Transportes e desenvolvimento regional: uma análise de equilíbrio geral computável sobre os impactos na melhoria da infra-estrutura de transporte rodoviário em Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AMSA-842H5V |
Resumo: | Este trabalho visa compreender de uma maneira geral a relação entre melhorias na infra-estrutura de transporte rodoviário, o crescimento econômico e a desigualdade regional. Mais especificamente, foram considerados os efeitos relativos aos projetos de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, recuperação da BR-262, no trecho compreendido entre Uberaba e Belo Horizonte, e recuperação da BR-116 nos trechos compreendidos entre a divisa de Minas Gerais com a Bahia e Governador Valadares, e Governador Valadares até a divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro. Para tanto, estimou-se mediante o modelo de transporte HDM-4, os custos de implantação dos 4 projetos propostos, e os custos de transporte entre109 zonas de tráfego, antes e após a implantação das melhorias. As alterações nos custos de transporte medidas pelo HDM-4 foram incorporadas como um vetor de choques exógenos ao modelo de equilíbrio geral computável B-MARIA-MG. A partir dos resultados do modelo B-MARIA-MG, composto por 109 regiões e oito setores, foram calculados indicadores referentes à renda, desigualdade inter-regional, bem-estar, competitividade, emprego, preços, arrecadação de impostos e eficiência. Em conformidade com os trabalhos empíricos descritos ao longo da tese, os resultados do modelo B-MARIA-MG forneceram evidências de que no curto prazo a competição inter-regional desencadeada pela melhoria da oferta de infra-estrutura de transporte rodoviário em Minas Gerais, proporcionaria benefícios principalmente às regiões mais diretamente afetadas pelos investimentos e, em alguns casos, geraram efeitos negativos para outras regiões. |
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Edson Paulo DominguesRicardo Machado RuizAndre Braz GolgherEduardo Amaral HaddadEduardo Simões de AlmeidaCarlos Eduardo da Gama Torres2019-08-14T15:40:34Z2019-08-14T15:40:34Z2009-02-19http://hdl.handle.net/1843/AMSA-842H5VEste trabalho visa compreender de uma maneira geral a relação entre melhorias na infra-estrutura de transporte rodoviário, o crescimento econômico e a desigualdade regional. Mais especificamente, foram considerados os efeitos relativos aos projetos de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, recuperação da BR-262, no trecho compreendido entre Uberaba e Belo Horizonte, e recuperação da BR-116 nos trechos compreendidos entre a divisa de Minas Gerais com a Bahia e Governador Valadares, e Governador Valadares até a divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro. Para tanto, estimou-se mediante o modelo de transporte HDM-4, os custos de implantação dos 4 projetos propostos, e os custos de transporte entre109 zonas de tráfego, antes e após a implantação das melhorias. As alterações nos custos de transporte medidas pelo HDM-4 foram incorporadas como um vetor de choques exógenos ao modelo de equilíbrio geral computável B-MARIA-MG. A partir dos resultados do modelo B-MARIA-MG, composto por 109 regiões e oito setores, foram calculados indicadores referentes à renda, desigualdade inter-regional, bem-estar, competitividade, emprego, preços, arrecadação de impostos e eficiência. Em conformidade com os trabalhos empíricos descritos ao longo da tese, os resultados do modelo B-MARIA-MG forneceram evidências de que no curto prazo a competição inter-regional desencadeada pela melhoria da oferta de infra-estrutura de transporte rodoviário em Minas Gerais, proporcionaria benefícios principalmente às regiões mais diretamente afetadas pelos investimentos e, em alguns casos, geraram efeitos negativos para outras regiões.This study aims to have a broad understanding of the relationship between improvements in the road transportation, economic growth and regional inequality. Specifically, this study took into consideration the effects of the following projects: the addition of a second lane road to BR-381 in the segments between the cities of Belo Horizonte and Governador Valadares; the reconstruction of the segment of the road BR-262 between the cities of Belo Horizonte and Uberaba; the reconstruction of the segment of the road BR-116 between the border of Minas Gerais and Bahia state to the city of Governador Valadares, and the reconstruction of the segment of the road BR-116 between the city of Governador Valadares to the border of Minas Gerais and Rio de Janeiro state. This study utilized the transportation model HDM-4 to estimate the construction costs for the four projects and the transportation costs between 109 traffic zones, before and after the road improvements. Transportation costs changes measured by HDM-4 model were incorporated as a exogenous vector shock to the computable general equilibrium model B-MARIA-MG.Indexes of income, inter-regional inequality, competitivity, jobs, prices, tax revenue and efficiency were calculated for the 109 regions and 8 sector of the B-MARIA-MG model. As the empirical work described in this thesis, the results of the B- MARIA-MG model provided evidences that in the short term the inter-regional competition generated from better transport infrastructure in the state of Minas Gerais tended mainly to benefit the regions that were direct affected by the investments, and, in some cases, generated negative effects in other regions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDesenvolvimento regional \z Minas Gerais \xTransporte rodoviário \z Minas Gerais \xTransporte rodoviário Minas Gerais Desenvolvimento regional Equilíbrio geral computável Infra estruturaTransportes e desenvolvimento regional: uma análise de equilíbrio geral computável sobre os impactos na melhoria da infra-estrutura de transporte rodoviário em Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcarlos_eduardo_gama_2009.pdfapplication/pdf4297187https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-842H5V/1/carlos_eduardo_gama_2009.pdf775286dcf32b4df5db77f735f33caa4bMD51TEXTcarlos_eduardo_gama_2009.pdf.txtcarlos_eduardo_gama_2009.pdf.txtExtracted texttext/plain278469https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-842H5V/2/carlos_eduardo_gama_2009.pdf.txt35b5b903c9c8b55caebda0e24c95ee25MD521843/AMSA-842H5V2019-11-14 14:18:32.013oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-842H5VRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:18:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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