História e música: o diálogo entre dois campos de conhecimento e os diversos tipos de fontes possíveis para a realização de pesquisas históricas da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/38384
Resumo: Essa comunicação foi baseada no trabalho de pesquisa realizado no meu processo de doutoramento em Educação, na linha de História da Educação, realizado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no qual estudei as Bandas de Música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto, em Minas Gerais, no século XIX. Na busca pelas fontes para tal estudo, diversos arquivos foram visitados e diversos tipos de fontes foram analisados. Inúmeros “documentos musicais” como partituras, partes de obras musicais destinadas a bandas (dobrados, marchas, valsas, entre outros estilos), métodos teóricos de ensino de música; método de solfejo para meninos e escola primária; métodos para instrumentos musicais; catálogo de venda de instrumentos musicais; impressos musicais; manuscritos musicais e livros litúrgicos antigos, instrumentos são alguns exemplos.Outros documentos, de ordens diversas, também foram muito importantes para a realização deste estudo. Fontes sobre irmandades religiosas, sobre as instituições formais de ensino e também sobre as instituições militares tiveram papel fundamental para o entendimento do cenário musical. Também, foram estudados documentos encontrados nas sedes das bandas de música do século XIX, como estatutos, livros de caixa, etc. Relatos de viajantes; jornais; almanaques; legislações (portuguesa, brasileira e mineira); iconografias e estudos censitários também fizeram parte do leque de fontes trabalhadas. Portanto, diversos tipos de fontes foram necessários para a (re)construção do mosaico sonoro de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX. Fontes tradicionais se juntaram à outros tipos de fontes “musicais”, ainda pouco exploradas pelos historiadores, para se fazer escutar a música local naquele período.
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Inúmeros “documentos musicais” como partituras, partes de obras musicais destinadas a bandas (dobrados, marchas, valsas, entre outros estilos), métodos teóricos de ensino de música; método de solfejo para meninos e escola primária; métodos para instrumentos musicais; catálogo de venda de instrumentos musicais; impressos musicais; manuscritos musicais e livros litúrgicos antigos, instrumentos são alguns exemplos.Outros documentos, de ordens diversas, também foram muito importantes para a realização deste estudo. Fontes sobre irmandades religiosas, sobre as instituições formais de ensino e também sobre as instituições militares tiveram papel fundamental para o entendimento do cenário musical. Também, foram estudados documentos encontrados nas sedes das bandas de música do século XIX, como estatutos, livros de caixa, etc. Relatos de viajantes; jornais; almanaques; legislações (portuguesa, brasileira e mineira); iconografias e estudos censitários também fizeram parte do leque de fontes trabalhadas. Portanto, diversos tipos de fontes foram necessários para a (re)construção do mosaico sonoro de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX. Fontes tradicionais se juntaram à outros tipos de fontes “musicais”, ainda pouco exploradas pelos historiadores, para se fazer escutar a música local naquele período.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUEncontro Internacional História e Parcerias, Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História e Jornada do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da SaúdeArtesEducaçãoBandas (Música)Ouro Preto (MG)Vila RicaMúsica - HistóriaHistória e música: o diálogo entre dois campos de conhecimento e os diversos tipos de fontes possíveis para a realização de pesquisas históricas da músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://www.historiaeparcerias2019.rj.anpuh.org/resources/anais/11/hep2019/1563978910_ARQUIVO_937cb95c212c8bbb1c78f70bef006ed6.pdfPaulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alvesapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38384/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALHistória e Música o diálogo entre dois campos de conhecimento e os diversos tipos de fontes possíveis para a realização....pdfHistória e Música o diálogo entre dois campos de conhecimento e os diversos tipos de fontes possíveis para a realização....pdfapplication/pdf286525https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38384/2/Hist%c3%b3ria%20e%20M%c3%basica%20o%20di%c3%a1logo%20entre%20dois%20campos%20de%20conhecimento%20e%20os%20diversos%20tipos%20de%20fontes%20poss%c3%adveis%20para%20a%20realiza%c3%a7%c3%a3o....pdf237773983f08e90b10e6990745214971MD521843/383842021-10-15 16:01:07.625oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-10-15T19:01:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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