Variáveis determinantes de compras e inovação de processos: estudo de uma indústria brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darlen Andrade Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Poueri do Carmo Mario, Luiz Rodrigo Cunha Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i3.177
http://hdl.handle.net/1843/60642
Resumo: A identificação e análise das variáveis de decisão capazes de determinar uma aquisição, bem como a inovação de processos aplicada as atividades de Compras das organizações, podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso em ambientes altamente competitivos. Neste contexto, este estudo tem como objetivo identificar quais asvariáveis determinantes da decisão de compras em uma indústria metalúrgica no Brasil, bem como identificar a utilização de Inovação de Processos nas atividades de compras que contribua para o aumento de competitividade da organização. Para tanto, por meiode uma abordagem qualitativa com fins exploratórios, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelas decisões em compras na empresa pesquisada, atrelada à realização de pesquisa documental e pesquisa de campo pautada na observação não participante das atividades executadas no setor de Compras da empresa. Em seguida, os dados coletados foram analisados por meio de “Combinação Padrão” proposta por Yin (2010). Em síntese, das dezessete variáveis de decisão determinantes de compras preconizadas pela literatura especializada utilizada neste estudo, a metodologia aplicada permitiu identificar dezesseis delas em efetiva utilização. Constatou-se também a ocorrência de Inovação de Processo nas atividades de compras da empresa conforme recomenda a OCDE (2005) através do manual de Oslo.
id UFMG_e0c58cb4c1c3bb97f6aa06979b290fa2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/60642
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-11-08T14:04:53Z2023-11-08T14:04:53Z201663158187https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i3.1772236210Xhttp://hdl.handle.net/1843/60642A identificação e análise das variáveis de decisão capazes de determinar uma aquisição, bem como a inovação de processos aplicada as atividades de Compras das organizações, podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso em ambientes altamente competitivos. Neste contexto, este estudo tem como objetivo identificar quais asvariáveis determinantes da decisão de compras em uma indústria metalúrgica no Brasil, bem como identificar a utilização de Inovação de Processos nas atividades de compras que contribua para o aumento de competitividade da organização. Para tanto, por meiode uma abordagem qualitativa com fins exploratórios, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelas decisões em compras na empresa pesquisada, atrelada à realização de pesquisa documental e pesquisa de campo pautada na observação não participante das atividades executadas no setor de Compras da empresa. Em seguida, os dados coletados foram analisados por meio de “Combinação Padrão” proposta por Yin (2010). Em síntese, das dezessete variáveis de decisão determinantes de compras preconizadas pela literatura especializada utilizada neste estudo, a metodologia aplicada permitiu identificar dezesseis delas em efetiva utilização. Constatou-se também a ocorrência de Inovação de Processo nas atividades de compras da empresa conforme recomenda a OCDE (2005) através do manual de Oslo.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISRevista Inteligência CompetitivaComprasDesenvolvimento organizacionalAdministração de empresasDecisão de compras nas organizaçõesVariáveis determinantes de comprasInovação de processosVariáveis determinantes de compras e inovação de processos: estudo de uma indústria brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://www.inteligenciacompetitivarev.com.br/ojs/index.php/rev/article/view/177/pdf_72Darlen Andrade CostaPoueri do Carmo MarioLuiz Rodrigo Cunha Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60642/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALVARIÁVEIS DETERMINANTES DE COMPRAS E INOVAÇÃO DE PROCESSOS.pdfVARIÁVEIS DETERMINANTES DE COMPRAS E INOVAÇÃO DE PROCESSOS.pdfapplication/pdf4695749https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60642/2/VARI%c3%81VEIS%20DETERMINANTES%20DE%20COMPRAS%20E%20INOVA%c3%87%c3%83O%20DE%20PROCESSOS.pdf3be210bb1e74efee6a46ad011e1638b0MD521843/606422023-11-08 11:04:54.959oai:repositorio.ufmg.br:1843/60642Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-08T14:04:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Variáveis determinantes de compras e inovação de processos: estudo de uma indústria brasileira
title Variáveis determinantes de compras e inovação de processos: estudo de uma indústria brasileira
spellingShingle Variáveis determinantes de compras e inovação de processos: estudo de uma indústria brasileira
Darlen Andrade Costa
Decisão de compras nas organizações
Variáveis determinantes de compras
Inovação de processos
Compras
Desenvolvimento organizacional
Administração de empresas
title_short Variáveis determinantes de compras e inovação de processos: estudo de uma indústria brasileira
title_full Variáveis determinantes de compras e inovação de processos: estudo de uma indústria brasileira
title_fullStr Variáveis determinantes de compras e inovação de processos: estudo de uma indústria brasileira
title_full_unstemmed Variáveis determinantes de compras e inovação de processos: estudo de uma indústria brasileira
title_sort Variáveis determinantes de compras e inovação de processos: estudo de uma indústria brasileira
author Darlen Andrade Costa
author_facet Darlen Andrade Costa
Poueri do Carmo Mario
Luiz Rodrigo Cunha Moura
author_role author
author2 Poueri do Carmo Mario
Luiz Rodrigo Cunha Moura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Darlen Andrade Costa
Poueri do Carmo Mario
Luiz Rodrigo Cunha Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Decisão de compras nas organizações
Variáveis determinantes de compras
Inovação de processos
topic Decisão de compras nas organizações
Variáveis determinantes de compras
Inovação de processos
Compras
Desenvolvimento organizacional
Administração de empresas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Compras
Desenvolvimento organizacional
Administração de empresas
description A identificação e análise das variáveis de decisão capazes de determinar uma aquisição, bem como a inovação de processos aplicada as atividades de Compras das organizações, podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso em ambientes altamente competitivos. Neste contexto, este estudo tem como objetivo identificar quais asvariáveis determinantes da decisão de compras em uma indústria metalúrgica no Brasil, bem como identificar a utilização de Inovação de Processos nas atividades de compras que contribua para o aumento de competitividade da organização. Para tanto, por meiode uma abordagem qualitativa com fins exploratórios, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelas decisões em compras na empresa pesquisada, atrelada à realização de pesquisa documental e pesquisa de campo pautada na observação não participante das atividades executadas no setor de Compras da empresa. Em seguida, os dados coletados foram analisados por meio de “Combinação Padrão” proposta por Yin (2010). Em síntese, das dezessete variáveis de decisão determinantes de compras preconizadas pela literatura especializada utilizada neste estudo, a metodologia aplicada permitiu identificar dezesseis delas em efetiva utilização. Constatou-se também a ocorrência de Inovação de Processo nas atividades de compras da empresa conforme recomenda a OCDE (2005) através do manual de Oslo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-08T14:04:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-08T14:04:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/60642
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i3.177
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2236210X
url https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i3.177
http://hdl.handle.net/1843/60642
identifier_str_mv 2236210X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Inteligência Competitiva
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60642/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60642/2/VARI%c3%81VEIS%20DETERMINANTES%20DE%20COMPRAS%20E%20INOVA%c3%87%c3%83O%20DE%20PROCESSOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
3be210bb1e74efee6a46ad011e1638b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589493281783808