A realidade psíquica e a linguagem em Freud no surgimento da psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julio Flavio de Figueiredo Fernandes
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Q7GEC
Resumo: Nas obras cm torno das quais surge a concepção freudiana de realidade psíquica encontramos elementos cruciais para o estudo da noção de linguagem que interessa à psicanálise. A que coisas se referem essas palavras que são dirigidas ao outro que escuta? lista pergunta, contemporânea, é central nos trabalhos teoricos inaugurais do pensamento de Freud, cujas raízes encontramos no árido terreno da pesquisa neuropatológica. Partindo deste ponto e visando o momentoem que o conceito de inconsciente já se havia estabelecido, nosso trabalho procura acompanhar o movimento das palavras e das coisas, como noções que permanecem no epicentro da discussão levada a efeito pelo iniciador da psicanálise, lemos como ponto de chegada os conceitos de deslocamento e condensação, mecanismos do trabalho de construção do discurso do sonho, paradigma das descrições do processo psíquico ocorrido continuamente à revelia da consciência. Delineiam-se, então, por consideração ao pensamento do sonhocomo discurso, como fala que se dirige ao outro, o caráter lingüístico e o recuo da representabilidade envolvidos na descrição dos eventos psíquicos na empreitada de I'reud. O inconsciente, como objeto teórico, instaura uma nova via de entendimento do papel da linguagem que é próprio à psicanálise. Freud nos fornece dele os primeiros e mais decisivos elementos.
id UFMG_e3de69b8074d38e878d570c5e791e99e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9Q7GEC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A realidade psíquica e a linguagem em Freud no surgimento da psicanáliseFilosofiaFreud, Sigmund, 1856-1939PsicanáliseFilosofiaNas obras cm torno das quais surge a concepção freudiana de realidade psíquica encontramos elementos cruciais para o estudo da noção de linguagem que interessa à psicanálise. A que coisas se referem essas palavras que são dirigidas ao outro que escuta? lista pergunta, contemporânea, é central nos trabalhos teoricos inaugurais do pensamento de Freud, cujas raízes encontramos no árido terreno da pesquisa neuropatológica. Partindo deste ponto e visando o momentoem que o conceito de inconsciente já se havia estabelecido, nosso trabalho procura acompanhar o movimento das palavras e das coisas, como noções que permanecem no epicentro da discussão levada a efeito pelo iniciador da psicanálise, lemos como ponto de chegada os conceitos de deslocamento e condensação, mecanismos do trabalho de construção do discurso do sonho, paradigma das descrições do processo psíquico ocorrido continuamente à revelia da consciência. Delineiam-se, então, por consideração ao pensamento do sonhocomo discurso, como fala que se dirige ao outro, o caráter lingüístico e o recuo da representabilidade envolvidos na descrição dos eventos psíquicos na empreitada de I'reud. O inconsciente, como objeto teórico, instaura uma nova via de entendimento do papel da linguagem que é próprio à psicanálise. Freud nos fornece dele os primeiros e mais decisivos elementos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGWalter Jose EvangelistaRam Avraham MandilAntonio Marcio Ribeiro TeixeiraJulio Flavio de Figueiredo Fernandes2019-08-09T18:48:19Z2019-08-09T18:48:19Z1999-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Q7GECinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T12:33:02Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9Q7GECRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T12:33:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A realidade psíquica e a linguagem em Freud no surgimento da psicanálise
title A realidade psíquica e a linguagem em Freud no surgimento da psicanálise
spellingShingle A realidade psíquica e a linguagem em Freud no surgimento da psicanálise
Julio Flavio de Figueiredo Fernandes
Filosofia
Freud, Sigmund, 1856-1939
Psicanálise
Filosofia
title_short A realidade psíquica e a linguagem em Freud no surgimento da psicanálise
title_full A realidade psíquica e a linguagem em Freud no surgimento da psicanálise
title_fullStr A realidade psíquica e a linguagem em Freud no surgimento da psicanálise
title_full_unstemmed A realidade psíquica e a linguagem em Freud no surgimento da psicanálise
title_sort A realidade psíquica e a linguagem em Freud no surgimento da psicanálise
author Julio Flavio de Figueiredo Fernandes
author_facet Julio Flavio de Figueiredo Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Walter Jose Evangelista
Ram Avraham Mandil
Antonio Marcio Ribeiro Teixeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Julio Flavio de Figueiredo Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Freud, Sigmund, 1856-1939
Psicanálise
Filosofia
topic Filosofia
Freud, Sigmund, 1856-1939
Psicanálise
Filosofia
description Nas obras cm torno das quais surge a concepção freudiana de realidade psíquica encontramos elementos cruciais para o estudo da noção de linguagem que interessa à psicanálise. A que coisas se referem essas palavras que são dirigidas ao outro que escuta? lista pergunta, contemporânea, é central nos trabalhos teoricos inaugurais do pensamento de Freud, cujas raízes encontramos no árido terreno da pesquisa neuropatológica. Partindo deste ponto e visando o momentoem que o conceito de inconsciente já se havia estabelecido, nosso trabalho procura acompanhar o movimento das palavras e das coisas, como noções que permanecem no epicentro da discussão levada a efeito pelo iniciador da psicanálise, lemos como ponto de chegada os conceitos de deslocamento e condensação, mecanismos do trabalho de construção do discurso do sonho, paradigma das descrições do processo psíquico ocorrido continuamente à revelia da consciência. Delineiam-se, então, por consideração ao pensamento do sonhocomo discurso, como fala que se dirige ao outro, o caráter lingüístico e o recuo da representabilidade envolvidos na descrição dos eventos psíquicos na empreitada de I'reud. O inconsciente, como objeto teórico, instaura uma nova via de entendimento do papel da linguagem que é próprio à psicanálise. Freud nos fornece dele os primeiros e mais decisivos elementos.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-09-03
2019-08-09T18:48:19Z
2019-08-09T18:48:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Q7GEC
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Q7GEC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829564845817856