Microrregulação produzida pelos prestadores de serviços na linha do cuidado cardiovascular na saúde suplementar em Belo Horizonte, Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Cecília de Godoy Gomes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-8KUHU8
Resumo: A forma de vida da sociedade moderna tem contribuição significativa para o aumento das doenças crônicas não-transmissíveis. Atualmente, elas são responsáveis por 46% da carga de doenças em todo o mundo. Estima-se que existem 17 milhões de óbitos anuais no mundo devido às enfermidades cardiovasculares. Desse montante 80% dos casos de morte poderiam ser evitados com o controle do tabagismo, do colesterol, da obesidade, e da hipertensão arterial. O setor público vem se adequando a ter um atendimento voltado para as dimensões bio-psíquico-social dos indivíduos com ações promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde, essas ações são pouco utilizadas na saúde suplementar.Este estudo faz uma reflexão referente à implantação do programa de qualificação da saúde suplementar e à existência de ações, por parte das operadoras e dos prestadores de saúde, que indiquem mudanças no atendimento em relação ao modelo assistencial biologicista, na percepção do prestador de saúde. Aprovado pelo COEP da UFMG sob parecer número ETIC 013/07, teve como objetivo analisar os mecanismos microrregulatórios existentes no espaço relacional entre operadoras prestadores e beneficiários de planos de saúde, em Belo Horizonte, e sua relação com a racionalidade da linha do cuidado cardiovascular. Orientou-se no sentido da descrição dos principais conflitos existentes entre os prestadores, usuários e operadoras de saúde e na identificação dos mecanismos que influenciam na operacionalização da linha do cuidado no setor. Possui uma abordagem exploratória e descritiva, além de um caráter qualitativo. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por oito médicos cardiologistas que atendem planos de saúde em Belo Horizonte. O instrumento da coleta de dados adotado foi à entrevista individual em profundidade, com roteiro semiestruturado. A análise e interpretação dos dados apontaram que a lógica da assistência ainda não está centrada nas necessidades do usuário. As relações que se estabelecem entre as operadoras de planos de saúde e os prestadores de serviços, incluindo a forma de contratação, remuneração e os instrumentos de regulação não financeiros interferem no modelo assistencial, induzindo a uma atenção fragmentada ao paciente. As práticas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças ainda são utilizadas de forma acessória ou desconsideradas, com pouquíssimo ou nenhum impacto sobre a saúde dos beneficiários. O modo de cuidar não cria vínculo, e não prioriza a utilização das tecnologias leves. Há evidencias de que a limitação de acesso a serviços cobertos pelo plano de saúde, a política de autorização prévia à utilização e a presença de auditorias limitam quantitativa e qualitativamente a oferta de serviços e influenciam na prestação de assistência médica, consequentemente, no desenvolvimento pleno da linha do cuidado.
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O setor público vem se adequando a ter um atendimento voltado para as dimensões bio-psíquico-social dos indivíduos com ações promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde, essas ações são pouco utilizadas na saúde suplementar.Este estudo faz uma reflexão referente à implantação do programa de qualificação da saúde suplementar e à existência de ações, por parte das operadoras e dos prestadores de saúde, que indiquem mudanças no atendimento em relação ao modelo assistencial biologicista, na percepção do prestador de saúde. Aprovado pelo COEP da UFMG sob parecer número ETIC 013/07, teve como objetivo analisar os mecanismos microrregulatórios existentes no espaço relacional entre operadoras prestadores e beneficiários de planos de saúde, em Belo Horizonte, e sua relação com a racionalidade da linha do cuidado cardiovascular. Orientou-se no sentido da descrição dos principais conflitos existentes entre os prestadores, usuários e operadoras de saúde e na identificação dos mecanismos que influenciam na operacionalização da linha do cuidado no setor. Possui uma abordagem exploratória e descritiva, além de um caráter qualitativo. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por oito médicos cardiologistas que atendem planos de saúde em Belo Horizonte. O instrumento da coleta de dados adotado foi à entrevista individual em profundidade, com roteiro semiestruturado. A análise e interpretação dos dados apontaram que a lógica da assistência ainda não está centrada nas necessidades do usuário. As relações que se estabelecem entre as operadoras de planos de saúde e os prestadores de serviços, incluindo a forma de contratação, remuneração e os instrumentos de regulação não financeiros interferem no modelo assistencial, induzindo a uma atenção fragmentada ao paciente. As práticas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças ainda são utilizadas de forma acessória ou desconsideradas, com pouquíssimo ou nenhum impacto sobre a saúde dos beneficiários. O modo de cuidar não cria vínculo, e não prioriza a utilização das tecnologias leves. Há evidencias de que a limitação de acesso a serviços cobertos pelo plano de saúde, a política de autorização prévia à utilização e a presença de auditorias limitam quantitativa e qualitativamente a oferta de serviços e influenciam na prestação de assistência médica, consequentemente, no desenvolvimento pleno da linha do cuidado.Modern societys way of life has a significant contribution to the rise of chronic non-communicable diseases. Nowadays, they represent 46% of all diseases around the world. It is estimated that 17 million deaths per year are caused by cardiovascular disorders. About 80% of these deaths could be avoided with tobacco, cholesterol, obesity and hypertension control. The Government is gradually developing a system of care oriented towards the bio-psychic-social dimension of the individuals, with actions of health promotion and protection, prevention, diagnosis, treatment, rehabilitation and state of health maintenance, these being barely used in supplementary health programs. This study is a reflection regarding the implementation of health insurance qualification program and the existence of actions performed by the health companies and health delivery professionals that indicate changes within the biological model of care, in the view of the health care professional. Approved by UFMGs COEP under the number ETIC 013/07, its objective was to analyze the micro regulatory mechanisms that exist in the relation between health delivery professionals - health care companies - health insurance beneficiaries in Belo Horizonte, and their relationship with the rationality of the cardiovascular care line. It was guided by the description of the main conflicts between companies, users and professionals and in identifying the mechanisms that influence the guidelines of the operational care in the industry. It has an exploratory, descriptive, as well as a qualitative character. The study subjects consisted of eight cardiologists related to health insurance companies in Belo Horizonte. The adopted instrument of data collection was the individual in-depth interviews with a semi-structured script. The analysis and interpretation of data show that the logic of assistance is not focused on the user of health insurance needs yet. The relations established between health companies and health professionals, including hiring practices, compensation and non-financial regulatory instruments interfere in the assistance model, leading to a fragmented care for patients. The practices of health promotion and disease/risk prevention are still incidental or disregarded, with small or no impact on the beneficiaries health. The way of caring creates no bound, and does not prioritize the use of low-level technologies. Evidences show that the limiting of access to health services covered by insurance, the policy of exam authorization requests for the beneficiaries and the presence of audits enclose the quantity and quality of the health service and influence the provision of medical care, thus the full development of care guidelines.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGServiços de SaúdeBrasilPromoção da SaúdeHumanosEnfermagemPesquisa QualitativaQuestionáriosDoenças Cardiovasculares/prevenção & controleSaúde Suplementar/normasAssistência Integral à SaúdeRelações Médico-PacienteServiços de SaúdeSaúde SuplementarDoenças CardiovascularesAssistência Integral à SaúdeMicrorregulação produzida pelos prestadores de serviços na linha do cuidado cardiovascular na saúde suplementar em Belo Horizonte, Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALana_cecilia_de_godoy_gomes.pdfapplication/pdf825047https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-8KUHU8/1/ana_cecilia_de_godoy_gomes.pdfe9dfcffe8e03aa2c26ee78e116ba76c1MD51TEXTana_cecilia_de_godoy_gomes.pdf.txtana_cecilia_de_godoy_gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain222330https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-8KUHU8/2/ana_cecilia_de_godoy_gomes.pdf.txt6143c23af498fc7d42b497e227c3928cMD521843/GCPA-8KUHU82019-11-14 22:07:30.704oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-8KUHU8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:07:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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