade de Belo Horizonte-MG. Para tal, buscou conhecer a localidade e os projetos sociais de lazer existentes; as trajetórias de jovens participantes e identificar as expectativas que estes têm em relação aos projetos. Por meio de pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 14 jovens, distribuídos em 06 projetos. Em seguida, foi realizada uma entrevista coletiva, denominada roda de conversa, onde foi possível discutir e refletir sobre temas emergentes nas entrevistas. Os discursos proferidos foram interpretados como narrativas e, portanto, histórias de vida. A metodologia de análise baseou-se na análise do discurso, pois valorizou os processos verbais e buscou encontrar nas palavras sentidos e significados. Dessa maneira, os jovens protagonizaram as reflexões, que foram descortinadas em três temas: Desigualdade Social e Lazer; Aglomerado da Serra: vantagens e desvantagens; Projetos sociais: trajetórias e expecativas. Estes, foram explorados ao longo dos três capítulos da dissertação e, de forma geral, evidenciaram que os jovens significam o mundo em que vivem e são atores sociais de direitos que reconhecem o lazer como um direito fundamental. Enquanto cidadãos, os jovens percebem o preconceito para com a favela e seus moradores, a desigualdade de acesso aos direitos e, especificamente, ao lazer e a existência de projetos sociais voltados para as juventudes como uma forma de ocupar o tempo livre com algo bom. Para além desta subjetivação, os jovens perceberam os projetos como possibilidades: de aprendizagem, de diversão, de proteção, de acesso a bens culturais, de construção de novos laços de amizade, de realizar exercícios físicos e de inserção profissional. Espera-se que este trabalho seja estimulativo para com um caminhar progressivo em direção à construção de um mundo comum de reciprocidades e cidadanias ativas
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A metodologia de análise baseou-se na análise do discurso, pois valorizou os processos verbais e buscou encontrar nas palavras sentidos e significados. Dessa maneira, os jovens protagonizaram as reflexões, que foram descortinadas em três temas: Desigualdade Social e Lazer; Aglomerado da Serra: vantagens e desvantagens; Projetos sociais: trajetórias e expecativas. Estes, foram explorados ao longo dos três capítulos da dissertação e, de forma geral, evidenciaram que os jovens significam o mundo em que vivem e são atores sociais de direitos que reconhecem o lazer como um direito fundamental. Enquanto cidadãos, os jovens percebem o preconceito para com a favela e seus moradores, a desigualdade de acesso aos direitos e, especificamente, ao lazer e a existência de projetos sociais voltados para as juventudes como uma forma de ocupar o tempo livre com algo bom. Para além desta subjetivação, os jovens perceberam os projetos como possibilidades: de aprendizagem, de diversão, de proteção, de acesso a bens culturais, de construção de novos laços de amizade, de realizar exercícios físicos e de inserção profissional. Espera-se que este trabalho seja estimulativo para com um caminhar progressivo em direção à construção de um mundo comum de reciprocidades e cidadanias ativasThe present study aimed to investigate the meanings of the participation in social leisure projects of teenagers from Aglomerado da Serra, located at Belo Horizonte, MG. For that, we studied the area and the social leisure projects present; the trajectories of young participants and identify their expectations concerning the projects. Through field research, individual semi structured interviews were conducted with 14 teenagers, engaged in 6 projects. Then, we conducted a collective interview, called "talk circle", that made it possible to discuss and think about emerging topics during the interviews. The speeches were interpreted as a narrative and, therefore, as life stories. The analysis was interpreted as "speech analysis", since it valued the verbal processes and tried to find meanings in the words. With this, the teenagers actively reflected about three main topics: social inequality and leisure; Aglomerado da Serra: advantages and disadvantages; Social projects: trajectories and expectations. Those topics were developed throughout the three chapters of the dissertation and, in general, they have shown that young people mean the world where they live and they are social actors that recognize leisure as a fundamental right. As citizens, they perceive the prejudice against favelas and its inhabitants, inequality of access to human rights, specifically, to leisure and existence of social projects directed to the youth as a way to use their free time with something considered good. In addition to this subjectivation, the teenagers perceived the projects as possibilities: of learning, having fun, as protection, access to culture, fostering friendship, performing physical exercise and professional opportunities. We hope that this study will stimulate a progressive path towards building a "common world" of "reciprocities" and "active citizenship".Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLazer Aspectos sociaisPolíticas públicasEsportes para adolescentesJuventudesProjetos sociaisLazerFavelaSentidos e significados da participação em projetos sociais de lazer para a juventude do aglomerado da Serrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_carolina_caldas_final.doc_normalizada.pdfapplication/pdf3822292https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ARLQ55/1/disserta__o_carolina_caldas_final.doc_normalizada.pdf82d33f4e96f99657653b1067852d0580MD51TEXTdisserta__o_carolina_caldas_final.doc_normalizada.pdf.txtdisserta__o_carolina_caldas_final.doc_normalizada.pdf.txtExtracted texttext/plain495297https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ARLQ55/2/disserta__o_carolina_caldas_final.doc_normalizada.pdf.txted1e325464cb38ab73e2154aeb0aa8f3MD521843/BUBD-ARLQ552019-11-14 07:42:57.221oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ARLQ55Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:42:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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