Integração crítica das tecnologias da informação e comunicação à pedagogia escolar: proposta de políticas públicas para a Prefeitura de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro Afonso Valadares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANKNBK
Resumo: A presente pesquisa analisa a importância de propugnar a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, de forma crítica, discutindo o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação escolar. A pesquisa é feita a partir da realidade educacional brasileira e da cidade de Belo Horizonte, considerando ainda experiências na educação em Portugal e na Finlândia. Parte-se da realidade econômica, social, política e educacional de cada localidade apresentada. Defende-se a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, de modo crítico, considerando o uso das novas tecnologias digitais sob as relações do sistema capitalista devido a sua relevância na reestruturação produtiva do capitalismo contemporâneo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Identificou-se que a RMEBH (Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte) ainda não inseriu na sua prática cotidiana a plena utilização das TIC. A partir dos dados levantados e das análises dos programas de implementação das TIC em Portugal e Finlândia, numa perspectiva emancipadora, sugere-se políticas públicas visando à adequação das escolas da RMEBH para a efetiva utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem. Considera-se, em especial, a formação continuada dos professores em TIC; modelos de salas de aula e outros espaços da escola com as devidas adequações e a reorganização curricular das escolas a fim de propiciar a inserção das TIC nas disciplinas e na didática docente.
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