A experiência da angústia na clínica psicanalítica e na arte da performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camila Ferreira Sales
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFLTN
Resumo: O legado de Freud e Lacan sobre a primordialidade da experiência da angústia na clínica exige que nós, psicanalistas, não recuemos diante de novas investigações sobre este afeto. A importância de avançar na produção teórica a partir de deslocamentos, desafios, interrogações, suspeitas, inquietações e demais variáveis leva à proposição de novos problemas sobre a angústia. No caso desta pesquisa, a inspiração veio da arte da performance cujas especificidades convocaram a usá-la como recurso para pensar o afeto na clínica. O campo das artes oferece um espaço de trânsito para a teoria psicanalítica, o que pode ser bastante fértil para as pesquisas em psicanálise. Cabe, obviamente, respeitar a particularidade epistemológica e metodológica de cada campo de saber, sem que se reduza a arte à psicanálise ou vice-versa. Baseado nisso, o trabalho foi desenvolvido em três tempos. O primeiro consiste na retomada do conceito de angústia em Freud, a fim de verificar em quais pontos ele se relaciona com a dinâmica pulsional em jogo no processo de sublimação. Ao localizar a origem da angústia no trauma do desamparo, pode-se articular tal afeto com a força criativa dos artistas, bem como a identificação do espectador a obras que substancializam de alguma forma esse fator traumático. Num segundo momento, a abordagem da angústia é orientada pela teoria lacaniana e o flerte com a arte se dá pela via dos irrepresentáveis: das Ding e objeto a. A formulação de Lacan sobre das Ding abre possibilidades interessantes para pensar a opacidade da criação artística e a formalização posterior do objeto a. Por fim, a articulação da angústia com a dimensão do corpo leva à observação da performance, em que o apelo à dimensão corpórea convoca um olhar diferente. Talvez um olhar de estranhamento, já que essa figura artística ressalta um corpo mais disforme do que belo, mais real do que imaginário. Um corpo que, se seguirmos as indicações de Lacan a respeito da angústia freudiana, só pode ser Unheimlich. Com isso, conjectura-se que a angústia, ao mesmo tempo um possível motivo da sublimação, aparece como efeito de uma arte cuja notável característica é exatamente a de não apaziguar
id UFMG_e996d0bf2120418acd709185cc828cde
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AWFLTN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Guilherme Massara RochaGilson de Paulo Moreira IanniniAngela Maria Resende VorcaroCamila Ferreira Sales2019-08-11T14:57:34Z2019-08-11T14:57:34Z2016-02-29http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFLTNO legado de Freud e Lacan sobre a primordialidade da experiência da angústia na clínica exige que nós, psicanalistas, não recuemos diante de novas investigações sobre este afeto. A importância de avançar na produção teórica a partir de deslocamentos, desafios, interrogações, suspeitas, inquietações e demais variáveis leva à proposição de novos problemas sobre a angústia. No caso desta pesquisa, a inspiração veio da arte da performance cujas especificidades convocaram a usá-la como recurso para pensar o afeto na clínica. O campo das artes oferece um espaço de trânsito para a teoria psicanalítica, o que pode ser bastante fértil para as pesquisas em psicanálise. Cabe, obviamente, respeitar a particularidade epistemológica e metodológica de cada campo de saber, sem que se reduza a arte à psicanálise ou vice-versa. Baseado nisso, o trabalho foi desenvolvido em três tempos. O primeiro consiste na retomada do conceito de angústia em Freud, a fim de verificar em quais pontos ele se relaciona com a dinâmica pulsional em jogo no processo de sublimação. Ao localizar a origem da angústia no trauma do desamparo, pode-se articular tal afeto com a força criativa dos artistas, bem como a identificação do espectador a obras que substancializam de alguma forma esse fator traumático. Num segundo momento, a abordagem da angústia é orientada pela teoria lacaniana e o flerte com a arte se dá pela via dos irrepresentáveis: das Ding e objeto a. A formulação de Lacan sobre das Ding abre possibilidades interessantes para pensar a opacidade da criação artística e a formalização posterior do objeto a. Por fim, a articulação da angústia com a dimensão do corpo leva à observação da performance, em que o apelo à dimensão corpórea convoca um olhar diferente. Talvez um olhar de estranhamento, já que essa figura artística ressalta um corpo mais disforme do que belo, mais real do que imaginário. Um corpo que, se seguirmos as indicações de Lacan a respeito da angústia freudiana, só pode ser Unheimlich. Com isso, conjectura-se que a angústia, ao mesmo tempo um possível motivo da sublimação, aparece como efeito de uma arte cuja notável característica é exatamente a de não apaziguarCe que Lacan et Freud nous a laissé concernant la primordialité de lexpérience de langoisse à la clinique, exige que nous, les psychanalystes, ne reculons pas face aux nouvelles recherches sur cette affection. Limportance davancer dans la production théorique à partir des déplacements, défis, interrogation, soupçons, inquiétudes, et dautres variées conduisent à la formulation de nouveaux problèmes sur langoisse . Dans ce cas linspiration vient de lart de la performance dont les spécificités ont été convoquées à lutiliser comme ressources pour penser cette affection dans la clinique. Mais pas seulement cela. Le domaine des arts offre aussi un espace de circulation pour la théorie psychanalytique, ce que peut être bien productif pour les recherches en psychanalyse. Il ne faut que respecter la particularité épistémologique et méthodologique de chaque savoir, sans alors réduire lart à la théorie psychanalytique et vice-versa. Ayant comme soutient ces prémisses, le travail a été développé en trois parties. La première est la reprise du concept dangoisse chez Freud, afin de vérifier sur quels points ce concept a un rapport avec la dynamique pulsionnelle en jeu dans le procès de sublimation. Après avoir trouvé lorigine de langoisse dans le trauma de la détresse, on peut faire un lien entre cette affection et la force créative des artistes, ainsi que lidentification du spectateur à des performances que substantialisent dune certaine manière ce fait traumatique. En deuxième partie labordage de langoisse est dirigé par la théorie lacanienne et le flirt avec lart se fait par les irreprésentables : das Ding et lobjet a. La formulation de Lacan sur das Ding ouvre des possibilités intéressantes pour penser lopacité de la création artistique et la formalisation postérieure de lobjet a. Finalement, larticulation de cette affection avec la dimension du corps nous mène à lobservation de la performance dont lappel à la dimension corporelle demande un regard différent. Peut-être un regard dextranéité, puisque la performance fait remarquer un corps plus difforme que beau, plus réel quimaginaire. Un corps que, si lon suit les indications de Lacan en ce qui concerne langoisse freudienne, est Unheimlich. Enfin, on conjecture que langoisse, au même temps une raison possible de sublimation, apparait aussi comme un effet dun art dont notable caractéristique nest pas exactement apaiserUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGPsicanaliseSublimaçãoPerformance (Arte)AngústiaPsicologiaArte da performancePsicanáliseSublimaçãoObjeto a CorpoAngústiaA experiência da angústia na clínica psicanalítica e na arte da performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_camila_ferreira_sales.pdfapplication/pdf1016841https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFLTN/1/disserta__o_camila_ferreira_sales.pdfd92f9a1463793a8d9808fdf2ff195085MD51TEXTdisserta__o_camila_ferreira_sales.pdf.txtdisserta__o_camila_ferreira_sales.pdf.txtExtracted texttext/plain372782https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFLTN/2/disserta__o_camila_ferreira_sales.pdf.txtb6ccc4bf2e1476a713e85532f5cc6b17MD521843/BUBD-AWFLTN2019-11-14 10:22:21.677oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AWFLTNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:22:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experiência da angústia na clínica psicanalítica e na arte da performance
title A experiência da angústia na clínica psicanalítica e na arte da performance
spellingShingle A experiência da angústia na clínica psicanalítica e na arte da performance
Camila Ferreira Sales
Arte da performance
Psicanálise
Sublimação
Objeto a Corpo
Angústia
Psicanalise
Sublimação
Performance (Arte)
Angústia
Psicologia
title_short A experiência da angústia na clínica psicanalítica e na arte da performance
title_full A experiência da angústia na clínica psicanalítica e na arte da performance
title_fullStr A experiência da angústia na clínica psicanalítica e na arte da performance
title_full_unstemmed A experiência da angústia na clínica psicanalítica e na arte da performance
title_sort A experiência da angústia na clínica psicanalítica e na arte da performance
author Camila Ferreira Sales
author_facet Camila Ferreira Sales
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guilherme Massara Rocha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gilson de Paulo Moreira Iannini
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Angela Maria Resende Vorcaro
dc.contributor.author.fl_str_mv Camila Ferreira Sales
contributor_str_mv Guilherme Massara Rocha
Gilson de Paulo Moreira Iannini
Angela Maria Resende Vorcaro
dc.subject.por.fl_str_mv Arte da performance
Psicanálise
Sublimação
Objeto a Corpo
Angústia
topic Arte da performance
Psicanálise
Sublimação
Objeto a Corpo
Angústia
Psicanalise
Sublimação
Performance (Arte)
Angústia
Psicologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Psicanalise
Sublimação
Performance (Arte)
Angústia
Psicologia
description O legado de Freud e Lacan sobre a primordialidade da experiência da angústia na clínica exige que nós, psicanalistas, não recuemos diante de novas investigações sobre este afeto. A importância de avançar na produção teórica a partir de deslocamentos, desafios, interrogações, suspeitas, inquietações e demais variáveis leva à proposição de novos problemas sobre a angústia. No caso desta pesquisa, a inspiração veio da arte da performance cujas especificidades convocaram a usá-la como recurso para pensar o afeto na clínica. O campo das artes oferece um espaço de trânsito para a teoria psicanalítica, o que pode ser bastante fértil para as pesquisas em psicanálise. Cabe, obviamente, respeitar a particularidade epistemológica e metodológica de cada campo de saber, sem que se reduza a arte à psicanálise ou vice-versa. Baseado nisso, o trabalho foi desenvolvido em três tempos. O primeiro consiste na retomada do conceito de angústia em Freud, a fim de verificar em quais pontos ele se relaciona com a dinâmica pulsional em jogo no processo de sublimação. Ao localizar a origem da angústia no trauma do desamparo, pode-se articular tal afeto com a força criativa dos artistas, bem como a identificação do espectador a obras que substancializam de alguma forma esse fator traumático. Num segundo momento, a abordagem da angústia é orientada pela teoria lacaniana e o flerte com a arte se dá pela via dos irrepresentáveis: das Ding e objeto a. A formulação de Lacan sobre das Ding abre possibilidades interessantes para pensar a opacidade da criação artística e a formalização posterior do objeto a. Por fim, a articulação da angústia com a dimensão do corpo leva à observação da performance, em que o apelo à dimensão corpórea convoca um olhar diferente. Talvez um olhar de estranhamento, já que essa figura artística ressalta um corpo mais disforme do que belo, mais real do que imaginário. Um corpo que, se seguirmos as indicações de Lacan a respeito da angústia freudiana, só pode ser Unheimlich. Com isso, conjectura-se que a angústia, ao mesmo tempo um possível motivo da sublimação, aparece como efeito de uma arte cuja notável característica é exatamente a de não apaziguar
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T14:57:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T14:57:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFLTN
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFLTN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFLTN/1/disserta__o_camila_ferreira_sales.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFLTN/2/disserta__o_camila_ferreira_sales.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d92f9a1463793a8d9808fdf2ff195085
b6ccc4bf2e1476a713e85532f5cc6b17
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589252931387392