Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como tempo e espaço de formação: uma análise do subprojeto PIBID/Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudia Mara Niquini
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3HESJ
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender a formação do professor de Educação Física no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O nosso objeto de análise foi o PIBID da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), edital 2011-2013, em específico, o subprojeto PIBID-Educação Física (PIBID-EFI). Propusemo-nos a refletir sobre a perceptível lógica das forças produtivas do capitalismo interferindo na formação global e local de professores, cujos financiamentos e propostas facilitam determinadas ações que desembocam na instituição escolar. Para apreender a atividade docente e as experiências adquiridas ao longo da interação professor e futuro professor, contou-se com a participação de quatro professores de Educação Física da rede pública, acolhidos pelo PIBID/UFVJM e quinze bolsistas de iniciação à docência (bolsista ID) do PIBID/EFI. Quanto aos procedimentos de pesquisa, adotaram-se a análise de documentos, observação de campo e o uso de grupos focais. Entre algumas análises, percebemos que as atividades desenvolvidas pelo PIBID-EFI propiciaram contato direto dos bolsistas ID, já no início de seu curso, com a escola pública, seu contexto, seu cotidiano, seus alunos; estimulou a iniciativa e a criatividade; proporcionou a elaboração de planejamentos e materiais didáticos; incitou o espírito investigativo; e contribuiu, sobretudo, para uma formação qualificada do licenciando em acordo com o professor em situação de trabalho. Da mesma maneira, o PIBID instigou a universidade nas tensões da educação básica, especialmente quanto às estruturas das escolas, as condições de trabalho e as perspectivas da docência para esse segmento, o que levou o licenciando a questionar seu futuro como professor no âmbito escolar. Todavia, ressaltamos a importância do PIBID para os envolvidos, especialmente porque articula (com recursos financeiro, humano e pedagógico) a escola, a universidade, os professores em situação de trabalho e os licenciandos em processo de formação. Assim, percebemos o esforço do programa em equalizar algumas demandas do ensino básico, onde a educação física se insere. E, neste cenário, consideramos irrefutável o investimento nas condições objetivas das escolas e seus professores, para além do PIBID, haja vista a incapacidade do programa em dar cabo às questões historicamente postas no contexto da educação básica do país. Por outro lado, sinalizamos a relevância do PIBID na referida conjuntura, congregando distintas áreas, professores, licenciandos e instituições. Por fim, vislumbramos o PIBID impactando a escola e o ensino básico e estes provocando o ensino superior e o referido programa, em uma correlação oportuna e relevante para a educação brasileira e seus futuros professores.
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Para apreender a atividade docente e as experiências adquiridas ao longo da interação professor e futuro professor, contou-se com a participação de quatro professores de Educação Física da rede pública, acolhidos pelo PIBID/UFVJM e quinze bolsistas de iniciação à docência (bolsista ID) do PIBID/EFI. Quanto aos procedimentos de pesquisa, adotaram-se a análise de documentos, observação de campo e o uso de grupos focais. Entre algumas análises, percebemos que as atividades desenvolvidas pelo PIBID-EFI propiciaram contato direto dos bolsistas ID, já no início de seu curso, com a escola pública, seu contexto, seu cotidiano, seus alunos; estimulou a iniciativa e a criatividade; proporcionou a elaboração de planejamentos e materiais didáticos; incitou o espírito investigativo; e contribuiu, sobretudo, para uma formação qualificada do licenciando em acordo com o professor em situação de trabalho. Da mesma maneira, o PIBID instigou a universidade nas tensões da educação básica, especialmente quanto às estruturas das escolas, as condições de trabalho e as perspectivas da docência para esse segmento, o que levou o licenciando a questionar seu futuro como professor no âmbito escolar. Todavia, ressaltamos a importância do PIBID para os envolvidos, especialmente porque articula (com recursos financeiro, humano e pedagógico) a escola, a universidade, os professores em situação de trabalho e os licenciandos em processo de formação. Assim, percebemos o esforço do programa em equalizar algumas demandas do ensino básico, onde a educação física se insere. E, neste cenário, consideramos irrefutável o investimento nas condições objetivas das escolas e seus professores, para além do PIBID, haja vista a incapacidade do programa em dar cabo às questões historicamente postas no contexto da educação básica do país. Por outro lado, sinalizamos a relevância do PIBID na referida conjuntura, congregando distintas áreas, professores, licenciandos e instituições. Por fim, vislumbramos o PIBID impactando a escola e o ensino básico e estes provocando o ensino superior e o referido programa, em uma correlação oportuna e relevante para a educação brasileira e seus futuros professores.This research aimed to comprehend the Physical Education teacher formation in the Institutional Program for Scholarships Teaching Initiation (PIBID). Our analyses object was the PIBID at the Vales do Jequitinhonha e Mucuri Federal University (UFVJM), edict 2011-2013, specifically, the subproject PIBID-Physical Education (PIBID-EFI). We proposed to reflect about a perceptible logic of the capitalism´s productive power interfering on global and local teacher´s formation, on which scholarship and proposals facilitate specifics actions that flow into scholar institutions. To comprehend the teaching activity and the experiences acquired during the teacher´s interaction and future teachers (undergraduate students), we counted in with four public Physical Education teachers, greeted by PIBID/UFVJM and fifteen scholarship students in the program of teaching initiation PIBID/EFI (ID). In relation to the research procedures, it was used the documents analyses, field observation and focal groups use. In some analyses it was possible to perceive that the activities developed by PIBID-EFI propitiate direct contact of the scholarship students, just in the beginning of its course, with public school, its context, its day-to-day, its students; it stimulated the initiative and the creativity; it proportionated planning and didactic materials; it also incited the investigative spirit; and contributed over all, to a qualified formation of the future teacher accordingly with the teacher in work situation. In the same way, the PIBID urged the university in the basic education tensions, especially about the schools structures, the work conditions and the teaching perspectives to this segment, which carried the undergraduate student to ask about his future as a teacher in school place. However, we highlight the PIBID importance to all evolved, especially because it articulates (with financial, human and pedagogical sources) the school, the university, the teachers in work situation and the undergraduate student, Thus, we perceived an effort of the program to equalize some basic teaching demands, where physical educations is inserted. And, in this scenario, we consider irrefutable the investments in objective conditions of schools and its teachers, further on PIBID, due to the program incapacity to finish questions that were historically constructed in basic educational context in country. On the other hand, we are pointing on the PIBID relevance in the reported juncture, congregating different areas, teacher´s, undergraduate students and institutions. Finally, we glimpse the PIBID impacting the school and the basic teaching program and these provoking the graduate teaching and the program referred, in an opportune and relevant correlation to Brazilian education and its future teachers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEducação: Conhecimento e Inclusão SocialPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como tempo e espaço de formação: uma análise do subprojeto PIBID/Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_cl_udia_mara_niquini.pdfapplication/pdf2896981https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3HESJ/1/tese_cl_udia_mara_niquini.pdffdb7c91bd8154958853de506d0b6b341MD51TEXTtese_cl_udia_mara_niquini.pdf.txttese_cl_udia_mara_niquini.pdf.txtExtracted texttext/plain555066https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3HESJ/2/tese_cl_udia_mara_niquini.pdf.txt11907997a7c79c0a9f587df763b3c431MD521843/BUBD-A3HESJ2019-11-14 09:07:59.562oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3HESJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:07:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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