Influência do contexto de prática esportiva orientada no desenvolvimento motor global de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrick Costa Ribeiro Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQWFVM
Resumo: A prática de atividades motoras orientadas, especialmente o envolvimento com habilidades esportivas tem sido considerada de importância para a aquisição e refinamento das habilidades motoras fundamentais. No entanto, poucos estudos investigaram a influência da prática de modalidades esportivas com diferentes especificidades no desenvolvimento motor global de crianças. Assim, o presente estudo investigou a influência do contexto de prática esportiva orientada no desenvolvimento motor global de crianças. Para tal foram conduzidos dois estudos. O primeiro buscou verificar a influência da carga horária semanal de prática em atividades motoras orientadas no desenvolvimento motor global de crianças; e o segundo estudo visou verificar se há diferença no desenvolvimento motor global de crianças conforme os tipos de atividade esportiva orientada. Para avaliar o desenvolvimento motor global foi utilizado o Test of Gross Motor Development (TGMD-2) e para análise do cotidiano das crianças os pais responderam uma anamnese. Participaram do primeiro estudo quarenta e oito crianças de oito e nove anos de idade, praticantes e não praticantes de modalidades esportivas. No segundo estudo participaram trinta e nove crianças com idade entre sete e nove anos, praticantes de modalidades esportivas com características distintas. Os resultados do primeiro estudo apresentaram desenvolvimento motor global superior de crianças envolvidas com prática esportiva orientada, e consequentemente, que tinham maior carga horária semanal de prática em relação às crianças que participavam apenas de uma atividade motora orientada. Entretanto, o resultado deve ser visto com cautela, pois os achados não mostraram diferenças entre crianças que praticavam duas atividades motoras orientadas e aquelas que praticavam três atividades motoras orientadas. Além disso, crianças engajadas em prática esportiva tinham hábito de frequentar instalações desportivas em seus momentos de tempo livre, e consequentemente, possuíam menor carga horária semanal de utilização de jogos e aparelhos eletrônicos do que crianças que não praticavam esportes e que costumavam ficar em casa nos horários de tempo livre. Os resultados do segundo estudo mostraram que as características da modalidade esportiva podem influenciar no desenvolvimento motor de crianças. Isto é, crianças que praticavam modalidades esportivas com habilidades motoras que envolvem controle de objetos apresentaram desenvolvimento motor superior nesta categoria de habilidades que as crianças que praticavam modalidades esportivas que não tinham a prática desse tipo de habilidade. Concluiu-se que o contexto de prática esportiva orientada influencia no desenvolvimento motor global de crianças enquanto prática adicional às aulas de educação física. Contudo, os diferentes tipos de prática esportiva parecem influenciar de forma distinta no desenvolvimento motor global de crianças.
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O primeiro buscou verificar a influência da carga horária semanal de prática em atividades motoras orientadas no desenvolvimento motor global de crianças; e o segundo estudo visou verificar se há diferença no desenvolvimento motor global de crianças conforme os tipos de atividade esportiva orientada. Para avaliar o desenvolvimento motor global foi utilizado o Test of Gross Motor Development (TGMD-2) e para análise do cotidiano das crianças os pais responderam uma anamnese. Participaram do primeiro estudo quarenta e oito crianças de oito e nove anos de idade, praticantes e não praticantes de modalidades esportivas. No segundo estudo participaram trinta e nove crianças com idade entre sete e nove anos, praticantes de modalidades esportivas com características distintas. Os resultados do primeiro estudo apresentaram desenvolvimento motor global superior de crianças envolvidas com prática esportiva orientada, e consequentemente, que tinham maior carga horária semanal de prática em relação às crianças que participavam apenas de uma atividade motora orientada. Entretanto, o resultado deve ser visto com cautela, pois os achados não mostraram diferenças entre crianças que praticavam duas atividades motoras orientadas e aquelas que praticavam três atividades motoras orientadas. Além disso, crianças engajadas em prática esportiva tinham hábito de frequentar instalações desportivas em seus momentos de tempo livre, e consequentemente, possuíam menor carga horária semanal de utilização de jogos e aparelhos eletrônicos do que crianças que não praticavam esportes e que costumavam ficar em casa nos horários de tempo livre. Os resultados do segundo estudo mostraram que as características da modalidade esportiva podem influenciar no desenvolvimento motor de crianças. Isto é, crianças que praticavam modalidades esportivas com habilidades motoras que envolvem controle de objetos apresentaram desenvolvimento motor superior nesta categoria de habilidades que as crianças que praticavam modalidades esportivas que não tinham a prática desse tipo de habilidade. Concluiu-se que o contexto de prática esportiva orientada influencia no desenvolvimento motor global de crianças enquanto prática adicional às aulas de educação física. Contudo, os diferentes tipos de prática esportiva parecem influenciar de forma distinta no desenvolvimento motor global de crianças.Guided motor activities, especially the involvement with sports skills has been considered important for the acquisition and refinement of basic motor skills. However, few studies have investigated the influence of the practice of sports with different specificities in gross motor development of children. Thus, the present study investigated the influence of the context of guided sports practice in the gross motor development of children. Then, two studies were conducted. The first study verified the influence of the weekly duration of the practice of guided motor activities in the gross motor development of children; and the second study aimed to analyze possible differences in gross motor development in accordance of kinds of guided sports activity. In order to assess the motor development was used the Test of Gross Motor Development (TGMD-2) and to analyze the socio-cultural context of the child's daily life, his/her parents answered an anamnesis. Forty-eight children from eight to nine years-old participated in the first study, practitioners and non-practitioners of guided sports activities. Thirty-nine children with age between seven and nine years-old participated of the second study, all practitioners of guided sports activities with distinct characteristics. The results of the first study showed higher gross motor development of children involved in guided sports practice, and therefore, they had higher weekly amount of practice in relation to children who participated only of the physical education classes. However, results should be viewed with caution, because findings did not show differences between children that practiced two guided motor activities and three guided motor activities. In addition, it is clear that children engaged in sports activities used to frequent places with sports installations in their free time, and consequently had less weekly hours of use of TV / DVD and computer / video games compared with children that had only physical education classes and used to stay at home in free time hours. Moreover, the results of the second study showed that the sport characteristics may influence in motor development of children. In other words, children who practiced sports that involve control objects presented higher motor development in this category of skills when compared to children who practice sports that did not have such skills. In sum, the context of guided sports practice influences in the gross motor development of children as an additional practice to physical education classes. However, the different kinds of sports activities seem to influence differently in the gross motor development of children.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem motoraEsportesCapacidade motoraCrianças DesenvolvimentoDesenvolvimento motorPrática esportivaInfluência do contexto de prática esportiva orientada no desenvolvimento motor global de criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_ribeiro_silva_2016.pdfapplication/pdf2429454https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQWFVM/1/disserta__o_ribeiro_silva_2016.pdf1032b4b16c2f4cb244a3e370ad2fc301MD51TEXTdisserta__o_ribeiro_silva_2016.pdf.txtdisserta__o_ribeiro_silva_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain159196https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQWFVM/2/disserta__o_ribeiro_silva_2016.pdf.txt16facb90d0c3b7b4a8047805fdc2755bMD521843/BUOS-AQWFVM2019-11-14 21:16:16.598oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQWFVMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:16:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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