Sequência didática sobre soluções para EJA: condições de produção e uso em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Chein Guimaraes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFG3G
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) abrange educandos que ficaram afastados da escola por longo período de tempo e que, frequentemente, manifestam certa resistência com disciplinas como a Química, por a considerarem sem muita aplicação prática em suas vidas. É diante desse cenário que se torna cada vez mais importante a criação de Propostas de ensino por investigação, que utilizem uma abordagem contextualizada do conteúdo curricular, o que pode estimular o interesse e participação desses educandos. No processo de apropriação de conceitos em sala de aula, faz-se necessário que os educandos sejam colocados em uma situação onde possam se expressar. Acreditamos que no movimento de confronto, enfrentamento e interpretação das suas próprias ideias e das ideias alheias que surgem novas apropriações de conceitos e a produção de outros sentidos para determinados termos. O presente trabalho busca uma aproximação entre os estudos da linguagem e os estudos relacionados ao aprendizado em ciências. Na tentativa de contribuir com a compreensão do processo de apropriação de conceitos científicos e elaboração conceitual relacionados ao conteúdo de Soluções, este trabalho teve como objetivo elaborar, aplicar e reelaborar uma sequência didática, cujo tema norteador é soluções isotônicas, em uma sala de aula composta por educandos da EJA de uma escola de Belo Horizonte, e analisar o seu uso em sala de aula.
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